CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os espaços exteriores da escola estão degradados e pretende-se melhorar a estética utilizando jardins verticais, pois, tornam os espaços mais atraentes, coloridos e agradáveis.
Num espaço escolhido, pretendemos pintar as paredes que estão em mau estado e transformar o espaço numa sala de aula ao ar livre, num local especial para realização de atividades ou mesmo espaço para os alunos estarem nos intervalos/ tempos livres.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A manter as árvores e o espaço verde, podendo ainda ser potenciado com mais árvores e plantas ( em vasos feitos com materiais reutilizáveis, como garrafas pet e outros). A Reutilização de materiais como pneus e paletes para servirem de bancos, contribuindo para a consciência ecológica de toda a comunidade escolar , conseguindo deste modo um impacto ambiental positivo.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
2500

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
240

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A melhoria do espaço onde será instalada a sala de aula ao ar livre, onde serão pintadas as paredes, desenhados alguns jogos no chão, colocados pneus e paletes para servirem de bancos e um quadro de ardósia na parede. Ainda neste local e por toda a escola jardins verticais, melhorando a estética, a qualidade do ar e aumentando a biodiversidade.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção pretende-se de carácter permanente. A proposta de reutilizar materiais e criar áreas verdes que aumentem a flora e a fauna, é uma ação que promove a consciência ecológica de forma contínua e melhora o dia-a-dia dos alunos e de toda a comunidade escolar. Esta intervenção tem impacto ambiental e estético, que pode perdurar e ainda melhorar ao longo do tempo.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Os jardins verticais vão conduzir a um aumento de aves e insetos locais, incrementando a flora e a fauna, promovendo a biodiversidade. Além disso, melhoram a estética e contribuem para a purificação do ar. A sala ao ar livre vai permitir a realização de atividades no exterior, pedagógicas ou lúdicas. Os alunos com necessidades especiais, podem dinamizar as suas atividades num ambiente mais integrado na natureza e sereno, todos os alunos podem passar o seu tempo livre num ambiente mais acolhedor,

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Embora os pneus, paletes e garrafas PET sejam bons materiais reutilizáveis, podem degradar-se com o tempo. Pintura ou tratamentos podem ser necessários para evitar que fiquem visualmente desgastados ou quebrem com o tempo. Os alunos são responsáveis por estas e outras tarefas como regar e tratar das plantas. Inicialmente ajudam na construção dos elementos, na pintura, na plantação e na organização das plantas, aprendendo sobre as espécies e suas especificidades. Depois serão responsáveis pela sua manutenção e rega.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A Câmara municipal, junta de freguesia e associação de pais podem ajudar com os recursos necessários, Toda a comunidade escolar pode colaborar no desenvolvimento do projeto, identificando os recursos necessários e ajudando na realização do mesmo. Os alunos serão envolvidos desde o início, participando nos espaços a intervencionar, as espécies de plantas que serão utilizadas e a sua plantação. A manutenção, a execução e a divulgação do projeto será uma responsabilidade partilhada por todos.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os jardins verticais ajudam no aumento da biodiversidade, na purificação do ar, tornam os espaços mais acolhedores, coloridos, promovem relaxamento e aliviam a inquietação melhorando a sensação de bem-estar. A sala ao ar livre vai permitir aos alunos, realizar atividades ou passar o seu tempo livre num espaço mais acolhedor e próximo da natureza,

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A intervenção iniciará com o começo do segundo período, terá fim previsto com o final do ano. Podendo o projeto ter continuidade e melhoria permanente.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A câmara municipal, junta de freguesia, associação de pais poderão contribuir com recursos monetários e materiais necessários ao projeto. O valor deste prémio, também ajudaria. Toda a comunidade contribuirá também, com o que tenha ao seu alcance, como as plantas ou os vasos reutilizados, por exemplo.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos financeiros estimados podem variar mediante os materiais utilizados, mas é possível identificar as principais despesas: Aquisição de plantas, de tintas, paletes, pneus e um quadro de ardósia.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Biodiversidade Aumentada
- Número e variedade de espécies de aves e outros animais atraídos pelas plantas;
Bem-Estar e Participação da Comunidade Escolar
- Grau de envolvimento dos alunos, professores e membros da comunidade local nas atividades necessárias à realização do projeto. Melhoria do bem-estar de toda a comunidade, consequência dos espaços melhorados.
Consciencialização e Educação Ambiental
- Nível de conhecimento e sensibilização dos alunos em relação a temas ambientais e de sustentabilidade, com foco em biodiversidade, preservação e impacte ecológico.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Manutenção a Longo Prazo
- A manutenção regular, como rega e limpeza, pode ser negligenciada, resultando no descuido das áreas verdes e na deterioração das estruturas.
Falta de Recursos Financeiros e Materiais
- A manutenção do projeto pode exigir recursos financeiros contínuos, quer para a substituição de plantas ou reparação de estruturas. Se esses recursos não estiverem garantidos, o projeto pode ficar estagnado ou deteriorar-se.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: