Centro Escolar da Mata Mourisca (Pombal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola não tem, no exterior, espaços com sombra onde as crianças possam brincar.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
No recreio existem jogos desenhados no chão que são pouco utilizados pela falta de sombra. Por essa razão, pretende-se uma intervenção neste mesmo espaço para que possam ser mais utilizados e rentabilizados pelas crianças.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2400
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
20
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos colocar uma pérgula em cada corredor e, lateralmente, colocar plantas trepadeiras de folha persistente para embelezar o recreio e criar zonas de sombra.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente.
Explicite:
Com a colocação das plantas, pretendemos promover a biodiversidade, minimizar os impactos das alterações climáticas e melhorar a qualidade do ar e a criação de espaços com sombra irá melhorar a qualidade dos tempos livres das crianças.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Semanalmente, haverá uma brigada do ambiente responsável pela manutenção (rega, limpeza) do espaço.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos participaram na plantação e na manutenção do espaço.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Melhorar a qualidade do ar, embelezar o espaço exterior, motivar para a prática de atividades ao ar livre, prevenir lesões solares.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: março de 2025
Data de termo: a definir
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Apoiar na aquisição de materiais, na construção da pérgula e na sua aplicação.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: os necessários para adquirir a pérgula
Recursos humanos: Junta de Freguesia, Encarregados de Educação e família
Recursos materiais: pérgula e plantas
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Frequência de utilização do espaço.
Desenvolvimento de atividades motoras.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de recursos financeiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: