CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB 2,3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Uma falta atual está relacionada com o ponto onde se fazia a compostagem que estava desconituado desde o período da pandemia. Um espaço junto à estufa foi considerado o ideal para ativar de novo esta atividade importante no âmbito da reciclagem de resíduos orgânicos (folhagem, cascas e resto de vegetais da cantina, madeiras resultantes das podas de arbusto e arvores).

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Tendo em conta a localização do local adjacente à estufa e com grande visibilidade no recreio dos alunos, achamos que este espaço pode servir para motivar os alunos para a prática de compostagem e também ao mesmo tempo realizar atividade na estufa.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
14,16

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
cerca 700

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A área estava relativamente abandonada e então foi uma for de reabilitar aquele canto ao lado da estufa para o projeto do Eco-Pátio a vamos chamar o “Cantostagem” canto + compostagem.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, vamos tentar que seja um projeto de continuuidade nos próximos anos.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Para observar a evolução do composto, realizar-se-a recolha amostras uma vez por mês de composto para ser analisado ao nível da quantidade matéria orgânica, mineral, humidade, conteúdo biológico e PH.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Com este projeto promove a biodiversidade de cultivo na estufa e horta escolas. Promove a economia circular uma vez que os resíduos orgânicos são reciclado diminui as emissões carbónicas, poupa-se dinheiro também. A inclusão no projeto de alunos com necessidades educativas especiais. Promover outras formas de convívio interpessoal, diminuindo assim a dependência digital, sobretudo o uso de “smartphones”.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Criar uma equipa resonsável pela recolha dos resíduos compostáveis na cantina da escola; recolhar num recepinte adequado folhas e ramos para funcionar como parte seca da mistura.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Fase I - As turmas serão informadas via plataformas de comunicação da escola (ex: classroom, via email pelos diretores de turma e divulgação via jornal escolar "Ventanias).
Fase II - Seleção de alunos de vários alunos do 2ª e 3º Ciclo para participarem no projeto.
Fase III - Workshop com todos envolvidos para distribuição de tarefas e esclarecer informações sobre o processo de compostagem.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Estabelecimento de convívio entre alunos, professores e assistentes operacionais. Motivar todos os envolvidos para a importância da compostagem com uma boa medida da redução da Pegada ecológica e sobretudo boas práticas de sustentabilidade ambiental. Criar o interesse por práticas agrícolas. Relacionar esta atividade com a produção de alimentos mais saudáveis, neste caso ao usar o composto obtido na estufa para o cultivo de vegetais diversos em modo biológico.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
início a partir de 4 de novembro e finalizar em 5 de junho.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Apoio do municipio sobretudo na siponibilidade compostores.
Apoio da coordenaçao do estabelecimento.
Coordenador Eco-escolas.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Com algumas verbas disponiveis por parte do munícipio vamos usar parte destas para adquirir algumas ferramentas ( ancinho, forquilha, tesouras da poda, regadores).

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Quantidade de composto obtido (peso).
- Qualidade do processo de decomposição (obervação direta do composto).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Eventual falta de interesse por parte dos alunos. Quantidade de resíduos obtidos na cantina.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: