CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Águeda ( 3 trabalhos )



Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)

Pretende-se conferir uma nova vida ao logradouro do 1.º CEB , enriquecimento visual, fragrâncias e pátio cromático com a rentabilização da “língua de terra que suportará a horta vertical 5R modular e rítmica remediando também o fator crítico das vertigens […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Águeda (Águeda)

Limpar o terreno e enriquecer o solo com compostagem doméstica. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)

A primeira intervenção. será arranjar o solo, plantar algumas plantas , arranjar materiais diversos reciclados, para a decoração do jardim. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins (Alcobaça)

Pretende-se ancorar um conjunto de atividades associadas ao lema Ser+, por exemplo, de partilha (TrocaAKI) a serem experienciadas por todos os alunos, ao longo do seu percurso no Agrupamento e concretamente na Escola Frei Estêvão Martins. A Horta Pedagógica será […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister (Alcobaça)

A principal intervenção é a criação de caminhos ao longo do espaço da quinta pedagógica que permitam o acesso a todas as pessoas, mesmo em situações de mobilidade reduzida, pois estes acessos não existem, encontrando-se o piso ainda em terra […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 2 trabalhos )



Escola Básica de Abrigada (Alenquer)

Pretende-se recuperar um espaço subaproveitado/devoluto, um anfiteatro antigo e dar-lhe uma nova vida, o espaço encontra-se totalmente ao abandono. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI do Carregado (Alenquer)

O projeto pretende valorizar a área frontal da escola através da plantação de árvores autóctones, resolvendo o problema de desorganização da vegetação atual. A criação de uma mini-floresta áutoctone permitirá transformar este espaço num ambiente mais harmonioso, organizado e que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alijó ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)

pretendemos abordar as questões ambientais de uma forma objetiva, procurando desenvolver trabalhos de âmbito artístico, com a utilização de materiais recicláveis e onde a comunidade escolar e local possa participar ativamente e contribuir de forma inequívoca para a resolução destes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 2 trabalhos )



Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Criação de trilha - Para explorarmos a natureza, biodiversidade e geodiversidade, que envolvem a escola precisamos criar caminhos seguros e acessíveis a todos os alunos com qualquer tipo de mobilidade. - Pretendemos colocar uma estrutura em metal ou em pvc […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Cardoso Lopes (Amadora)

Pretende-se aumentar a sala ao ar livre que já se encontra no local, para permitir acolher as turmas maiores (20 a 30 alunos); Objetiva-se dotar a área do pomar de mesas e cadeiras de exterior de modo a constituir um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amarante ( 2 trabalhos )



Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

O gradeamento da escola muitas vezes é um espaço não aproveitado. Utilizá-lo para os jardins verticais dá uma função produtiva a essa área, sem ocupar espaço no chão melhorando a estética e a qualidade do ar. Consciência ambiental, ao utilizar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Amarante (Amarante)

As principais intervenções são: No espaço A - definir um percurso funcional com pavimento natural em saibro dimensionado e ladeado por arbustos autóctones já existentes no local. Esta intervenção prende-se com a necessidade de criar uma clara melhoria na mobilidade […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Colégio Nossa Senhora da Assunção (Anadia)

- criação de espaços/atividades com vista à promoção de diversas atividades de entretenimento - melhorar o conforto e bem-estar dos alunos no recreio […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ansião ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello (Ansião)

A principal intervenção seria a colocação de uma vedação em madeira, com um ou dois portões para limitar os estragos na horta. Também seria adquirir alguns materiais/ utensílios necessários para o cultivo e manutenção e para a separação de espaços […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arraiolos ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S Cunha Rivara (Arraiolos)

Considerando a forma retangular do espaço a intervencionar e a tradição existente, propõe-se a construção de um jardim tradicional, com a exemplificação de uma barra de um tapete de Arraiolos utilizando as plantas tintureiras autóctones usadas no tingimento das lãs. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 4 trabalhos )



Associação de Assistência de Eixo (Aveiro)

Considerando que dispomos de uma boa área de gramão, mas pouco desafiante (temos atualmente um escorrega e um castelo), pretendemos criar estruturas que promovam o equilíbrio e transposição de obstáculos; conceber um espaço promotor do jogo simbólico (cozinha de lama); […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Esgueira (Aveiro)

Como foi referido, anteriormente, o recreio é muito amplo, mas sem opções para os dias de chuva. Nos telheiros, não há nenhuma atividade a explorar, pelo que as crianças se aglomeram e este “ócio” desencadeia, muitas vezes, conflitos entre os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro)

No canteiro central é necessário colocar solo fértil e plantar algumas plantas de baixo consumo de água para tornar este espaço mais agradável, atrativo e sustentável. Os oito bancos de cimento serão pintados para tornar o espaço mais apelativo de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB da Alumieira (Aveiro)

A principal intervenção relaciona-se com o espaço da horta e canteiros. Também pretendemos uma reorganização do espaço de recreio escolar, de modo a fomentar atividades mais diversificadas. Neste sentido, pretendemos com a colaboração da comunidade renovar os espaços, tornando-os aprazíveis. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Baião ( 1 trabalho )



Escola Básica do Sudeste de Baião (Baião)

A principal intervenção a fazer é converter o espaço de baldio da escola em horta biológica. Este espaço está contíguo aos campos de jogos de voleibol de praia e basquetebol. Sendo um espaço desocupado, foi iniciada uma intervenção pelo clube […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

A intervenção principal consiste em transformar a área inclinada num espaço de lazer e convívio para os alunos, complementado por uma zona com muro destinada à plantação de árvores de fruto e outras plantas. Este projeto visa resolver problemas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )



Infancoop CRL (Caldas da Rainha)

O foco principal desta intervenção é aumentar o conhecimento sobre plantas, especialmente sobre as plantas alimentícias não convencionais, normalmente negligenciadas, e utilizar essas mesmas plantas na confeção de refeições na nossa escola. O objetivo é que a nossa comunidade escolar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Câmara de Lobos ( 2 trabalhos )



Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)

Criação de um cantinho de leitura ao ar livre, onde as crianças pudessem estar descontraídas, deitadas nas suas redes literárias. Construção de uma casinha em madeira para guardar os livros e um frigorifico em fim de vida com o intuito […]

Ver a página do trabalho aqui.




Universidade Sénior de Câmara de Lobos (Câmara de Lobos)

O projeto de um Jardim Sensorial surgiu com a necessidade de recuperar um espaço exterior da instituição criando um espaço atrativo e funcional. Além desta vertente surgiu também a necessidade de conectar os nossos utentes a nível social assim como […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 2 trabalhos )



Colégio Sra Boa Nova (Cascais)

Transformação da área inutilizada numa floresta educativa, incluindo limpeza do terreno, remoção de invasoras (erva das pampas, silvas e acácias), renaturalização com espécies nativas e criação de trilhos pedagógicos e áreas de aula ao ar livre. Para proteger o espaço […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

Aquisição de ferramentas para a construção de equipamentos lúdicos e de espaços verdes que permitam uma aproximação entre os alunos e o espaço exterior. A construção dos equipamentos vai desenvolver uma apropriação e, naturalmente, um maior cuidado e respeito pelo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

Dado se tratar de um solo pouco fértil a intervenção a realizar seria a de instalar comunidades vegetativas adaptadas ao local, nomeadamente, plantas de longa duração por forma a facilitar a manutenção do espaço a médio longo prazo. Por outro […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 1 trabalho )



2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

Tendo em consideração os problemas supracitados no ponto 1.1., e como forma de os colmatar, gostaríamos de começar por alargar a cobertura do espaço (é o único espaço de recreio coberto e, neste momento, chove lá dentro) que também ajudará […]

Ver a página do trabalho aqui.

Covilhã ( 1 trabalho )



Escola Secundária Campos Melo (Covilhã)

Pretende-se recuperar/revitalizar um espaço subaproveitado/devoluto, um antigo pátio de um infantário da escola e conferir-lhe uma nova vida. Por não ter utilidade, nos últimos anos encontra-se maltratado e vítima do arremesso de objetos que não o dignificam e que lhe […]

Ver a página do trabalho aqui.

Elvas ( 1 trabalho )



Escola Básica nº1 de Elvas (Elvas)

A criação do Jardim dos Desejos caracteriza-se por promover aprendizagens colaborativas, estéticas, artísticas, de empreendedorismo, de troca de experiências, de construção de atitudes ambientais conscientes e sustentáveis e de capacitação para a autossuficiência, através do melhoramento de um terreno vegetal […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 1 trabalho )



Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Intervenção em 3 zonas: Zonas 1 e 2 áreas amplas e Zona 3 área comprida. Na zona 1 pretende-se criar um jardim comunitário com a participação dos diferentes ciclos de ensino presentes na escola, o qual irá conter um compostor […]

Ver a página do trabalho aqui.

Esposende ( 1 trabalho )



Escola Básica António Correia de Oliveira (Esposende)

A intervenção a realizar tem várias vertentes , que a seguir se explicam: - Criação de um charco pedagógico: são ecossistemas essenciais para a sobrevivência de espécies de animais e plantas ameaçadas e importantes habitats com grande interesse de conservação. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

Eliminar a pequena vegetação e manter as árvores de grande porte; Preparar o terreno/área a intervencionar; Colocar uma estrutura de ténis de mesa, para exteriores, criando um espaço de atividade física e de convívio, com a instalação de bancos de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 3 trabalhos )



Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

Os alunos comem o seu lanche sentados no chão, não havendo mesas ou qualquer suporte para colocar os seus alimentos. Na ZonaZen, havendo mesas e bancos, poderiam lanchar e também utilizá-las para a realização de jogos de tabuleiro ou para […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI da Vendinha (Évora)

2.1 – Pretende-se transformar este espaço, criando um pequeno lago artificial com cerca de 3 metros quadrados de superfície e 30 centimetros de profundidade. Colocação de um banco de madeira no interior do espaço. Criação de quatro canteiros, feitos com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de André de Gouveia (Évora)

Os campos desportivos exteriores, encontram-se como espaços degradado/com muita vegetação e sem as devidas marcações de campo, condicionando neste momento a prática desportiva a que era destinado. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 1 trabalho )



Escola Secundária da Lixa (Felgueiras)

Trata-se de potenciar um projeto embrionário, o Mão Terra, em desenvolvimento na Escola Secundária da Lixa. Ações concretas: 1) Construir hotéis de insetos (em elaboração); 2) Construir um compostor de matéria orgânica de grande capacidade; 3) Reflorestar canteiros; 4) Construir […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Areias (Ferreira do Zêzere)

1.5 Pretendemos dar vida a um espaço do pátio da escola que se encontra um pouco descuidado e lá criar um lugar onde as crianças se sintam acolhidas e em contacto direto e interventivo com a natureza, através da plantação, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Funchal ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (Funchal)

Pretendemos construir uma cobertura retrátil, por forma a potenciar a dinamização de um LABORATÓRIO DE ARTES exterior, uma lona retrátil que pode ser recolhida em caso de intempérie, como pode ser aberta para permitir condições de sombra apropriadas ao desenvolvimento […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/PE da Achada (Funchal)

Pretende-se recuperar/revitalizar um espaço subaproveitado e inútil, dando-lhe nova vida e novas funcionalidades acima descritas, de acordo com as necessidades dos nossos alunos e potenciando uma prática pedagógica mais enriquecedora e acolhedora. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 de Rio Tinto (Gondomar)

Intervenções: Espaço 1 - construir um pequeno lago ou charco e plantar plantas com flor e aromáticas; arranjar uma zona para a colocação do borboletário. Espaço 2 - Plantar 3 ou 4 árvores de grande porte, introduzir plantas com flor […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Cabanas (Gondomar)

A principal necessidade será a arborização de todos os canteiros com plantas adequadas e resistentes ao meio e a implementação de uma pequena horta pedagógica. Plantação de árvores nos canteiros do campo de jogos a fim de criar zonas de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 2 trabalhos )



Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)

O projeto engloba duas áreas distintas: - a área 1 - uma área ampla de 11m x 7m - área 2 – uma área comprida de 1,40m x 34,20 m Pretende-se recuperar estes espaços desocupados sem utilidade prática dando-lhes uma […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Alto da Bandeira (Guimarães)

• Com este projeto pretende-se tornar uma área exterior, localizada na parte traseira da escola, que neste momento se encontra com vegetação espontânea, impedindo a sua utilização numa área de lazer em simultâneo com uma horta pedagógica. • O espaço […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Jacinto Correia (Lagoa (Algarve))

Pretende-se uma intervenção ecológica, singela, aprazível e viável. O material escolhido para a construção do miniauditório de caráter modular é a reutilização de paletes de madeira, de forma a que os docentes as possam manipular, consoante a dinâmica da aula […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Vidigal (Leiria)

Área A: Zona do parque de areia = 160 m2 Restauração do parque infantil para que os alunos o possam voltar a utilizar e colocação de toldos tensionadas para proporcionar mais algumas sombras e proteger as crianças durante o tempo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 2 trabalhos )



Colégio Helen Keller (Lisboa)

Pretende-se que a zona a intervencionar passe a ser um espaço dinâmico e que contribua para os alunos sentirem a escola, cada vez mais, como um espaço de e para todos, onde se sintam acolhidos, felizes possam usufruir verdadeiramente do […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3/S Passos Manuel (Lisboa)

- Marcação de linhas de campos de jogos, a saber: campo de futebol e do mata, mini campo de voleibol, 3x3 de basquetebol e jogos tradicionais (jogo da macaca e da sirumba) - Colocação de tabela de basquetebol; - Colocação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 4 trabalhos )



Escola Básica de Camarate (Loures)

A intervenção pretende reabilitar um espaço exterior, um terreno que fica entre os pavilhões e um muro que circunda a escola. Ao longo do tempo foram realizadas várias atividades neste espaço, nomeadamente, foi criado um charco com rãs, uma horta […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Santa Iria da Azóia (Loures)

Pretende-se resolver a falta de uma sala de aula e sala de atividades/lazer ao ar livre assim como ir ao encontro do interesse demonstrado pelos alunos em usufruir mais do espaço exterior. Em simultâneo, pretende-se responder às necessidades da escola […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB da Bela Vista (Loures)

A principal intervenção consiste em requalificar a área para criar espaços multifuncionais que podem ser utilizados tanto para atividades pedagógicas quanto lúdicas. O objetivo é melhorar a sustentabilidade ambiental e o bem-estar dos utilizadores, por meio da introdução de elementos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

O projeto visa a reabilitação da horta pedagógica e a expansão do seu papel educativo e ambiental, através das seguintes intervenções principais: 1. Expansão da Área Verde e da Biodiversidade Vegetal: - Ampliar a horta com áreas de plantação vertical […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marco de Canaveses ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

A área estava relativamente abandonada e então foi uma for de reabilitar aquele canto ao lado da estufa para o projeto do Eco-Pátio a vamos chamar o “Cantostagem” canto + compostagem. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Propõe-se a requalificação do pátio, acrescentando-lhe elementos diversos, que se adequem a diversas atividades e finalidades pedagógicas e que o tornem mais atrativo, quer do ponto de vista visual, quer do ponto de vista funcional, mas sempre com a preocupação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

A melhoria do espaço onde será instalada a sala de aula ao ar livre, onde serão pintadas as paredes, desenhados alguns jogos no chão, colocados pneus e paletes para servirem de bancos e um quadro de ardósia na parede. Ainda […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 3 trabalhos )



Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)

Embelezamento do espaço (pintura de 1 mural e 2 vasos grandes com árvores autóctones), espaço de convívio com jogos (mesas de xadrez, jogo da macaca e do galo) […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Lamas (Miranda do Corvo)

Criar espaços de atividades que possam ser usados nos recreios e nos tempos letivos : Espaço de jardim vertical de plantas aromáticas, com pérgola na caixa de areia; Marcação de jogos ( com inspiração curricular) no chão calcetado; Deslocação da […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)

Criação de trilhos desportivos e sensoriais, de um slide. Pretende-se com esta intervenção conseguir a limpeza do bosque. Neste momento é uma área que não pode ser utilizada pelos alunos por motivos de segurança. Também se pretende potenciar a integração […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 1 trabalho )



Escola Secundária da Baixa da Banheira (Moita)

Limpeza do solo. Poda da vegetação existente. Seleção das sementes (exemplo sementes para prados, de espécies nativas (de origem nacional)) Replantação de espécies escolhidas (silvestres e autóctones…). Reparação e pintura de mesas, bancos e muros. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Montijo ( 1 trabalho )



Escola EBI do Esteval (Montijo)

As intervenções serão feitas nos seguintes níveis: • construção das estações de treino utilizando de preferência materiais reciclados ou reutilizados como por exemplo postes de madeira que, entretanto, foram substituídos e são muitas vezes doados, pneus, etc...desenvolvendo-se competências no domínio […]

Ver a página do trabalho aqui.

Murtosa ( 1 trabalho )



Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)

Com o projeto Eco Pátios – CES by BIKE, queremos criar um espaço de cidadania ativa, onde a aprendizagem e a promoção da mobilidade sustentável estejam no centro das nossas ações. Todos os dias, observamos um elevado número de automóveis […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nazaré ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)

A principal intervenção passa por colocar bancos, mesas, pérgulas, percursos pedonais (permeáveis), caminhos de encaminhamento e armazenamento de água e caixas para a horta da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Óbidos ( 2 trabalhos )



Complexo Escolar do Alvito (Óbidos)

A nossa intervenção passaria por criar espaços que permitam o crescimento de plantas e a existência de animais, em estreita harmonia com as estruturas arquitetónicas da escola. Neste caso, pretendemos usar a caixa de terra para fazer tocas, a árvore […]

Ver a página do trabalho aqui.




Complexo Escolar dos Arcos (Óbidos)

Dinamização de espaço de convívio para os alunos do 2ºCEB, colocando uma mesa de exterior e cadeira; Reutilizar jogos de tabuleiro a fim de ser serem usados neste espaço nos momentos dos intervalos; Dinamizar pequenas hortas verticais no gradeamento; Decoração […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 2 trabalhos )



Escola Básica dos Castanheiros (Odivelas)

Colocar canteiros de flores e /ou ervas aromáticas e garrafões com o mesmo objetivo. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Carlos Paredes (Odivelas)

Construção de um jardim sensorial. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )



Escola EB1 da Ponte (Oliveira de Azeméis)

Com o projeto pretende-se desenvolver um espaço harmonioso em que as crianças possam realizar as mais diversas atividades. Pretende-se que este seja um espaço lúdico, mas também didático, em que possam ser desenvolvidas atividades variadas, quer individualmente (leitura, meditação), quer […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ourém ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)

Pretendemos construir uma pérgula com plantas trepadeiras autóctones, como a videira e embelezar o espaço envolvente. A pérgula é construída com uma estrutura metálica que possui prumos em tubo e vigotas em perfil U e na longitudinal são colocados arames. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paços de Ferreira ( 1 trabalho )



Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)

A principal intervenção a realizar no espaço exterior do Centro Escolar de Arreigada é a criação do Eco-Pátio. A proposta do Eco-Pátio aborda problemas fundamentais, como a falta de estruturas para atividades educativas ao ar livre e a baixa biodiversidade […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Com o projeto pretende-se criar um circuito de uma Ecovia, sendo necessário fazer alguma terraplanagem, marcação do percurso na zona alcatroada e realizar um orifício para a construção do charco pedagógico. Colocação de um depósito para reter as águas pluviais, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

• Criar um espaço para promover o bem-estar emocional, social e físico dos alunos, podendo ser uma área de relaxamento, promovendo um ambiente escolar mais saudável e inclusivo. • Também que os alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 3 trabalhos )



Centro Escolar da Mata Mourisca (Pombal)

Pretendemos colocar uma pérgula em cada corredor e, lateralmente, colocar plantas trepadeiras de folha persistente para embelezar o recreio e criar zonas de sombra. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de Vieirinhos (Pombal)

A principal intervenção consiste em requalificar a área para criar espaços multifuncionais que podem ser utilizados tanto para atividades pedagógicas quanto lúdicas. O objetivo é a criação de um espaço com vista à promoção e acolhimento de atividades de ar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

A principal intervenção que se pretende realizar é a criação de um jardim vertical que criará mais um espaço verde para a escola sem condicionar o espaço exterior existente para circulação e lazer das crianças. Este jardim vertical virá despertar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portalegre ( 1 trabalho )



EB1/JI da Praceta (Portalegre)

A principal intervenção incidirá na criação de mais equipamentos lúdicos criados a partir de elementos naturais, essencialmente provenientes de madeiras reutilizadas e sobrantes da limpeza das florestas. Pretende-se também criar mais espaços verdes que poderão vir a criar mais sombras […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 3 trabalhos )



Colégio de Nossa Senhora da Esperança (Porto)

-estrutura de sombra, com heras decorativas, para criar ambiente mais confortável e saudável para os alunos; -mural alusivo ao ambiente, que irá embelezar e fomentar o incentivo a boas práticas ambientais; -bebedouro para os alunos, que irá colocar à disposição […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Monte Aventino (Porto)

A melhoria do espaço exterior escolar é uma oportunidade de transformação que vai além da estética, criando um ambiente propício ao aprendizado e à convivência. Com o engajamento de toda a comunidade escolar, é possível construir um espaço que reflita […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola S/3 de António Nobre (Porto)

O espaço a reabilitar tem uma área considerável impermeabilizada com cimento que poderá ser substituída por área de jardim com maior utilização de espécies autóctones mais sustentáveis e menos exigentes na manutenção, já que requerem apenas água da chuva e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 2 trabalhos )



Escola Básica de Aver-o-Mar (Póvoa de Varzim)

A principal intervenção a realizar é a criação de um lago natural de pequena profundidade e com áreas suficientes para a inserção de plantas aquáticas, com margens em relva junto com flores coloridas e criação de passagens para o lago […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Dr. Flávio Gonçalves (Póvoa de Varzim)

O projeto em desenvolvimento designa-se “A Biodiversidade da Flávio Gonçalves”, consiste: na criação de um Charco, de carácter permanente; criação de abrigos para pássaros e insetos; colocação de mesas com bancos anexos junto aos espaços de lazer; criação de um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ribeira Brava ( 1 trabalho )



Escola EB1/PE do Campanário (Ribeira Brava)

-Criar canteiros com pneus e plantar vegetação (trepadeiras ou pimpineleiras) , usando como suporty a vedação). […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sabrosa ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária Miguel Torga (Sabrosa)

A intervenção passa pela limpeza do local, remoção das espécies invasoras e do equipamento danificado, seguida da criação de espaços de lazer e de convívio entre alunos, com a construção de bancos e mesas, criação de espaços verdes e de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Fernão de Magalhães (Sabrosa)

- Criar um sombreamento com vegetação, na zona exterior onde se encontram mesas e bancos de madeira, mas que acabam por não ser usada a partir da primavera. Para tal serão necessários postes/ traves de madeira e plantas trepadeiras; - […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santa Maria da Feira ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Canedo (Santa Maria da Feira)

A principal intervenção a realizar será a plantação de árvores, arbustos e outras plantas, destinadas a criar zonas de sombra durante as épocas mais quentes e a plantação de arbustos e plantas rasteiras para evitar a erosão e melhorarem o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 1 trabalho )



Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

- A principal intervenção será a criação do Cantinho da Aromáticas num dos canteiros e a limpeza e restauração dos restantes canteiros. Com esta intervenção, pretendemos melhorar o estado de limpeza de todo o Pátio e corredores ao ar livre […]

Ver a página do trabalho aqui.

São Pedro do Sul ( 1 trabalho )



Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Construção de um galinheiro pedagógico e de uma horta pedagógica para promover a educação ambiental, melhorar o envolvimento dos alunos com a natureza e desenvolver competências práticas de cuidado com os animais e com o meio envolvente, reconhecendo e respeitando […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 3 trabalhos )



Colégio Atlântico (Seixal)

Pretende-se renaturalizar um espaço junto ao pavilhão de educação física, onde espontaneamente já nasceu hortelã, e é um espaço que atualmente não é utilizado. Desta forma, vamos conferir-lhe uma nova vida, dando-lhe potencial para prática de outras atividades em contacto […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)

Aproveitar todas as árvores que estão no espaço, 17 árvores, e tornar toda a envolvência atrativa e poder ser usada: - de forma lúdica; - como sala de aula; - prática desportiva (orientação, arborismo,...); - relaxamento; Assim, o que se […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

No espaço "Jardim do amor" Reabilitação dos bancos; Reabilitação dos canteiros; Plantação de mais espécies de flora; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 2 trabalhos )



Escola Básica do Castelo (Sesimbra)

A Escola Básica do Castelo, é uma escola no concelho de Sesimbra que alberga alunos do 5º ao 9º ano. Até este ano letivo e durante cerca de 8 anos, os alunos do 9º ano deixaram de frequentar este estabelecimento, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Maria do Carmo Serrote (Sesimbra)

Pretende-se aumentar a biodiversidade do espaço A (junto às estufas) com a criação de pequenos canteiros de plantas autóctones, a criação de um pequeno jardim sensorial, bem como o melhoramento do charco. Instalação de ninhos e hotéis de insetos. Instalação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Silves ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI Silves nº 2 (Silves)

Perante os pontos fracos apresentados, consideramos importante: - Estabelecer relações relações positivas entre pares -Reduzir a indisciplina no receio - Trabalhar as competências pessoais e sociais Toda esta problemática foi analisada e discutida com os alunos, que propuseram a construção […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 11 trabalhos )



Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

O objetivo principal passa por reaproveitar as áreas que neste momento não estão a ser aproveitadas ao auge das suas capacidades, unido à promoção de atividades ao ar livre em zonas escolares que permitam ao aluno, ter uma participação e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Alfredo da Silva (Sintra)

O principal objetivo deste projeto é criar condições de bem estar no exterior da escola, independentemente das condições atmosféricas, já que o único espaço interior que os alunos podem usar, como espaço de lazer coberto para se protegerem das agressões […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

A principal proposta é a criação de um Espaço Ubuntu na área externa da escola, destinado ao desenvolvimento sobretudo da metodologia Ubuntu pela comunidade escolar, mas que também pode ser utilizado para que Clubes como o Eco-Escolas possam ter as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

A intenção de criar uma "rede do amor" com plantas e mensagens em laços de cetim pretende ser uma forma construtiva e envolvente de disseminar sentimentos positivos e amor no ambiente escolar. Assim, concertar a beleza natural das plantas com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Dotar o espaço já referido de mais quatro mesas e respetivos bancos corridos, o que permitirá mais espaço para os alunos se sentarem, quer para desfrutar de tempos livres, quer para participar em aulas ao ar livre. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Ribeiro de Carvalho (Sintra)

Recuperar a Casinha da Leitura e seu espaço envolvente – a Casa da Leitura está aberta nos intervalos e possibilita aos alunos o contacto com livros e jogos; Potenciar a ocupação dos espaços do recreio; Melhorar as relações interpessoais e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB D. Domingos Jardo (Sintra)

O problema a resolver é o excesso de alcatrão e aumentar a área verde e por consequente a biodiversidade existentes na escola. Para esse fim, serão instalados vasos e canteiros em redor do pátio da escola com espécies trepadeiras autóctones […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

Ações de melhoria: replantação do espaço verde na área do canteiro já existente, associado à instalação de um sistema de rega eficiente; instalação de bancos circulares e mesa na sombra da árvore e melhoria do acesso ao local para os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Nº 3 de Agualva (Sintra)

Foi colocada a seguinte pergunta aos alunos: “Como seria o pátio ideal da escola?”. A partir dessa questão as turmas realizaram diferentes trabalhos, desde a gravação de uma canção e dramatização em vídeo, a trabalhos de maquetes e desenhos ilustrativos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Sintra (Sintra)

- Criar um ambiente acolhedor no pátio da escola, destinado à leitura e ao lazer, utilizando materiais sustentáveis, como paletes reutilizadas, um frigorífico transformado em biblioteca e decoração com plantas. O espaço será um local de incentivo à leitura, convivência […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Tapada das Mercês (Sintra)

Pretendemos relvar todo o espaço e criar no espaço 1 uma estação de experiências sensoriais e no espaço 2 criar 10 canteiros com flores/ervas aromáticas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 1 trabalho )



Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)

A principal intervenção a realizar será a instalação de 2 pérgulas que permitam criar zonas de sombra sobre bancos e mesas, que podem funcionar também como zona lúdica, já que essas mesas terão, inclusivamente, tabuleiros de jogos pintados. A sombra, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )



Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)

O projeto de um Jardim surgiu com a necessidade de requalificar um espaço junto ao campo de futebol (topos), de modo a tornar-se agradável e ao mesmo tempo ser um espaço de aprendizagem. É um espaço muito árido e com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 1 trabalho )



Escola Básica de Runa (Torres Vedras)

Pretendemos dinamizar uma parte do pátio da escola em que as crianças tenham contacto direto e interventivo com a natureza e onde se possam divertir estando mais sensibilizados para a área da música. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Trofa ( 1 trabalho )



Escola Básica do Castro (Trofa)

Neste espaço, pretende-se criar uma área de lazer, convívio, leitura, piquenique, ... A intervenção constará de(a) • Instalação de mobiliário construído a partir de materiais reutilizáveis (pneus, madeira, cordas,...), • Recuperarão da sebe que se encontra junto ao gradeamento, replantando-a; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Valongo ( 1 trabalho )



Externato Santa Joana (Valongo)

retirar a grade com a porta; continuar a parede desde o início da área até ao terceiro pilar rosa do lado oposto e mais duas paredes com portas no lado direito a conectar aquela parede anterior mais a parede rosa; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

• A intervenção principal envolve a limpeza do local, remoção de lixo e plantas invasoras, nivelamento do solo e introdução de vegetação adequada para melhorar o aspeto e funcionalidade do espaço. • Instalação de estruturas seguras, como bancos, mesas de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária Professor Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira)

A nossa escola tem aderido há já vários anos ao Projeto Eco-Escolas. Nas Auditorias Ambientais realizadas no âmbito deste projeto, alguns alunos têm referido que gostariam de ter mais espaços para convívio nos espaços exteriores da escola e outros referem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 3 trabalhos )



Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

Esta intervenção visa enriquecer as atividades ambientais desenvolvidas na escola, especialmente no âmbito da etnobotânica, através do projeto Marka (Meio Natural – Biodiversidade Local). Ao criar novas oportunidades para atividades lúdico-pedagógicas e a utilização livre dos espaços, o projeto reforçará […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

• Criar um espaço multissensorial para estimular os sentidos (tato, olfato, audição, visão) e promover a interação com a natureza. A ideia é solucionar a carência de espaços dinâmicos e educativos ao ar livre, favorecendo o bem-estar e a aprendizagem. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

Pretendemos apostar na Renaturalização do espaço exterior da escola maximizando a área vegetal em conjunto com outras estratégias para aumentar as zonas de sombra, aprendizagem e lazer ao ar livre, proporcionando áreas mais frescas e aromatizadas, com impactos também a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 4 trabalhos )



Escola Básica Quinta dos Castelos (Vila Nova de Gaia)

A principal intervenção do projeto “Esplanada Cultural” consiste na criação de um espaço multifuncional ao ar livre que integra uma biblioteca, uma área de convivência e uma zona de biodiversidade. Esta intervenção procura resolver os seguintes problemas: Falta de um […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Vila d'Este (Vila Nova de Gaia)

A principal intervenção será a criação de um espaço multifuncional que incorpore áreas de jogos no chão, duas mesas com bancos incorporados, em madeira. Como existem árvores no local, estas mesas ficarão entre as árvores. Como o terreno tem um […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

- Desafiar as escolas a utilizar o exterior da escola para projetos de aprendizagem ativa em trabalho de campo; construir ferramentas pedagógicas ao longo do ano letivo; - Conhecer e dar a conhecer a diversidade de espécies que “visitam” os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

Com este projeto, pretende-se aproveitar um espaço verde com a plantação de árvores de fruto variadas (macieira, figueiras, diospireiros, entre outras) e ervas aromáticas. Com isto, pretende-se resolver a falta de espaços com sombras naturais e permitir aos alunos ter […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Pouca de Aguiar ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Os alunos foram envolvidos no projeto e, em conjunto com os educadores e professores, sugeriram as seguintes propostas: colocar bancos de jardim; pintar um mural nas paredes do balneário (edifício junto das mesas de ping-pong); reabilitar as mesas de ping-pong, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 2 trabalhos )



Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Tratando-se a nossa escola de uma comunidade educativa com um número significativo de alunos da Educação Inclusiva e multicultural, o espaço a intervencionar pretende-se que se torne uma valência em termos de estimulação dos órgãos dos Sentidos, ou seja, a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Tratando de uma comunidade educativa multicultural com uma tradição de educação ambiental (bandeira verde desde há muitos anos) é muito importante a reabilitação deste espaço para dar continuidade à promoção e sensibilização para a educação ambiental na escola. Pretende-se também, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vizela ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Caldas de Vizela (Vizela)

O espaço que se pretende intervencionar, servirá para atividades pedagógicas formais e não formais onde haverá aprendizagem nas mais diversas disciplinas ao ar livre e com a natureza. Uma vez que existe pouca área verde no espaço exterior da escola, […]

Ver a página do trabalho aqui.