RETURN BOX | Desafio Edding 2024-25 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito do Desafio Eco-Escolas “Return Box”, no âmbito do Projeto ArtEmotion, dinamizado pela docente Paula Pereira, os alunos desenvolveram um projeto de sensibilização e recolha de marcadores usados, com o objetivo de promover comportamentos mais sustentáveis no contexto escolar.
O projeto teve início com uma fase de investigação sobre o tema, durante a qual os alunos, em grupo, exploraram diversas questões, tais como: O que acontece aos marcadores depois de usados?; Porque devem ser recolhidos separadamente?; Para onde vão os materiais recolhidos pela Return Box?; A importância da reutilização/reciclagem. Esta pesquisa foi feita com recurso a fontes digitais fiáveis e discutida, o que permitiu aos alunos tomar consciência do impacto ambiental dos resíduos e da importância do seu correto encaminhamento.
Este processo despertou nos alunos um forte envolvimento e motivação, o que se refletiu no entusiasmo com que participaram em todas as fases do projeto.
Enquanto aguardavam a chegada da caixa oficial, os alunos criaram caixas personalizadas de recolha, recorrendo a materiais reutilizáveis e aplicando técnicas de expressão plástica como pintura, recorte e colagem. Inspiraram-se em formas apelativas e coloridas, tornando as caixas visuais e chamativas, adaptadas ao público escolar.
Paralelamente, produziram um cartaz digital para divulgação do desafio, com mensagens de texto/imagem, atrativas, para informar a comunidade sobre a importância da campanha. Estes cartazes foram afixados em locais estratégicos da escola e partilhados digitalmente na página de Facebook da Escola Dr. Neves Júnior e nas Classrooms das turmas.
Tanto as caixas criadas pelos alunos como a Return Box oficial foram colocadas junto à secretaria da escola, um espaço de grande circulação e visibilidade, frequentado diariamente por alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
Graças ao trabalho de divulgação e ao esforço coletivo, em pouco tempo, a caixa ficou completamente cheia e procedeu-se ao seu envio, demonstrando o impacto positivo da ação e o envolvimento da comunidade escolar.
Este desafio permitiu cumprir plenamente os objetivos propostos, nomeadamente, promover a educação ambiental e a cidadania ativa; envolver os alunos na procura de soluções para problemas concretos; estimular a reutilização criativa de materiais; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; valorizar o trabalho em equipa e o sentido de responsabilidade ecológica.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: