Escola EB 2,3/S Passos Manuel (Lisboa)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Melhorar a qualidade dos tempos livres dos alunos no espaço escolar exterior;
- Fomentar a prática de atividade física em detrimento do uso excessivo de telemóveis;
- Criar áreas diferenciadas;
- Fomentar a separação do lixo;
- Responsabilizar e ensinar os alunos a manter e cuidar de uma árvore.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- O pátio escolar apresenta uma área bastante grande que os alunos usam nos seus intervalos e tempo livres. Carece de uma melhor divisão e oferta diferenciada para ser potenciado.
- Melhorar os espaços verdes existentes com mais vegetação.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1100 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
800 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
- Marcação de linhas de campos de jogos, a saber: campo de futebol e do mata, mini campo de voleibol, 3x3 de basquetebol e jogos tradicionais (jogo da macaca e da sirumba)
- Colocação de tabela de basquetebol;
- Colocação de contentores de separação de lixo. Pintura de um mural que incentive esta prática;
- Plantação de árvores pelo espaço exterior.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A marcação das linhas será realizada manualmente com uso de tintas especificas. A ideia é permanecer ao longo do tempo com a sua manutenção, quando necessário.
Explicite:
Já referido nos pontos anteriores.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Serão os alunos os principais agentes desta intervenção o que implica a sua implementação e manutenção.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos serão os implementadores. Serão os alunos a aplicar e construir e a manter as propostas feitas. Como também serão os beneficiários.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Melhorar o ambiente escolar; Melhorar os tempos livres dos alunos através de propostas de atividade física; Melhorar as relações sociais dos alunos; Plantação e manutenção de árvores - melhorar os espaços verdes (atribuir a cada turma ou a um grupo de turmas a sua manutenção - enriquecendo desta forma as aprendizagens de Ciências e Cidadania)
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
2º período
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Não temos parceiros. É um projeto escolar proposto por uma turma de 6º ano com a colaboração dos professores e direção do estabelecimento escolar.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos materiais: Tintas, pincéis, rolos e fita adesiva para marcação de campos e jogos e pintura do mural; Tabela de basquetebol de exterior; Árvores de pequeno porte; Contentores de separação de lixos.
Recursos humanos: alunos e professores.
Recursos financeiros: 900€
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- O ambiente escolar nos tempos livres;
- O nível de prática de atividade física;
- A inclusão e responsabilização dos alunos pelo espaço escolar, desde a sua construção à sua manutenção.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Nenhum
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: