RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola Secundária de S. João da Talha (Loures)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
As coordenadoras do programa Eco-Escolas propuseram à turma do 8.º F a elaboração colaborativa de um cartaz, com base numa divisão de tarefas devidamente organizada. Os alunos foram distribuídos por grupos, aos quais foram atribuídas funções específicas: um grupo ficou responsável pela criação de slogans e títulos; outro redigiu mensagens a serem inseridas no cartaz; um terceiro elaborou o desenho da planta da escola, assinalando a localização da caixa do ReturnBox; e um quarto grupo ilustrou canetas e uma fábrica, representando simbolicamente o processo de reutilização — desde a recolha das canetas usadas até à sua transformação em novas.
Concluídas as tarefas, a professora responsável compilou as contribuições de todos os grupos e organizou uma votação na plataforma Classroom da turma, permitindo que os alunos escolhessem os elementos mais representativos para o cartaz final. Posteriormente, a docente procedeu à organização digital do material selecionado.
Importa ainda destacar a participação ativa dos alunos da Educação Especial, que se encarregaram da decoração de uma segunda caixa destinada à recolha de canetas. Havendo assim dois locais para depositar as mesmas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: