Escola Básica Carlos Ribeiro (Seixal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O nosso pequeno pinhal é um espaço de excelência, mas pouco aproveitado. Este pequeno pinhal, com pinheiros e outras árvores, é pouco usado pela comunidade escolar.
Os alunos não permanecem no espaço, não brincam e não interagem com a natureza aí envolvente e os professores não o usam para atividades.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Este espaço é muito arborizado. Fantástico para práticas ao ar livre e contacto real com a natureza. Localiza-se numa lateral na parte da frente da escola e por isso é um espaço facilmente vigiado e controlado.
A localidade Pinhal de Frades, onde se insere a escola, está a povoar-se cada vez mais e a perder o antigo pinhal. As crianças e adolescente têm o direito de usufruir deste espaço e ter a possibilidade de estudar este pequeno ecossistema que caracteriza a sua terra.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
15600
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
300
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Aproveitar todas as árvores que estão no espaço, 17 árvores, e tornar toda a envolvência atrativa e poder ser usada:
- de forma lúdica; - como sala de aula; - prática desportiva (orientação, arborismo,...); - relaxamento;
Assim, o que se pretende é criar um espaço onde os alunos possam interagir de uma forma atrativa com a natureza podendo usufrui-la de maneira intensa e diversificada. Para isso queremos construir um percurso com passadiços e desafios utilizando materiais como madeira, redes e cordas onde os alunos poderão superar-se e aumentar a sua destreza, habilidades, observar a natureza e criar zonas de estudo do ecossistema.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Esta intervenção é de carater permanente.
As alterações do espaço são duradouras e para serem usadas ao longo do tempo.
Explicite:
1º - Os alunos criarão uma forte ligação de empatia com a natureza;
2º - Estudarão todo esse ecossistema e contribuirão com o conhecimento para melhorarem o seu habitat (Construção de hotéis de insetos, casinhas para alojar chapins,...)
3º - Ter mais uma sala de aula (para qualquer disciplina);
4º - Ser um espaço de criatividade, imaginação, onde poderão estar dentro da natureza e dentro da escola.
5º - A natureza é de e para todos. Cada vez mais os alunos sofrem com patologias de ansiedade, stress...entre outros. O contacto com a natureza é uma ajuda e um acréscimo terapêutico a estas problemáticas.
6º - Aumentar e diversificar os intervalos e promover a não utilização do telemóvel (nesta escola os alunos são incentivados a não utilizar telemóveis no intervalo).
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
O espaço intervencionado deverá ser avaliado com regularidade de forma a que se mantenha seguro.
Será criada uma brigada para a preservação de habitat e limpeza do espaço (alunos do eco escolas e turmas).
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
1º - Os alunos elaborarão o projeto, planta, dos passadiços e desafios.
2º - Serão os alunos a estudar a flora e fauna deste local e intensificarem o número de espécies replantando todo o espaço. Estando os passadiços a menos de um metro de altura do solo dá para cobrir toda a zona intervencionada.
3º - Irão construir ninhos para os pássaros e hotéis de insetos.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Criando um espaço desafiante dentro do pequeno pinhal, em contato com a natureza os maiores benefícios para a comunidade:
- Saúde mental - Cada vez mais os alunos sofrem com patologias de ansiedade, stress...entre outros. O contacto com a natureza é uma ajuda e um acréscimo terapêutico a estas problemáticas.
- Brincar sem telemóvel - diversificar várias áreas dos pátios da escola com atividades atrativas para a promoção do habito do não uso do telemóvel. Este será um espaço de excelência para essa finalidade.
- Promover a destreza física e a imaginação quando brincam nos passadiços e desafios.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
1ª fase - planificação: Novembro;
2ª fase - pesquisa e estudo do habitat: dezembro e janeiro;
3ª fase - pesquisa de orçamentos e materiais: janeiro;
4ª fase - Encontrar parceiros (dentro da comunidade) para a construção: dezembro e janeiro;
5ª fase - Construção das estruturas e replantação da fauna e flora: maio ou junho
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmera municipal do Seixal, como nosso parceiro no eco-escolas, será fundamental no apoio da parte técnica e cientifica.
A Junta de Freguesia será parceira na manutenção do espaço.
Pais e Encarregados de Educação no apoio logístico.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- A reflorestação não terá custos - serão usadas plantas autóctones da zona envolvente á escola.
- As caixas para os pássaros e insetos serão de materiais reciclados.
- Para a construção dos passadiços usaremos: Paletes de madeira (doações) e madeiras e ou aglomerados - custo 500€.
- para as redes e corrimões: cordas, fitas: 500€
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Nível satisfação dos alunos (auditoria);
- Número de aulas no espaço. (Inovar e inquéritos);
- Intervalos sem telemóves; (ocorrências);
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Poder demorar mais tempo na execução.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: