Escola EBI/S Marques Castilho (Águeda)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Jardim interior, num espaço aberto. espaço desaproveitado
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Podem ser potenciados os seguintes elementos: biodiversidade, pois poderemos incorporar uma variedade de plantas, incluindo nativas, que atraem polinizadores , borboletas e pássaros. Poderemos usar um solo composto e cobertura vegetal, para manter a humidade. Poderemos incorporar práticas de recolha de água da chuva e redução do uso de pesticidas, utilizando a compostagem.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
4500.
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
500
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A primeira intervenção. será arranjar o solo, plantar algumas plantas , arranjar materiais diversos reciclados, para a decoração do jardim.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente
Explicite:
O jardim escolar pode ser um projeto com plantas nativas. Isso ajuda a restaurar habitats naturais e a aumentar a diversidade de espécies na área. as atividades práticas no jardim proporcionam uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre ecossistemas e importância da natureza. na economia circular, poderá ser utilizado as águas da chuva, a compostagem de resíduos da escola ( sobra de alimentos, folhas, aparas) e a reutilização de materiais, pois o jardim pode ser construindo com materiais reutilizados , como paletes. garrafas e pneus, contribuindo para a redução da desperdício e promovendo a reciclagem. Irá também oferecer um espaço atrativo onde os alunos poderão passar mais tempo ao ar livre, promovendo práticas sustentáveis e melhorando a interação dos estudantes com a natureza.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para manter um jardim bonito e saudável é necessário ter uma rega regular, para manter o solo húmido, adubar, aplicando os produtos resultantes da compostagem; controlar as pragas e doenças e remover as ervas daninhas, substituir as plantas danificadas e limpar e reparar os elementos de decoração do jardim.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto irá envolvera comunidade escolar, pois irá ter a participação das famílias e amigos para darem as paletes, garrafas e pneus e a participação da camara para oferecer flores
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O jardim irá ser um espaço aberto e lúdico o que ira contribuir para o bem estar físico e psicológico dos alunos, reduzindo o stresse, proporcionar um espaço de lazer e convívio
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Inicio de novembro/ fim no meio do segundo período
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Contribuição com materiais oferecidos pelas empresas locais, sucata , Camara Municipal…
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Com a ajuda da Camara Municipal de Águeda , famílias e empresas locais
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Para avaliar o impacto de um projeto de jardim interior, é importante definir indicadores que aborde diferentes dimensões do projeto, como o bem estar dos usuários, a sustentabilidade e a funcionalidade do espaço. Sendo assim teremos que avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação ao espaço, avaliar a variedade de plantas e a eficiência no uso de água , estes indicadores ajudam a entender como o jardim interior contribui para o bem estar , o ambiente e a sustentabilidade.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Os riscos ou principais dificuldades será o tempo , pois se estiver a chover será impossível trabalhar
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: