CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Existência de espaços verdes, outrora ajardinados, em torno do recinto escolar e que necessitam de constante manutenção e de mão de obra especializada. Espaços estes que podem ser aproveitados para a prática de atividades ao ar livre, reflorestação, ajardinamento e delimitação de uma Ecovia, circuito de manutenção e um charco.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Aproveitamento do amplo espaço envolvente dos recreios, espaços próximo das áreas ajardinadas e arborizadas, mas que se encontram com necessidade de manutenção e limpeza especializada. Espaços que podem ser potencializados para a exploração, criação de uma Ecovia, a fim de se fazer a exploração da diversidade das espécies existentes na escola, combate e erradicação de plantas invasoras, construção de um charco, manutenção e área de apoio à horta biológica, com a colocação de um reservatório para armazenamento de águas pluviais. Delimitação de um circuito pedestre, que poderá ser também utilizada como circuito ciclável para as bicicletas existentes na nossa escola. Colocação de alguns aparelhos de manutenção física. Poderá ser também utlizado para lecionar aulas ao ar livre, em contexto multidisciplinar, ocupação das aulas de apoio, atividades dos diferentes Clubes da escola, Centro de Apoio à Aprendizagem da educação especial, potenciar o contacto com a natureza, com o espaço envolvente da escola, com a prática de exercício físico e construção de murais, trabalho de projeto nas DAC, Cidadania e Desenvolvimento, abordando os temas do desenvolvimento sustentável, educação ambiental, saúde e risco.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
16 025 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
420 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Com o projeto pretende-se criar um circuito de uma Ecovia, sendo necessário fazer alguma terraplanagem, marcação do percurso na zona alcatroada e realizar um orifício para a construção do charco pedagógico. Colocação de um depósito para reter as águas pluviais, nos tubos de queda do pavilhão desportivo da escola e uso na rega das culturas da horta biológica e espaços ajardinados. Aquisição de quatro aparelhos de manutenção física, a colocar no espaço delimitado.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Ficará apta para uma utilização permanente. A intervenção é de caráter permanente, uma vez que o objetivo é ser utilizado como espaço privilegiado para os alunos realizarem jogos de carácter desportivo (ecovia ciclável), lúdica, ocupação dos tempos livres e de carater pedagógico com aulas ao ar livre (ser usado como uma ferramenta que potencie o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos), ocupação dos tempos de apoio e projetos multidisciplinares de educação ambiental. A ocupação dos tempos livres dos alunos com as atividades, com o intuito promover a adoção de comportamentos ecológicos e que promovam simultaneamente a saúde e o bem-estar.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
– Promover a biodiversidade: Charco, horta biológica, reflorestação, combate invasoras e ajardinamento;
- Minimizar os impactos das alterações climáticas, com a manutenção e expansão dos espaços verdes e novas plantações de espécies autóctones;
– Um uso mais eficiente da água: Reaproveitamento das águas pluviais;
– Promover a economia circular: Cultivo de produtos na horta biológica;
– Promover a inclusão: Aulas de caráter prático para todas as turmas/níveis e alunos com necessidades educativas especiais, como terapia ocupacional, numa perspectiva de trabalho colaborativo e cooperativo com outros alunos. Diversificar, diferenciar e reforçar as estratégias pedagógicas, desenvolvendo atividades experimentais nas diferentes áreas do conhecimento e de expressões, atendendo às necessidades, perfis e ritmos de aprendizagem;
– Melhorar as condições de aprendizagem, com aulas in loco, fora da sala de aula, ao ar livre em contacto com a natureza (metodologia de “Outdoor Learning”), abrangendo várias áreas e disciplinas - Matemática medir áreas; Educação Física, prática de exercício físico; Ciências Naturais e Física e Química – Charco, microorganismos e qualidade da água, espécies autóctones; Geografia, agricultura, espécies autóctones, valorização do solo e floresta, mitigação das alterações climáticas, trabalho de campo; Educação Visual: desenho e interpretação da paisagem, pintura de murais. Do já mencionado, trabalho de projeto nas DAC e clubes existentes na escola, como o Clube Europeu, Programa Eco-Escolas, Desporto Escolar, Ciência Viva, projetos eTwinning e outros;
- Incentivar a partilha de experiências e entreajuda como atitudes favoráveis à aprendizagem. Desenvolver práticas que promovam a autonomia, a criatividade, e responsabilização dos alunos na sua aprendizagem. Promover uma cultura participativa e aberta à comunidade, alicerçada nos valores humanistas e na educação para a cidadania.
– Melhorar a qualidade dos tempos livres: Os alunos poderão percorrer e usufruir da Ecovia nos seus tempos livres. Realização de atividade física nos aparelhos de manutenção;
– Outras contribuições: Circuito ciclável para as bicicletas.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Retirar as ervas e plantas invasoras no percurso, nomeadamente mimosas (acácias) que se encontram dentro dos espaços da nossa escola. Zelar pelo “Charco”, existente na Ecovia, de modo a que tenha sempre água proveniente, de preferência, do reservatório das águas pluviais. Manter os espaços e infraestruturas dele integrantes com o devido cuidado e normas de segurança.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Ao longo do ano, realizar “Workshops” com toda a Comunidade Educativa, para verificarem como se pode fazer o aproveitamento das águas pluviais, aulas práticas na horta biológica, conhecimento das culturas sazonais, convidar um agricultor e apicultor para conversar com os alunos numa perspectiva intergeracional, sobre a importância da agricultura na ótica da economia circular e das abelhas como polinizadoras e agentes de biodiversidade. (Atividade: “No papel de um agricultor”). Convidar expecialistas para falarem sobre a proteção e importância da floresta e espaços verdes na mitigação das alterações climáticas, identificação e combate às espécies invasoras.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Está cientificamente comprovado, que o contacto com espaços naturais, ajudam a melhorar o bem-estar físico e mental.
Este projeto permitirá recuperar, uma zona do espaço da nossa escola, que atualmente não é rentabilizada, estando subaproveitada.
A recuperação das águas pluviais, permitirá uma utilização mais sustentável, das mesmas, na horta biológica e no “Charco”, futuramente existente na Escola.
A Ecovia poderá servir como circuito pedonal e ciclável.
Promover a biodiversidade e alimentação saudável com cultivo de produtos biológicos na horta, cujo destino possa ser a venda à comunidade escolar e confeção de sopa e snacks saudáveis no bar dos alunos.
Aumentar a condição física dos utilizadores.
Possibilitará criar mais um espaço de aprendizagem, ao livre.
Potenciará a aprendizagem com a observação direta.
Feedback direto dos alunos e encarregados de educação através de respostas a inquéritos de satisfação (goggle forms).

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
No início do segundo semestre deste ano letivo e final do mesmo.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Apoio e envolvimento da Câmara Municipal de Paredes, Junta de Freguesia de Vilela, Empresas locais, Associação de Pais, Associação de Estudantes, Projeto Rios, Aprisof.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: Para a concretização do projeto, construção e delimitação da Ecovia, com a construção do charco e circuito de aparelhos de manutenção física ao longo do percurso, o orçamento estimado rondará os 4000-5000€.
Recursos humanos: Professores, alunos, assistentes operacionais e funcionários da junta de freguesia de Vilela, Câmara Municipal de Paredes, indústrias locais e entidades parceiras externas.
Recursos materiais: 20 Postes de madeira tratada com bico, cordas, tinta, reservatório de um metro cubito, 6 metros quadrados de plástico resistente para o “Charco”, banco de madeira, aparelhos para o Circuito de manutenção física: , http://fg.com.pt/produtos-fabrigimno/circuito-de-manutencao/
Barras e Argolas para elevações;
http://fg.com.pt/produtos-detalhe/barras-e-argolas-para-elevacoes/
Ginásio Bio-Saudável: PONEI ;
http://fg.com.pt/produtos-detalhe/ginasio-bio-saudavel-ponei/
Ginásio Bio-Saudável: PATINS
http://fg.com.pt/produtos-detalhe/ginasio-bio-saudavel-patins/
Ginásio Bio-Saudável: ESQUI DE FUNDO
http://fg.com.pt/produtos-detalhe/ginasio-bio-saudavel-esqui-de-fundo/

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aumento de número de aulas ao ar livre;
- Registos de sumários das aulas e avaliação (rúbricas) das aprendizagens multidisciplinares adquiridas pelos alunos;
- Feedback direto dos alunos e encarregados de educação através de respostas a inquéritos de satisfação e utilização do espaço com sugestão de melhoria (goggle forms).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de verba para aquisição dos materiais necessários e atrasos na execução do projeto pela envolvência das partes interessadas e parceiros externos.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: