CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1/PE do Campanário (Ribeira Brava)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os espaços exteriores da nossa escola carecem de espaços verdes, sendo a maior parte coberta por superficies impermeabilizadas.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
-Renaturalização gradual dos espaços exteriores da escola, maximizando a área vegetal.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1728m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
15m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
-Criar canteiros com pneus e plantar vegetação (trepadeiras ou pimpineleiras) , usando como suporty a vedação).

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
-Permanente

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
-A vegetação promove a biodiversidade e cria alguma zona de sombra junto e ao longo da vedação após as14h, proporcionando alguma área mais fresca e embeleza o espaço.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
-Rega dos canteiros

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
-Aquisição dos pneus, pintura e montagem dos mesmos
-Aquisição da terra
-Plantação de trepadeiras

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
-Proporcionar áreas mais frescas
-Embelezar o espaço proporcionando locais mais agradáveis para brincar que é uma componente fundamental do conceito de qualidade de vida.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
novembro-junho

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
-Câmara Municipal- fornecimento de terra
-Parceiros locais - fornecimento de pneus

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
-tintas para pintar os pneus
-professores e alunos

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Aumento da biodiversidade
-Melhoramento e embelezamento dos espaços exteriores, criando locais de lazer com maior qualidade de vida
-Criação de áreas mais frescas

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- a morosidade do crescimento das plantas/trepadeiras

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: