RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado no âmbito do Desafio Edding 2024-25, integrado no programa Eco-Escolas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da correta separação e recolha de materiais usados, nomeadamente marcadores esgotados.
A caixa “Return Box” já tinha sido fornecida pelo programa Eco-Escolas, cabendo aos alunos do 4.º ano o importante desafio de conceber e criar um cartaz de divulgação, de forma a informar e mobilizar toda a escola para a utilização correta da caixa.
Antes de iniciar o trabalho de criação do cartaz, os alunos realizaram uma breve investigação orientada sobre os seguintes temas:
• O que acontece aos marcadores usados quando vão para o lixo comum;
• A importância da reciclagem de materiais escolares;
• O destino que os marcadores usados podem ter ao serem recolhidos separadamente;
• O papel da marca Edding e do programa Eco-Escolas nesta iniciativa.
A investigação foi realizada com recurso a vídeos educativos, materiais fornecidos pelo Eco-Escolas e pesquisa online supervisionada. Os alunos participaram em conversas orientadas em sala de aula e partilharam exemplos do seu dia a dia, refletindo sobre como poderiam contribuir de forma concreta para a redução do desperdício.
Todos os alunos do 4.º ano participaram na criação do cartaz de divulgação da Return Box. Em pequenos grupos, fizeram esboços e discutiram ideias sobre a mensagem, o título, as cores e os elementos visuais a utilizar. Posteriormente, foi escolhido o design final a ser utilizado com base na junção das melhores ideias apresentadas.
A versão final do cartaz foi produzida de forma colaborativa, com recurso a desenhos manuais e também elementos digitais. Os alunos elaboraram frases curtas, apelativas e fáceis de entender, incentivando toda a comunidade escolar a colocar os marcadores usados na Return Box.
A caixa Return Box foi colocada num local estratégico da escola: junto à entrada principal, perto do quadro de informações e da biblioteca, onde todos a podem ver facilmente.
O cartaz de divulgação foi afixado nesse local e também reproduzido em outros pontos da escola, como corredores, sala dos professores e cantina, de forma a garantir maior visibilidade.
Para além disso, os alunos foram responsáveis por explicar o projeto às outras turmas da escola, apresentando o cartaz e explicando a função da caixa, incentivando todos a participar ativamente.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: