Escola S/3 de António Nobre (Porto)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Extensas áreas do espaço exterior impermeabilizadas (cimentadas);
Subvalorização do espaço exterior para a criação de espaços lúdicos e pedagógicos;
Dificuldade de manutenção dos espaços verdes durante as interrupções letivas.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Alguma variedade de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas; lago artificial com alguma biodiversidade (peixes, plantas aquáticas, microalgas, protozoários, …); gaiola de jardim com necessidade de restauro.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
21832
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
185
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O espaço a reabilitar tem uma área considerável impermeabilizada com cimento que poderá ser substituída por área de jardim com maior utilização de espécies autóctones mais sustentáveis e menos exigentes na manutenção, já que requerem apenas água da chuva e estão mais adaptadas ao nosso tipo de solo.
Este pátio exterior possui também uma gaiola metálica a necessitar de restauro urgente. A gaiola constitui um elemento estético aprazível e pode ser aproveitado não para ter animais em cativeiro, mas para a criação de hotéis para insetos e casas para pássaros, bem como para a colocação de comedouros e bebedouros criados com materiais reutilizáveis.
O espaço possui também um lago artificial que constitui um ecossistema com uma comunidade considerável de espécies que necessita de trabalho de manutenção dos seus muros, nomeadamente de uma nova pintura.
No pátio existe também um compostor que está a ser utilizado desde o início do ano letivo e cujo composto poderá ser utilizado para fertilizar as novas áreas de cultivo obtidas com este projeto.
Na zona que vai permanecer cimentada podem ser colocadas floreiras de paletes de madeira com plantas suculentas, aromáticas e medicinais.
Este espaço só é utilizado em situações muito pontuais para realização de atividades experimentais que envolvem sobretudo o lago artificial. Pretende-se, por isso, rentabilizar este espaço tornando-o numa alternativa à sala de aula convencional. Trazendo dos espaços interiores alguns materiais de laboratório, pode-se criar um laboratório para estudo de diferentes ecossistemas e para a realização de uma grande variedade de atividades experimentais. Assim, na zona cimentada remanescente podem ser colocados mesas e bancos de madeira para a realização destas aulas de campo. Pretende-se criar materiais pedagógicos de suporte a estas atividades: guião do lago artificial (identificação das espécies, avaliação de parâmetros físico-químicos e biológicos da água); guião para hotel de insetos (ciclos de vida; alimentação); guião das de identificação de espécies vegetais; guião de análise do solo existente, guião de cultivo sustentável, etc.
Criação de um espaço com sofás e puffs feitos a partir de paletes de madeira e pneus, com almofadas feitas com retalhos de peças de vestuário não utilizadas, usando as cores e motivos alusivos aos países de origem dos nossos alunos promovendo a interculturalidade.
Zona com vasos com sementeiras de plantas autóctones (para plantação de árvores e arbustos dos restantes jardins da escola) e jardins verticais de garrafões de plástico, colocados ao longo das colunas, para plantar morangueiros e framboesas.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretende-se que a intervenção seja de carácter permanente e com baixa necessidade de manutenção.
Explicite:
Atividades pedagógicas: Compostagem, estudo do ecossistema lago artificial, plantação e identificação de espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas (plantas medicinais, aromáticas e suculentas) presentes no jardim e nas floreiras criadas em paletes de madeira, criação de sementeiras.
Atividades lúdicas: espaço de convívio e lazer que pode ser utilizado, por exemplo para leitura, para jogos de tabuleiro (eco-jogos).
Contributos: aumento significativo do número de espécies autóctones no espaço a intervencionar; a redução da superfície cimentada permite a plantação de maior diversidade vegetal e permeabilização do solo, refrigeração por produção de sombra das salas de aula voltadas para o pátio; aproveitamento das águas pluviais para rega e para os bebedouros das aves que visitam o pátio; o aumento da área de espaço verde do pátio com maior número de espécies vegetais, aumenta o número de purificadores naturais do ar; plantação de espécies vegetais que contribuem para a redução do ruído; utilização de resíduos reutilizáveis para a criação de mobiliário, de floreiras, de vasos para sementeiras; diminuição das necessidades de água para rega; espaço que permite o acesso e a circulação de todos, nomeadamente, pessoas com mobilidade reduzida, e onde se possam desenvolver atividades pedagógicas para todos sem qualquer barreira que limite a sua aprendizagem; como já foi explicitado, pretende-se que este pátio se torne um centro pedagógico que permita aulas de campo e de laboratório ao ar livre, onde se possam desenvolver aprendizagens das várias disciplinas. as árvores e espaços verdes trazem benefícios para a saúde mental e o bem-estar, além de serem ótimos para relaxamento e recreação.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Remoção de espécies invasoras vegetais (alunos); poda para controlar o tamanho de árvores e arbustos; restauro de alguma peça do mobiliário criado (alunos); restauro de guiões e jogos pedagógicos (alunos).
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Preparação do solo para plantação: mobilização superficial do solo; retirar algumas plantas infestantes, rochas ou outro tipo de “entulho”; análise da composição do solo para avaliação da necessidade de uso de fertilização orgânica (proveniente do compostor); divisão do terreno em diferentes setores consoante o tipo de planta a cultivar.
Criação de sementeiras e plantação de diferentes espécies.
Reabilitação da gaiola (novo telhado e pintura) e criação de casas para pássaros e hotel para insetos.
Pintura dos muros do lago artificial.
Produção do mobiliário e peças de decoração para a área de lazer.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Árvores e espaços verdes trazem benefícios para a saúde mental e o bem-estar, além de serem ótimos para relaxamento e recreação; aprendizagem sobre cultivo sustentável e alimentação saudável e sustentável.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: setembro de 2024 (limpeza do espaço verde existente).
Fim: final do segundo período - abril de 2024
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal do Porto: remoção das placas de cimento; doação de mesas e bancos de jardim.
Centro de Educação para a Sustentabilidade da Quinta do Covelo: partilha de conhecimento e sementes.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: cerca de 1000€ para aquisição de materiais.
Recursos humanos: comunidade educativa (docentes, alunos e assistentes operacionais).
Recursos materiais: resíduos reutilizáveis (paletes de madeira, pneus, garrafões de plástico, retalhos de tecidos), tintas, pincéis, colas, impressões dos guiões, microscópios, lupas, acessórios de cultivo e bricolage, madeira, cortiça,...
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de novas espécies vegetais plantadas e sementeiras produzidas (inventário);
Número de aulas de campo dadas no pátio (registo de requisição do espaço);
Número de turmas envolvidas na criação e manutenção do eco-pátio (registo de sumários).
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros para a aquisição dos recursos materiais.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: