CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB 2,3 Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O projeto "Pátio Ideal", concebido pelos alunos da turma 8º10 no âmbito do programa Eco-Escolas, visa reestruturar completamente o espaço exterior da escola, seguindo os princípios ecológicos e sustentáveis propostos. A iniciativa é baseada em um levantamento detalhado das áreas de intervenção, acompanhado de fotografias e propostas específicas para cada zona identificada.
Diagnóstico
Durante a análise das condições atuais do recinto escolar, os alunos destacaram os seguintes pontos fracos que necessitam de melhorias ou intervenções:
- Áreas de circulação e acesso aos blocos: Toda a zona externa apresenta deficiências na organização e na acessibilidade, exigindo uma reformulação completa.
- Canteiros verdes empobrecidos: A vegetação encontra-se desvalorizada e descaracterizada, carecendo de renaturalização para melhorar a qualidade ambiental.
- Insuficiência de áreas de descanso: Há poucas zonas para sentar e relaxar, o que limita o conforto e a convivência dos alunos nos períodos de lazer.
- Carência de espaços de convívio: As áreas externas de socialização são inadequadas ou inexistentes, o que reduz as oportunidades de interação ao ar livre.
- Pavimentação descaracterizada: O material de cobertura externa é inadequado e contribui para a degradação estética e funcional do ambiente.
- Espaços desportivos desgastados: As instalações desportivas ao ar livre apresentam sinais de envelhecimento, necessitando de manutenção e atualização.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Apesar das áreas que requerem melhorias, há zonas no recinto que podem ser mantidas e aprimoradas para valorizar o espaço exterior:
- Recintos desportivos: As áreas desportivas existentes têm potencial para serem revitalizadas e otimizadas para uso mais frequente.
- Vedações naturais: Elementos naturais existentes podem ser reforçados para aumentar a segurança e melhorar a estética paisagística.
- Bancadas desportivas: As estruturas de apoio aos recintos desportivos serão mantidas e integradas nas intervenções propostas.
- Horta biológica: A horta existente será preservada e poderá ser expandida como parte das iniciativas de educação ambiental.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
20 000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2000

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Esta intervenção visa enriquecer as atividades ambientais desenvolvidas na escola, especialmente no âmbito da etnobotânica, através do projeto Marka (Meio Natural – Biodiversidade Local). Ao criar novas oportunidades para atividades lúdico-pedagógicas e a utilização livre dos espaços, o projeto reforçará a conexão dos alunos com a biodiversidade e o meio natural.
Além disso, o projeto contribuirá para a redução do ruído através da implementação de barreiras naturais, melhorando o ambiente acústico. Também aperfeiçoará as condições de aprendizagem, possibilitando estudos práticos in loco, e elevará a qualidade dos tempos livres ao proporcionar uma redução significativa da temperatura no recinto exterior, com a criação de zonas de sombra e o aumento das áreas verdes.
Como o projeto foi pensado pelos alunos e para os alunos, é fundamental que a manutenção desses espaços conte com a participação direta da comunidade estudantil. Esse envolvimento promoverá um maior senso de responsabilidade e pertencimento, prevenindo o abandono, a degradação ou o uso inadequado dos espaços.
A comunidade escolar beneficiará de forma significativa com a implementação do projeto, pois as melhorias nas condições de aprendizagem permitirão a realização de aulas ao ar livre e a integração de parceiros envolvidos em projetos de etnobotânica e biodiversidade local. Tais iniciativas enriquecerão o currículo escolar e proporcionarão experiências de aprendizagem mais diversificadas e dinâmicas.
Em termos de saúde e bem-estar, os alunos destacaram que um ambiente escolar com espaços verdes melhorados e bem planejados permitirá momentos de relaxamento e maior aproveitamento dos tempos livres. Assim, toda a comunidade escolar será beneficiada com esta proposta de intervenção, que visa transformar a escola em um espaço mais saudável, sustentável e acolhedor.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente. As melhorias realizadas visam transformar o espaço exterior da escola de forma duradoura, criando um ambiente mais acolhedor e sustentável.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
O projeto proposto pode contribuir de forma abrangente para diversas áreas e objetivos assinalados anteriormente.
1. Atividades pedagógicas: Integração curricular: A criação de áreas verdes e espaços naturais proporciona um ambiente ideal para aulas práticas e projetos de educação ambiental, como o estudo da etnobotânica e da biodiversidade local, que podem ser integradas no currículo de várias disciplinas: Cidadania, Educação Artística, Educação Visual, Ciências Naturais…
2. Atividades lúdicas: Espaços recreativos renovados: A criação de áreas de sombra e zonas verdes permitirá que os alunos usufruam de espaços agradáveis para jogos e atividades ao ar livre, tornando o tempo de lazer mais saudável e estimulante.
3. Espaço de utilização livre: Ambientes versáteis: A intervenção criará espaços multifuncionais que poderão ser utilizados livremente pela comunidade escolar para relaxamento, socialização, estudo e práticas desportivas.
4. Outras utilizações: Parcerias comunitárias: As melhorias nos espaços poderão atrair parcerias com entidades locais, nomeadamente a Associação de Pais e Município, que atuam na área ambiental, proporcionando workshops e atividades de lazer.
Agricultura urbana: A manutenção e expansão da horta biológica permitirá o desenvolvimento de projetos de agricultura sustentável, como compostagem e cultivos orgânicos.
5. Promover a biodiversidade: Renaturalização dos espaços: A plantação de espécies nativas e a criação de habitats naturais favorecem a diversidade de flora e fauna, incentivando o aumento de polinizadores e outros organismos importantes para o ecossistema local. A ligação dos espaços através de corredores verdes facilitará a sobrevivência de espécies silvestres na escola e no seio da cidade.
6. Minimizar os impactos das alterações climáticas: Ilhas de calor: A substituição de pavimentos impermeáveis por superfícies permeáveis e a criação de áreas de sombra contribuirão para a redução das temperaturas elevadas no recinto, diminuindo o efeito de ilha de calor. Para além disto, a plantação de árvores de grande porte que fornecem sombra e ajudam a absorver o dióxido de carbono contribui para a mitigação das alterações climáticas e a promoção de um microclima mais agradável.
7. Uso mais eficiente da água: Sistemas de irrigação sustentável: O projeto pode incluir a implementação de sistemas de recolha e aproveitamento de águas pluviais para a rega dos espaços verdes.
8. Melhorar a qualidade do ar: Aumento da vegetação: A introdução de áreas verdes e a plantação de árvores ajudará a filtrar poluentes e melhorar a qualidade do ar no recinto escolar.
9. Minimizar o ruído: Criação de barreiras naturais: O uso de vegetação densa como barreiras de som ajudará a reduzir a poluição sonora, proporcionando um ambiente mais tranquilo e favorável ao estudo e ao lazer.
10. Promover a economia circular: Compostagem e reciclagem: A criação de uma horta biológica e de pontos de compostagem permitirá o aproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos na escola.
11. Promover a inclusão: Espaços acessíveis: O projeto pode ser planeado para garantir que os espaços sejam inclusivos e acessíveis a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. Ao envolver os alunos na manutenção e gestão dos espaços, promove-se o sentido de pertença e a inclusão de todos na criação e preservação do ambiente escolar.
12. Melhorar as condições de aprendizagem: Ambientes inspiradores: Espaços verdes e zonas de sombra criam ambientes mais propícios para o estudo e á concentração, bem como propiciar aulas ao ar livre, o que pode ter um impacto positivo no rendimento escolar.
13. Melhorar a qualidade dos tempos livres: Espaços agradáveis para lazer: As melhorias proporcionarão ambientes mais convidativos para o descanso e a socialização durante os intervalos e tempos livres e redução da dependência de horas de telemóvel.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção da área intervencionada será realizada com o envolvimento ativo dos alunos, integrando-se nas atividades curriculares e extracurriculares. A horta sustentável será cuidada regularmente pelos alunos, sob a orientação de professores, como parte das disciplinas de Cidadania e outras áreas relevantes do currículo, incentivando práticas agrícolas sustentáveis e a consciência ambiental. Para garantir um cuidado eficaz das áreas verdes, cada turma será responsável por determinadas zonas, adotando o conceito de "adotar uma planta", onde os alunos serão encarregados da manutenção das suas plantas.
Serão organizados concursos de hortas e campanhas de sensibilização para promover práticas de agricultura biológica, estimulando a participação de todos e reforçando o compromisso com a preservação do espaço escolar. A limpeza das áreas comuns será realizada periodicamente, mobilizando alunos, professores e funcionários para manter os espaços limpos e organizados, incentivando a responsabilidade coletiva e o cuidado pelo ambiente. Como parte das atividades pedagógicas, os alunos poderão participar em projetos de monitorização da fauna e flora, registrando a presença de diferentes espécies e avaliando o impacto das intervenções no aumento da biodiversidade. Os alunos mais velhos poderão organizar campanhas de sensibilização sobre a importância da preservação dos espaços para alunos mais jovens, promovendo boas práticas entre toda a comunidade escolar para evitar danos ou má utilização dos locais intervencionados.
Serão promovidas aulas ao ar livre, envolvendo clubes escolares, como o Eco-Escolas, clubes de Ciência e Artes, para utilizar os espaços de forma multifuncional. As aulas ao ar livre servirão não apenas para aprendizagem académica, mas também para fortalecer o vínculo com a natureza e fomentar uma cultura de sustentabilidade na comunidade escolar.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Planeamento: Os alunos e a comunidade escolar serão envolvidos na identificação das necessidades e propostas de melhoria para o espaço (a turma 8º10, já teve uma intervenção no diagnóstico dos problemas e propostas de melhoria). Todos os alunos, com articulação com a associação de estudantes e representantes de turma, serão incentivados a sugerir melhorias da escola e intervenção na mesma, e fazer essas propostas a partir da candidatura de ideias no orçamento participativo, que decorre todos os anos.
Implementação: Os alunos participarão na plantação de árvores, instalação do mobiliário e criação da horta.
Manutenção: As atividades de cuidado com o espaço serão integradas no currículo escolar de algumas disciplinas que queiram articular, preferencialmente a disciplina de cidadania, ou projetos de turma.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto de requalificação dos espaços exteriores da escola apresenta diversos benefícios significativos para a saúde e bem-estar de toda a comunidade escolar. Nomeadamente:
- Benefícios para a Saúde e Bem-Estar: a criação de áreas verdes e zonas de sombra, juntamente com a substituição de pavimentos impermeáveis, contribuirá para a redução das temperaturas no recinto escolar. Isso proporcionará um ambiente mais fresco e confortável, diminuindo o risco de problemas de saúde associados ao calor excessivo. As árvores e áreas verdes ajudarão a manter o ar mais fresco e húmido, melhorando o conforto térmico para os alunos e funcionários, especialmente durante os meses mais quentes, bem como a qualidade do ar, pois as árvores e vegetação atuarão como filtros naturais do ar.
- Promoção da Atividade Física e Estilo de Vida Saudável: a renovação dos recintos desportivos e a criação de áreas multifuncionais incentivam a prática de desportos e atividades físicas, promovendo hábitos saudáveis e um estilo de vida mais ativo.
- Espaços para relaxamento e recreação: As zonas de convívio e de descanso tornarão o ambiente escolar mais acolhedor, oferecendo locais adequados para o relaxamento e a socialização, fundamentais para o equilíbrio entre o corpo e a mente.
- Redução do Ruído: a implementação de vegetação densa para reduzir a propagação de ruídos no recinto escolar contribuirá para um ambiente mais tranquilo e adequado ao estudo e às atividades pedagógicas.
Aspetos Diferenciadores e Inovadores do Projeto
- Participação Ativa dos Alunos na Manutenção dos recintos: Os alunos terão um papel central nas atividades de manutenção das áreas verdes, promovendo um maior senso de responsabilidade e pertença. Essa abordagem é inovadora por integrar a educação ambiental de forma prática e contínua, envolvendo os alunos no cuidado com o ambiente escolar.
- Educação para a cidadania ativa: O projeto vai além da requalificação física dos espaços, incentivando a participação ativa dos estudantes em decisões e ações que afetam diretamente a sustentabilidade do espaço escolar.
- Aulas ao ar livre e projetos pedagógicos integrados: O projeto permite a realização de atividades pedagógicas práticas, como o estudo da etnobotânica e da biodiversidade local, proporcionando uma abordagem educacional inovadora e interativa. Os alunos serão incentivados a participar em atividades de monitorização ambiental, como o acompanhamento da biodiversidade e a medição da qualidade do ar, desenvolvendo competências científicas e de observação.
- Renaturalização e corredores ecológicos: A criação de áreas verdes com espécies nativas e a implementação de corredores ecológicos favorecem a biodiversidade, proporcionando habitat para a fauna local e incentivando a preservação dos ecossistemas.
- Espaços pensados para todos: O projeto foi pensado para garantir que os espaços sejam acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A calendarização depende sempre de um orçamento aprovado, assim como os recursos disponíveis ou a contratar. Ainda assim, é possível encaixar este projeto numa janela temporal de 6 meses a contar a partir do momento em que o projeto se enquadra como eleito para que seja alocada a verba correspondente do prémio ao orçamento a apresentar que não poderá ultrapassar uma estimativa a rondar os cinco mil euros.
Os parceiros locais serão sempre a Camara Municipal de Famalicão, a partir do Departamento Ambiental ou do Gabinete de Sensibilização Ambiental e a Casa do Território /Parque da Devesa, que poderão fornecer as espécies a integrar nos espaços verdes da escola e o apoio à mão de obra, bem como ajudar a integrar a escola, como parceira, no cumprimento dos objetivos definidos nos projetos “25 000 árvores para 2025” e “ECOXXI”.
A avaliação final desta proposta passa por 3 grandes indicadores que vão impactar pela positiva: Bem-estar, legado aos futuros alunos, aposta na proteção e promoção da etnobotânica.
No entanto, há riscos que se apresentam como possíveis e que não devem ser desvalorizados, nomeadamente: infertilidade do terreno, falta de água para a manutenção dos espaços e intempéries que poderão danificar ou destruir as novas espécies plantadas.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
- Orçamento participativo;
Junta de freguesia, Município: Apoio na preparação do terreno e fornecimento de materiais.
Associações locais: Envolvimento na orientação das práticas agrícolas sustentáveis na horta.
Empresas de materiais sustentáveis: Doação de mobiliário e materiais reciclados.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Financeiros: 10.000 euros (materiais, mão-de-obra).
Humanos: Professores, funcionários da escola, técnicos municipais, voluntários.
Materiais: Plantas, mobiliário sustentável, materiais de construção, sistema de recolha de água pluvial

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos, funcionários e professores envolvidos em atividades na horta e espaços ao ar livre.
- Aumento na diversidade de espécies vegetais no espaço exterior.
- Redução da temperatura média no pátio nos meses mais quentes, devido ao aumento da cobertura verde.
- Grau de satisfação com os espaços requalificados.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Condições climáticas adversas que atrasem as obras.
- Falta de envolvimento contínuo dos alunos na manutenção dos espaços.
- Limitações financeiras que possam afetar a execução completa do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: