Escola Superior de Enfermagem do Tâmega e Sousa - CESPU (Penafiel)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
Descrição
O desafio “RETURN BOX” é o primeiro desafio da “edding Portugal”, em parceria com a ABAAE e o Programa Eco-Escolas e pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” – caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Com a iniciativa “Return Box”, pretende-se desafiar os Jovens estudantes do ensino superior da Escola Superior de Enfermagem Tâmega e Sousa, sob a orientação do professor coordenador, para a elaboração de um Cartaz, que informe todos os elementos da escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
Quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” (podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo edding!).
A “return Box” encontra-se na receção da Escola Superior de Enfermagem Tâmega e Sousa.
A investigação foi realizada na internet pelos alunos do conselho eco escolas que pertencem à associação de estudantes. Os estudantes dinamizaram todo o processo de discussão dos diferentes cartazes realizado em suporte digital e com recurso a imagens pesquisadas na internet com muita imaginação e criatividade.
Este trabalho também integrou uma das atividades do plano de atividades eco ecolas que tem por princípios o desenvolvimento atividades que envolvam a estruturação de uma consciência ecológica. O cartaz que consideramos respeitar os nossos critérios deixa uma mensagem de corresponsabilização, onde se mostra a caixa, o marcador, porque sem o envolvimento direto de cada um de nós, a denominada “consciência ecológica” não terá futuro.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: