RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O projeto “Return Box” foi divulgado à comunidade escolar durante os conselhos eco escolas, onde nas turmas se encontram delegados e subdelegados ambientais. Previamente, foi indicada a localização do depósito de recolha Edding, especificamente na Biblioteca da escola, considerado um lugar acessível e visível por todos para recolha de marcadores em fim de vida.
O desafio para a construção do cartaz foi lançado a alunos do 3º ciclo na disciplina de Ciências Naturais, em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
Com a elaboração destes cartazes, pretendeu-se praticar e reforçar as aprendizagens, no âmbito dos temas sustentabilidade ambiental e design gráfico. Aos alunos que se envolveram no projeto, foi disponibilizado o regulamento do concurso, tendo os mesmos pesquisado sobre os materiais Edding e os objetivos da “Return Box”. Estes desenvolveram o projeto em duas fases: primeiro de forma manual com estudos de esboço e croquis e, depois, numa segunda fase, o produto final foi executado em formato digital, conciliando os dois métodos do processo criativo.
Foi realizada a sensibilização para recolha de marcadores, com a afixação do cartaz, para que os marcadores sem utilidade fossem encaminhados para a “Return Box”.
O trabalho escolhido pertence a uma aluna do 8º ano e foi selecionado como merecedor de destaque pelas professoras envolvidas e pelo Senhor Diretor com o voto de qualidade.
Neste cartaz foi valorizada, a mensagem e o aspeto estético final, de acordo com o regulamento.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Return box - dê cor ao futuro!