Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio (Nazaré)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A Escola Amadeu Gaudêncio passou a ter ensino secundário desde, , passando de uma população estudantil de cerca de 400 alunos para cerca de 900. Os o campo de jogos nunca foi construído e os espaços exteriores nunca foram terminados. As obras de ampliação estão previstas mas ainda não estão incluídas em orçamento. Assim falta equipamento de exterior e espaços que protejam os alunos e que sejam convidativos à sua utilização.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola tem um conjunto bastante rico de arbustos e árvores que serão de manter.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
15.300m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
800m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção passa por colocar bancos, mesas, pérgulas, percursos pedonais (permeáveis), caminhos de encaminhamento e armazenamento de água e caixas para a horta da escola.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente.
Explicite:
Esta intervenção contribui para aumentar a biodiversidade com o aumento de espécies e dando lugar à fixação de mais aves e outros animais/insetos…; permite a fixação de carbono, contribuindo para uma melhor qualidade do ar, cria zonas protegidas do calor mas também da chuva, cria canais de escoamento das águas e bacias de retenção minimizando o efeito das grandes quedas de água, e o aproveitamento da mesma para posterior utilização. Estas zonas ajudam a diminuir o ruido no pátio reduzindo ecos e criando barreiras à propagação do som. São espaços acessíveis por cadeirantes ou pessoas de mobilidade reduzida, permitindo o acesso de todos e que todos se apropriem dos espaços da forma que lhes der mais prazer.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os espaços exteriores e a horta da escola terão equipas/brigadas de limpeza e manutenção, assegurando a sua vigilância e proteção.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto, sendo contemplado com verbas externas e tendo a colaboração da Câmara Municipal, permitirá envolver os alunos das várias formas já referidas, permitindo a realização de atividades ao ar livre, que são muito apreciadas pelos alunos da Nazaré.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
As atividades ao ar livre, o consumo de alimentos saudáveis, melhorará certamente a saúde dos nossos alunos, em primeiro lugar a saúde mental, que beneficia logo com atividades em grupo feitas em espaços agradáveis e com um ar saudável, a exposição solar controlada, o contacto com plantas e animais, a perceção sobre o crescimento e a utilização dos legumes, são algumas das muitas potencialidades que poderemos retirar do excelente espaço exterior que possuímos se tivermos um pequeno impulso financeiro.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Pretendemos iniciar o projeto na primavera com a instalação de algum equipamento de exterior - mesas, bancos, jogos, plantação de árvores e arbustos, traçado de alguns percursos e instalação de algumas estruturas de proteção do sol/Chuva.
Pretende-se que o projeto tenha um desenvolvimento em dois ou três anos (contando com atrasos e verbas para as quais tenhamos que fazer atividades de angariação.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os parceiros serão a Câmara Municipal, incluindo a junta de freguesia, a associação de estudantes e as associações de pais. Estamos em contacto com algumas empresas para se juntarem ao nosso projeto apadrinhando a construção de alguns dos nossos espaços e a plantação de árvores.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os custos estimados são de aproximadamente 10.000 Euros em três anos – contando com trabalho voluntario e ajudas no fornecimento de máquinas e de alguns serviços.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de alunos a frequentar os espaços;
Grau de Satisfação dos alunos relativamente aos espaços;
Grau de preservação/cuidado dos espaços.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não serem garantidos o apoio das entidades;
Não serem garantidas a manutenção;
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: