Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
Memória descritiva
“Return Box”
O trabalho foi proposto aos alunos da turma que demonstrou motivação para o desafio.
Iniciámos por investigar o significado de “return box” e da utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
De seguida, montámos a caixa que nos foi enviada e analisámos o objetivo da “return box”, nomeadamente o tipo de marcadores para colocar na caixa.
Seguiu-se a planificação do cartaz no programa “Canva”, uma ferramenta de design gráfico grátis para cartazes, em grande grupo (turma).
Foi sugerido por um dos alunos desenhar-se, à mão, a “return box” para que pudesse ficar no cartaz um registo manual. Os alunos, um de cada vez, contribuiu para o desenho coletivo, que foi digitalizado e colocado no lado direito do cartaz.
A organização do cartaz foi realizada com base nas informações disponibilizadas pela ABAAE e o programa Eco-Escolas, jogámos com as cores para que ficasse mais apelativo. Procurámos na internet as imagens dos marcadores e da “return box. Selecionámos o melhor slogan dos diversos sugeridos pelos alunos. Escolhemos o melhor local para colocar a “return box” e o cartaz, após a escolha de cada um dos locais, colocámos essa descrição no cartaz.
Após diversos ajustes, imprimimos o cartaz em tamanho A2 para colocar na entrada da escola e para aproveitar o papel que restava da impressão, imprimimos cartazes pequenos (tamanho A5) para colocar em cada uma das salas de aula da escola.
A divulgação da “return box” foi realizada por todos os alunos da turma, que foram divididos em pequenos grupos. Cada grupo foi a cada uma das 11 salas de aula (pré-escolar e 1.º ciclo), à biblioteca e à sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA).
Cada grupo, um de cada vez, levou a cada uma das salas de aula, a “return box” e o cartaz em formato A5 para afixar na sala. Os alunos sensibilizaram os colegas para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável, com o objetivo de recolha de marcadores usados ou velhos. Explicaram onde ficaria à “return box” e o cartaz de sensibilização.
Alguns colegas de algumas turmas, quiseram colocar logo os marcadores na “return box”, sendo que caixa ficou quase cheia apenas com a sensibilização nas salas de aula.
Os alunos da nossa turma referiram que poderiam colocar os marcadores velhos ou usados, depois de selecionados, na caixa colocada junto à secretaria da escola, conforme o cartaz que ficaria exposto na entrada da escola até ao final do ano letivo.
Turma 10, 3.º ano- Centro Escolar Salgueiro Maia
Fotografia da localização do cartaz e da return box: