Concurso de Ideias Eco-Pátios

“Jovens Arquitetos”. Pensar os espaços exteriores da minha escola 

Representando uma área significativa da superfície urbana, os espaços exteriores das escolas caracterizam-se, muitas vezes, pela sua aridez, pelas superfícies impermeabilizadas e subvalorização (tanto sob o ponto de vista ambiental como educativo). Tendo em conta a área extensa que ocupam e o enorme potencial que apresentam para a criação de uma rede de espaços naturalizados e climaticamente mais resilientes, estes espaços constituem uma oportunidade para a mitigação do impacto das alterações climáticas, para complementarem os espaços educativos da escola e oferecerem espaços sociais mais justos e inclusivos.

Se desenhados para este fim, os espaços exteriores podem ser importantes abrigos climáticos, atenuando o efeito de Ilha de Calor Urbano e mitigando o stress térmico sentido pelas comunidades, principalmente em dias de ondas de calor.

A extensão territorial e o alcance social das escolas proporcionam uma oportunidade estratégica de intervenção nos âmbitos educativo, social e ambiental, não apenas para a comunidade escolar, mas também para as comunidades locais.

CONCURSO ECO-PÁTIOS | REGULAMENTO

Este  concurso pretende a conceção de soluções sustentáveis para os espaços exteriores escolares, que assentam nas seguintes premissas:

  1. Renaturalização dos espaços exteriores das escolas maximizando a área vegetal usando como suporte as paredes, solo (redução das superfícies impermeabilizadas) e espaços livres exteriores da escola. O uso da vegetação, em conjunto com outras estratégias para aumentar as zonas de sombra e mitigar efeitos de ilha de calor, proporcionando áreas mais frescas, com impactos também a nível de gestão do ruído.
  2. Criação de um ambiente natural diversificado de forma a reforçar a resiliência da fauna e flora da cidade, considerando também espaços que respondam às necessidades educativas específicas da comunidade escolar, em particular relativas à educação ambiental.
  3. Criação de espaços construídos e naturais mais justos, que promovam a equidade, diversidade e a inclusão, a interação intercultural, confortáveis e que fomentem o bem-estar.
OBJETIVO

O objetivo passa por criar um projeto para o todo ou uma parte do espaço exterior da escola, dentro daquilo que cada instituição participante pretende que seja o Pátio ideal, em que as premissas mencionadas sejam respeitadas.

O esboço do projeto pode ser feito à mão (incluindo desenhos, colagens, pinturas, etc.) ou de forma digital, sendo necessário preencher um formulário próprio que corresponde à memória descritiva do projeto.  Serão premiados os três melhores projetos.

Os trabalhos finais submetidos serão projetados/divulgados no evento EcoPátios_DesignLab, que irá decorrer de dia 4 a 6 de novembro no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, Campus Alameda Lisboa. No final do evento serão anunciados os três projetos premiados.

COMO PARTICIPAR

Para participar neste projeto deverá inscrever-se na Plataforma Eco-Escolas e submeter o trabalho.
(veja as questões a responder no formulário).

PRAZO

Os trabalhos terão de ser submetidos até dia 28 de outubro de 2024.

JÚRI

O júri será constituído por um membro do IST, um membro da ABAAE e um convidado, a indicar pela ABAAE e IST.

Os critérios de análise dos trabalhos serão definidos pelo júri, que irá privilegiar:
i) a criatividade, inovação e sustentabilidade das estratégias e ideias propostas no esboço,
ii) a clareza na apresentação das próprias ideias no esboço,
iii) a capacidade de dar resposta a problemas identificados no contexto específico da sua comunidade escolar;
iv) a potencial eficácia das estratégias no incremento da sustentabilidade ambiental e social.

PÚBLICO-ALVO

Escolas do 1º ciclo, 2º e 3º ciclo

PRÉMIOS

Serão atribuídos prémios monetários às escolas que apresentarem melhores projetos (melhor avaliação global). Verba total disponível para prémios: 2250€.

Poderão ser atribuídos até 3 prémios, de acordo com a seguinte distribuição: 1.º prémio: 1.000€; 2.º prémio: 750€; 3.º prémio: 500€.

FORMULÁRIO

 

1 – Ponto de partida/diagnóstico

– Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos)
– Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes)
– Indique a área do espaço exterior da escola (m2)
– Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m2):

2 – Descrição do projeto

2.1- Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver
2.2- A intervenção é de carater temporário ou permanente? (explicite)
2.3-Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado (selecione 1 ou mais opções):
2.3.1-Como vai ser utilizado:
– atividades pedagógicas
– atividades lúdicas
– espaço de utilização livre
– outras utilizações (especificar)

2.4-O projeto contribui para (selecione 1 ou mais e explicite:
– promover a biodiversidade. (explicite)
– minimizar os impactos das alterações climáticas. (explicite)
– um uso mais eficiente da água. (explicite)
– melhorar a qualidade do ar. (explicite)
– minimizar o ruído. (explicite)
– promover a economia circular. (explicite)
– promover a inclusão. (explicite)
– melhorar as condições de aprendizagem. (explicite)
– melhorar a qualidade dos tempos livres. (explicite)
– outras contribuições (explicite)

2.5- Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos
2.6- Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular
2.7- Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade – Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto

 3 – Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1- Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando.
3.2- Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros.
3.3- Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto.
3.4- Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto.
3.5- Identifique as principais dificuldades(riscos) que poderá ter o projeto.

4-Anexos
4.1- Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar
4.2- Anexe um esboço onde represente estão representados os principais elementos do projeto