CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB de Cabanas (Gondomar)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Escola inserida em meio urbano, frequentada por 142 alunos.
A escola foi requalificada em 2021/22. Os espaços exteriores da escola ficaram com mais superfícies impermeabilizadas. Os canteiros ainda não foram arborizados nem embelezados.
Existem poucas árvores e arbustos. Depois da requalificação a zona de horta está a necessitar de uma intervenção no solo.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Pontos fortes- existência de um parque com escorrega e baloiço e de um campo desportivo. Existência de espaço de horta pedagógica. A escola tem reciclagem de materiais.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1207 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
230 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal necessidade será a arborização de todos os canteiros com plantas adequadas e resistentes ao meio e a implementação de uma pequena horta pedagógica. Plantação de árvores nos canteiros do campo de jogos a fim de criar zonas de sombra.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Intervenção permanente,

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
O projeto contribui para promover a biodiversidade uma vez que se pretende diversificar as espécies vegetais.
Minimiza os impactos das alterações climáticas, criando zonas de sombra natural, melhora as condições de aprendizagem funcionando como espaço complementar às salas de aula para realização de tarefas e atividades diversas.
Melhora a qualidade dos tempos livres, pois o espaço exterior ficará com mais zonas de sombras, mais verde e mais agradável.
Promove a inclusão uma vez que será um projeto pensado por todos com total liberdade de sugestões, para benefício de toda a escola.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Partilha de ideias com a comunidade;
Apresentação do projeto aos pais;
Análise do espaço para a organização de materiais necessários;
Aquisição de plantas e terra adubada;
Agendamento e divulgação dos dias das plantações;
Execução do projeto.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Pretende- se o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em todas as fases.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A implantação de vegetação no espaço escolar torna a criança ou o jovem mais feliz, criativo e saudável, pois insere no ambiente condições benéficas para a saúde física e mental, proporcionando qualidade de vida. Escolas com zonas verdes ajudam a melhorar o desempenho académico das crianças, ajudando a minimizar a exposição ao barulho do tráfego e à poluição.
Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto
Por se tratar de uma escola urbana, os espaços verdes serão uma mais valia para toda a comunidade, diferenciando – a de outros espaços.
Proporcionar o manuseio de elementos naturais para que a criança possa explorar, investigar, observar e brincar, construindo memórias e experiências que farão parte da construção da sua história e identidade.
Inserir na comunidade escolar atividades pedagógicas e sociais voltadas para o contato com a natureza.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Datas de início: Preparação do solo- nov /dez , jan /fev
Plantação -jan/ fev /mar/abril
Rega e manutenção - todos os meses

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Colaboração da autarquia e associação de pais da escola.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros, aproximadamente 800 euros.
Materiais: plantas, terra e alfaias necessárias;

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Sensibilização para os problemas ambientais;
Participação dos alunos e de toda a comunidade escolar no projeto;
Sensibilização para a importância dos espaços verdes dentro das cidades.
Sensibilização para a importância da agricultura biológica e o cultivo de bens alimentares;
Desenvolvimento de capacidades e habilidades relacionadas com o Meio Ambiente

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Uma das principais dificuldades(riscos) que poderá ter o projeto, será a falta de apoios da autarquia local.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: