CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O projeto em questão visa aproveitar o espaço exterior da escola para a criação de um espaço em desenvolvimento, em parceria com os Clubes Ubuntu, Clubes EcoEscolas e para a implementação do programa de educação não formal e de capacitação Ubuntu. Sobretudo as Semanas Ubuntu que, quando se realizam, impedem a utilização da Biblioteca por outros alunos e professores. Assim, a proposta não se foca em melhorar os pontos fracos, mas sim em potenciar os pontos fortes do espaço exterior disponível. Os pontos fracos acabam por ser a pouca utilização do espaço exterior que em termos de área não é diminuto, mas que acaba por não ter uma utilização regular por parte dos alunos em quaisquer das situações atmosféricas ao longo do ano letivo.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Ao intervir no exterior da escola, é fundamental ter a sensibilidade de respeitar e não ocupar áreas que já estão em uso. Esta ocupação pode incluir iniciativas da escola, elementos físicos existentes ou zonas exteriores que a maioria dos alunos prefere utilizar no recreio ou tempos livres. É assim preciso ter em atenção as árvores/vegetação que já contribuem para uma arquitetura paisagística muito positiva e potenciando zonas de sombra, as zonas de relvado e a zona de melhoria relacional que advém da existência de troncos fixos onde os alunos se sentam.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
13505 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
50 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal proposta é a criação de um Espaço Ubuntu na área externa da escola, destinado ao desenvolvimento sobretudo da metodologia Ubuntu pela comunidade escolar, mas que também pode ser utilizado para que Clubes como o Eco-Escolas possam ter as suas reuniões e atividades. Esse espaço é essencial para promover o programa, pois muitas escolas enfrentam a falta de ambientes adequados, o que compromete a qualidade e o impacto das atividades. A construção do Espaço Ubuntu visa atender a essa necessidade, proporcionando condições que valorizem e ampliem a experiência Ubuntu na Escola. Além disso pode ser requisitado como espaço para a valorização da socialização entre alunos respondem às necessidades de uma Escola onde, por exemplo, os telemóveis não podem ser utilizados a partir do presente ano letivo.
O projeto deste espaço foi desenvolvido com base em metodologias de avaliação pós-ocupação e processos participativos. Esse enfoque permitiu uma análise aprofundada das condições de uso dos espaços escolares já utilizados para as atividades Ubuntu, além da preparação de workshops colaborativos com a participação de alunos, monitores e membros da comunidade escolar. A partir dessas metodologias, foi elaborado o design do Espaço Ubuntu proposto, pensado para atender plenamente às necessidades da metodologia de educação não formal.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente. O espaço tem como objetivo apoiar o programa Ubuntu na Escola e, por isso, deve atender à componente de longevidade que é central ao programa. Assim, faz sentido que a proposta seja concebida de forma a beneficiar e a responder aos clubes Ubuntu ao longo da passagem pelos anos letivos na escola.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
reuniões de alunos na promoção de atividades de serviço para a Escola.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
O projeto visa contribuir para diversos aspetos selecionados, primeiramente no que diz respeito à construção de um pátio que ladeia o espaço fechado. Pretende-se que os limites verdes do pátio sejam trabalhados pelos alunos, promovendo a biodiversidade através da vegetação que será plantada e cuidada por eles. Ao desenvolver este projeto em parceria com os clubes Ubuntu e Eco-Escolas da Escola, a preferência dos alunos recai sobre o uso de madeira. Assim, caso o projeto seja concretizado, terá como objetivo sensibilizar a comunidade sobre as alterações climáticas e a economia circular. Para tal, será fundamental dialogar com a comunidade local a fim de identificar quais materiais reciclados e reutilizados, preferencialmente madeira, estão disponíveis para utilização na proposta.
A proposta foi elaborada em colaboração com os alunos do programa Ubuntu, garantindo que a comunidade fosse envolvida e incluída em todo o processo. Isso assegura que as expectativas e necessidades dos utilizadores sejam atendidas na construção do espaço.
Quando o Espaço estiver terminado, contribuirá para promover uma educação relacional no Agrupamento, num local em que alunos desenvolverão projetos de liderança servidora para a Comunidade Educativa, espaço de Cuidar de si, dos outros e do Planeta.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A principal medida de manutenção proposta envolve o cuidado e a preservação do pátio ao ar livre, que ficaria sob a responsabilidade dos próprios alunos. Eles seriam encarregues de gerir e cuidar da vegetação que define os limites do pátio, promovendo assim o envolvimento direto dos estudantes na conservação do espaço.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Este projeto foi desenvolvido com ampla participação da comunidade escolar e dos alunos, baseando-se nos resultados e informações obtidos em atividades colaborativas realizadas com ambos. Esses exercícios tiveram como objetivo envolver a comunidade na cocriação do espaço ideal Ubuntu durante todo o ano letivo passado em colaboração com aluna de Mestrado de Arquitetura. Das ideias gerais resultantes das preferências de um espaço comum Ubuntu (lugar, materiais, formatos, etc.) passou-se ao desenho desse mesmo Espaço.
A comunidade local irá ter um papel decisivo na obtenção dos materiais e na participação da construção do Espaço.
Para a manutenção do Espaço ao ar livre, prevê-se que a vegetação seja plantada e gerida pelos próprios alunos, incentivando o cuidado ativo do ambiente. Embora o espaço seja projetado com foco no programa Ubuntu, ele também estará disponível para atender a outras iniciativas da escola que necessitem de um ambiente adequado para suas atividades.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios deste projeto para a saúde e o bem-estar da comunidade representam um dos aspetos mais inovadores e diferenciadores da proposta: o desenvolvimento do projeto por meio de workshops colaborativos. Com o estudo de ferramentas de processos participativos e avaliação pós-ocupação, foi possível planejar workshops específicos para que a própria comunidade escolar Ubuntu projetasse o espaço aqui proposto.
Essa abordagem participativa é inovadora, pois assegura que o espaço atenda às reais necessidades e expectativas da comunidade, promovendo o bem-estar dos alunos nas atividades do programa Ubuntu. A existência de um espaço pensado especificamente para serem trabalhadas aprendizagens socioemocionais, afastando-se de modelos de sala de aula ultrapassados e centrando-se na lógica do Cuidado e na Construção de melhores pontes-relações com os outros, é um fator inovador deste projeto.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O desenvolvimento do design do projeto já foi concluído, tendo ocorrido entre os meses de março e abril de 2024. Quanto à construção, as datas dependem da disponibilidade de financiamento e de recursos materiais locais, motivo pelo qual ainda não é possível definir um cronograma preciso para essa fase.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O papel dos parceiros locais, conforme mencionado, envolve a doação de materiais não utilizados que possam ser reciclados e incorporados ao projeto, dando a esses recursos uma nova função. Além disso, essa colaboração visa conscientizar a comunidade sobre o valor de iniciativas sustentáveis e das oportunidades de reutilização de materiais.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Como a construção deste projeto não estava prevista na fase inicial, a dimensão orçamentativa ainda não foi projetada pelos alunos e técnicos, estando neste momento em período de análises de concursos e submissão de pedidos de patrocínios. Dependemos fortemente dos recursos que possam ser disponibilizados pela comunidade local, conforme mencionado anteriormente. Além disso, a adaptação da proposta ao material fornecido permitiria que os próprios alunos participassem na construção do espaço, o que seria interessante. No entanto, essa possibilidade ainda não está garantida, pois não sabemos se as comunidades locais possuem materiais não utilizados e qual a natureza desses materiais. Temos recursos humanos para a mão de obra, motivados e alunos com familiares da área da construção civil que se disponibilizaram a ajudar.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1- Adesão e Participação dos Alunos:
Medir o nível de participação e engajamento dos alunos na manutenção e uso do espaço, como monitorizar o número de alunos envolvidos nas atividades de jardinagem, conservação e workshops, bem como o uso do espaço para reuniões e atividades Ubuntu.
Este indicador mostraria o impacto do projeto na promoção de um ambiente colaborativo e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes.
2- Melhoria das Condições de Aprendizagem e Bem-estar:
Avaliar a satisfação dos alunos e professores com o novo espaço por meio de questionários ou feedback qualitativo, observando se houve uma percepção de melhora na qualidade dos tempos livres e nas condições de aprendizagem em um ambiente diferente da sala de aula tradicional.
Esse indicador também ajudaria a entender o impacto do projeto na saúde e bem-estar dos alunos, proporcionando um espaço que contribui para a aprendizagem informal e para o desenvolvimento pessoal.
3- Sustentabilidade e Uso de Recursos Locais:
Monitorar a quantidade de materiais reciclados e reutilizados empregados na construção e manutenção do espaço, assim como o envolvimento de parceiros locais na doação de materiais.
Esse indicador permite avaliar o impacto ambiental do projeto, demonstrando o compromisso com a economia circular e a sustentabilidade e conscientizando a comunidade sobre o uso responsável dos recursos.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades e riscos estão relacionados ao uso de materiais reciclados e reutilizados provenientes de negócios locais. Ainda não foi realizada uma pesquisa para identificar se existem empresas locais dispostas a fornecer esses materiais. Caso isso não seja viável, os custos do projeto podem aumentar devido à necessidade de adquirir materiais novos, além de reduzir o impacto positivo na conscientização ambiental, pois esses materiais não seriam reciclados.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: