RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Liceu Francês Internacional do Porto - LFIP (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A presente "Memória Descritiva" detalha o desenvolvimento e a implementação do nosso projeto "Return Box" na escola, uma iniciativa enquadrada no "Desafio Edding 2024-25" do programa Eco-Escolas, em parceria com a ABAAE. Este projeto visa não só a recolha de marcadores usados para reciclagem, mas também a sensibilização da comunidade escolar para a importância da escolha e utilização de produtos de produção sustentável.
1. Apresentação do Trabalho
O projeto "Return Box" é a nossa resposta ao "Desafio Edding", que nos convida a criar um sistema de recolha de marcadores usados na escola, contribuindo para a economia circular e para a minimização do impacto ambiental. Com esta iniciativa, procuramos fomentar a responsabilidade ambiental e o consumo consciente entre os alunos, educadores e toda a comunidade escolar. Acreditamos que, ao reciclar os marcadores, estamos a dar um passo significativo na redução de resíduos e na promoção de um futuro mais sustentável, alinhando-nos com a missão da Edding de transformar resíduos em matéria-prima para novos produtos.
2. Investigação e Envolvimento dos Alunos
A fase de investigação foi fundamental para o sucesso do projeto e contou com o envolvimento ativo de todos os ecodelegados. Iniciámos por compreender a fundo os objetivos do "Desafio Edding" e a importância da reciclagem de materiais plásticos, como os marcadores. Pesquisámos sobre a Edding e o seu compromisso com a sustentabilidade, desde 1960, na produção de marcadores recarregáveis e na utilização de resíduos como matéria-prima para novos produtos. O envolvimento dos alunos manifestou-se em todas as etapas: desde o planeamento da campanha de sensibilização até à criação dos materiais de divulgação. Os alunos participaram ativamente na conceção da "Return Box", na recolha de ideias para os cartazes informativos e na discussão das melhores estratégias para envolver a comunidade escolar. Esta abordagem colaborativa não só enriqueceu o projeto, como também fortaleceu o sentido de responsabilidade e pertença em cada um.
3. Divulgação da "Return Box" na Escola
A estratégia de divulgação foi crucial para garantir que a mensagem da "Return Box" chegasse a toda a comunidade escolar. Para isso, optámos por uma abordagem visual e estratégica:
Cartazes Informativos: Foram criados vários cartazes apelativos, com informações claras sobre o que é a "Return Box", a sua finalidade e como participar. Os cartazes destacavam a importância da reciclagem de marcadores e o impacto positivo no ambiente.
Localização Estratégica dos Cartazes: Os cartazes foram afixados em locais de grande visibilidade e passagem nos corredores da escola. Esta escolha garantiu que a mensagem fosse amplamente vista por alunos, professores e funcionários, aumentando o conhecimento e a adesão à iniciativa.
4. Localização da "Return Box"
Após uma análise cuidadosa, a "Return Box" foi colocada na Sala de Professores juntamente com o cartaz vencedor. Esta localização foi selecionada por várias razões estratégicas:
Acessibilidade e Conveniência: A sala de professores é um local frequentado por todos os docentes, facilitando a entrega dos marcadores usados.
Supervisão: A presença constante de professores na sala permite uma melhor gestão e supervisão da caixa, garantindo que seja utilizada corretamente e que os marcadores sejam recolhidos de forma eficiente.
Centralidade: Ser um ponto central na escola, acessível a diferentes turmas e áreas, torna a "Return Box" um ponto de referência para a recolha de marcadores.
5. Impacto Esperado
Com a implementação da "Return Box", esperamos não só recolher uma quantidade significativa de marcadores para reciclagem, mas também, e mais importante, educar a nossa comunidade escolar sobre a importância do consumo responsável e da economia circular. Este projeto visa inspirar ações mais sustentáveis no dia a dia dos nossos alunos, promovendo uma cultura de cuidado com o planeta e de valorização dos recursos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: