Escola EB1/PE do Jardim da Serra (Câmara de Lobos)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os principais aspetos que carecem de melhoria no espaço exterior da nossa escola
são sem dúvida o pouco espaço lúdico coberto e a pintura já desgastada em algumas paredes.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Manter os espaços destinados à atividade lúdica , assim como torná-los mais cativantes para os alunos estimulando sempre o gosto e o respeito pelo meio ambiente/natureza.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1151 m²
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
24 m²
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Criação de um cantinho de leitura ao ar livre, onde as crianças pudessem estar descontraídas,
deitadas nas suas redes literárias. Construção de uma casinha em madeira
para guardar os livros e um frigorifico em fim de vida com o intuito de guardar
os jogos.
Este espaço lúdico serviria também para a realização de jogos pedagógicos,
A principal intervenção passaria por instalar uma estrutura para suster as redes, pintar as paredes e construir um jardim vertical com materiais recicláveis
A referida estrutura seria coberta por heras.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carater permanente, pois os materiais e estruturas ficarão fixos.
Explicite:
No intuito de promover a biodiversidade, iremos utilizar plantas naturais e endémicas,
assim como algumas ervas aromáticas para a decoração do espaço.
Aprender brincando será um dos lemas deste cantinho, pois ao realizarem
a leitura, assim como os jogos lúdicos/pedagógicos
irão aprender de uma forma mais significativa, melhorar a qualidade dos
seus tempos livres e minimizar o ruído.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Neste espaço os alunos terão as seguintes tarefas: organizar/arrumar os jogos
e os livros, regar as plantas e manter o espaço limpo
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Contamos com a colaboração de encarregados de educação para a
construção da Casinha da Leitura, e na confeção das redes.
Os alunos deverão auxiliar na plantação das ervas aromáticas
e das plantas endémicas e na pintura das paredes.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Contamos que este projeto proporcione uma melhoria nas relações sociais,
e no desenvolvimento psicológico, uma vez que está provado que o tempo de
recreio favorece a função cognitiva e uma melhoria geral do comportamento.
Temos também como objetivo limitar o tempo de utilização de meios tecnológicos,
criando um espaço agradável de lazer e aprendizagem em contato com a natureza.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O início da intervenção será na segunda semana do mês de janeiro de 2025 com o provável términus no fim de março.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Contamos com os seguintes parceiros:
Câmara Municipal de Câmara de Lobos - irá nos apoiar a nível monetário e na fixação da estrutura
metálica.
Junta de Freguesia do Jardim da Serra- irá nos apoiar a nível monetário e no transporte dos materiais.
Encarregados de Educação- construção da casinha de leitura e das redes.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a concretização deste projeto serão necessários os seguintes materiais:
ferro , hastes de rosca, ilhós, tecidos, cordas, madeira, tinta, plantas, garrafas de plástico, livros e jogos.
Este projeto custaria aproximadamente 800 euros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Grau de satisfação aferido no inquérito realizados aos alunos
- Número de atividades realizadas.
- Número de plantas utlizado.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades prendem-se com o valor monetário dos materiais e a mão-de-obra.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: