Escola Básica do Sudeste de Baião (Baião)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Lugar pouco aconselhado para os alunos circularem e fazerem as suas brincadeiras;
Espaço de terreno junto do campo de areia, desocupado e propício a ficar com mau aspeto;
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Excelente área de jardins e árvores com bastantes espaços de sombra;
Espaços ajardinados existentes;
Implantação e morfologia do terreno;
Possibilidade de utilização do espaço livre para criação de horta biológica.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
6500
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
570
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção a fazer é converter o espaço de baldio da escola em horta biológica.
Este espaço está contíguo aos campos de jogos de voleibol de praia e basquetebol.
Sendo um espaço desocupado, foi iniciada uma intervenção pelo clube Eco escolas no sentido de fazer algumas sementeiras e plantações de hortícolas. Esta atividade tem tido cada vez mais entusiastas, pelo que é importante dar este passo de tornar o espaço cultivável.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Caráter permanente.
Dada a importância da requalificação e a adesão dos alunos, este espaço é para se manter definitivo.
Explicite:
- Promover a biodiversidade.
Um dos principais impactos de uma horta biológica é a promoção da biodiversidade. Para medir este impacto, pode-se avaliar a diversidade de insetos benéficos (como abelhas, joaninhas), vermes e microorganismos no solo. O aumento na presença dessas espécies indica um ecossistema mais equilibrado e saudável.
- Promover a economia circular.
Um recreio escolar com uma horta biológica é um excelente exemplo de como promover a economia circular no ambiente escolar, incentivando práticas sustentáveis e educativas para os alunos, nomeadamente:
Na Compostagem dos Resíduos Orgânicos: O recreio e a cantina da escola geram resíduos orgânicos, como cascas de frutas e vegetais, sendo esses resíduos compostados e transformados em adubo para a horta, fechando o ciclo de nutrientes e reduzindo a quantidade de resíduos que vão para aterros.
Na Utilização de Materiais Reutilizáveis: Em vez de comprar novos materiais para a horta e para o recreio, é possível reutilizar e reciclar materiais, como paletes para fazer canteiros elevados, pneus antigos como floreiras ou bancos, e garrafas plásticas para sistemas de rega, contribuindo para a economia circular ao prolongar o ciclo de vida dos materiais.
Na Captação de Água da Chuva: A horta pode incluir um sistema de recolha de água da chuva para irrigação. Ao reutilizar a água da chuva, reduz-se o consumo de água potável e maximiza-se o aproveitamento de recursos naturais.
No Cultivo e Consumo Local: As hortas escolares permitem o cultivo de frutas, legumes e ervas aromáticas que podem ser consumidos na cantina da escola, promovendo um circuito de produção e consumo local, evitando o desperdício e sensibilizando os alunos para a importância de uma alimentação sustentável e de origem local.
Na Educação para a Sustentabilidade: O contacto direto dos alunos com a horta e as atividades de economia circular aumentam a sua consciência ambiental e o seu entendimento sobre a sustentabilidade, podendo aprender sobre compostagem, reciclagem, cultivo biológico, entre outros tópicos importantes, que poderão aplicar em casa e na comunidade.
Na Produção de Sementes e Plantas: Parte das colheitas da horta pode ser direcionada para a produção de novas sementes ou mudas, mantendo a horta autossuficiente e fechando o ciclo de produção. Esta prática ensina os alunos sobre a regeneração de recursos e incentiva a economia circular ao reduzir a necessidade de comprar novas plantas ou sementes.
– Promover a inclusão
Um recreio escolar com espaços verdes e uma horta biológica podem ser ferramentas de inclusão, dado que promovem a participação de alunos com diferentes necessidades e capacidades, reforçando o sentido de comunidade e pertença. Esta inclusão pode fazer-se através de:
A horta permite desenvolver atividades adaptadas a diferentes níveis de capacidade física e cognitiva. Canteiros elevados, por exemplo, facilitam o acesso a alunos com mobilidade reduzida. Além disso, as tarefas podem ser variadas (plantar, regar, colher, fazer compostagem) e adaptadas para que todos possam participar de acordo com as suas capacidades.
Para alunos com deficiências sensoriais ou dificuldades de aprendizagem, a horta oferece um ambiente rico em estímulos. A diversidade de cores, cheiros, texturas e até sons (como o de água a correr num sistema de rega) torna o espaço inclusivo e estimulante, promovendo a aprendizagem através dos sentidos.
Trabalhar numa horta requer colaboração, o que incentiva os alunos a ajudar e a valorizar as contribuições de todos. Dividir tarefas e resolver problemas juntos, fortalece as relações entre alunos de diferentes idades, contextos e capacidades, promovendo um ambiente de apoio e compreensão.
Participar no crescimento das plantas e ver o resultado do trabalho próprio ajuda os alunos a desenvolverem a sua autoestima e senso de competência, tornando-se um impacto positivo para todos, mas especialmente para os alunos que se possam sentir menos valorizados noutras atividades escolares.
A horta é um espaço onde o erro e a tentativa são naturais — algumas sementes não germinam, algumas plantas não crescem bem. Este ambiente favorece um clima de respeito e aceitação, onde os alunos podem explorar, experimentar e aprender sem o medo de falhar ou serem julgados.
A criação de um espaço que envolva as famílias e a comunidade, como dias de colheita ou atividades de plantio, ajuda a reforçar a rede de suporte e integração dos alunos, especialmente daqueles em situação de maior vulnerabilidade social ou cultural. A horta pode funcionar como ponto de encontro e conexão entre a escola e a comunidade.
A manutenção de uma horta exige uma rotina diária, desde regar até monitorizar o crescimento das plantas. Estas atividades podem beneficiar particularmente alunos que precisam de um ambiente estruturado para se sentirem incluídos, oferecendo-lhes uma rotina consistente e um papel ativo na escola.
O recreio com espaços de lazer, zonas de sombra e horta escolar tornam-se, assim, num espaço inclusivo e integrador, onde todos os alunos podem contribuir, aprender e sentir-se mais valorizados, promovendo uma cultura de respeito, empatia e colaboração dentro da escola.
– Melhorar a qualidade dos tempos livres.
Um recreio escolar que integra espaços de descanso, lazer, sombras e áreas verdes, como a horta, pode melhorar significativamente a qualidade dos tempos livres dos alunos, nomeadamente no que diz respeito a:
A presença de áreas verdes e sombreadas promove um ambiente mais calmo e relaxante, o que ajuda a reduzir o stress e a ansiedade dos alunos. A vegetação contribui para um ambiente mais fresco e agradável, onde os alunos podem desfrutar de uma pausa mais tranquila.
Um recreio diversificado permite que os alunos escolham atividades que mais lhes interessam, seja o descanso em áreas de sombra, a exploração na horta, o jogo ou a leitura, enriquecendo as experiências e permitindo que cada aluno usufrua dos intervalos à sua maneira.
Espaços verdes e áreas com plantas estimulam a imaginação e a criatividade, oferecendo um ambiente natural que incentiva jogos espontâneos e explorações.
Espaços de lazer e descanso convidam à socialização, permitindo que os alunos interajam de forma mais calma e descontraída. As áreas verdes, como a horta, também promovem o trabalho em equipa e ajudam a fortalecer os laços entre os alunos, ao partilharem responsabilidades e experiências.
Um espaço onde os alunos possam relaxar e descansar ao ar livre, longe de ambientes fechados e do ruído, contribui para o seu bem-estar e prepara-os para voltarem às aulas mais focados e motivados para aprender.
O contacto direto com a natureza, através da horta e dos espaços verdes, incentiva uma maior valorização do ambiente, podendo esta experiência inspirar hábitos saudáveis e promover a consciência ambiental desde cedo.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A zona 1 vai ser jardim de suculentas, sendo que os alunos já iniciaram junto com os professores a preparação do solo e encontram-se neste momento a criar as vedações com madeira e corda;
A zona 2 vai ser de ervas aromáticas: Já foram colocados alguns pneus e semeadas algumas das plantas. De momento já foram recolhidos mais pneus que estão a ser pintados pelos alunos;
A zona 3 vai ser espaço de descanso com bancos de jardim em madeira: O espaço contempla algumas árvores existentes e aguarda a aquisição de bancos de jardim, que vão ser adquiridos com dinheiro do orçamento participativo das escolas, resultado do projeto vencedor neste concurso no ano letivo de 2023/24;
O espaço 4 vai ser horta biológica, divisão de lotes para cada turma do 1º e 2º ciclo e
com espaço para o clube Eco escolas. É um espaço pequeno que começou com o projeto eco escolas e que neste momento necessita de se expandir tendo em conta o nº de alunos envolvidos e também a preocupação pelo recuperar do espaço. O município de Baião já se comprometeu em fazer a instalação de sistema de rega e procuramos atualmente apoios para divisão dos lotes através de lajetas e traves de madeira tratadas, assim como vedação do espaço com paletes reutilizadas.
O restante espaço neste setor já foi alvo de intervenção durante o ano passado, sendo que foi criado um pequeno espaço com piso modular com cerca de 35m2 para a prática de basquetebol e simultaneamente para recolher a água da chuva que é posteriormente canalizada para o reservatório (que ainda falta adquirir). Foi também criado um campo de voleibol em areia, o que permitiu fazer a drenagem do espaço (120m2) para o mesmo efeito.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O envolvimento da comunidade escolar e dos alunos é promovido em várias fases do projeto, reforçando o sentimento de pertença e colaboração:
Fase de Planeamento: Desde o início, os alunos foram convidados a participar em sessões de brainstorming para partilhar ideias sobre o design e as funcionalidades dos espaços, participando alguns deles no programa do orçamento participativo das escolas. Esta fase envolveu-os na tomada de decisões e deu-lhes uma sensação de coautoria.
Fase de Construção e Preparação dos Espaços: Na fase de construção, os alunos estão a participar em atividades como a preparação da terra para a horta, a pintura dos pneus e a colocação das plantas. Esta experiência prática aumenta o seu envolvimento e responsabilidade pelo espaço.
Fase de Manutenção e Gestão dos Espaços: Após a criação do espaço, a comunidade escolar pode estabelecer um plano de manutenção que envolva alunos, professores e até famílias para cuidarem da horta, regarem as plantas hortícolas aromáticas e suculentas, e manterem o campo de jogos, criando uma cultura de preservação e cuidado pelo espaço.
Fase de Utilização e Eventos: Na fase de utilização, o espaço dos campos pode acolher eventos regulares, como jogos de basquetebol e voleibol entre alunos e turmas, feiras de produtos da horta ou até aulas ao ar livre, envolvendo alunos, professores e comunidade, reforçando a função do espaço como ponto de encontro e partilha.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto oferece vários benefícios para a saúde e bem-estar da comunidade escolar, com aspetos diferenciadores e inovadores que o tornam único, nomeadamente:
O espaço de lazer com bancos de jardim e sombras oferece um ambiente tranquilo, onde alunos, professores e funcionários podem descansar e relaxar, diminuindo o stress e a ansiedade. Os espaços verdes têm um efeito comprovado de redução de tensão e são especialmente benéficos para a saúde mental.
O campo de jogos de basquetebol e voleibol de praia incentiva a prática de desporto, essencial para a saúde física e o bem-estar dos alunos e até dos professores e funcionários. A prática regular de desporto aumenta a resistência física e melhora o humor, promovendo uma comunidade mais ativa e saudável.
A horta biológica promove a educação sobre alimentação saudável, mostrando aos alunos a origem dos alimentos e incentivando o consumo de produtos frescos e naturais. Este conhecimento pode ter impacto nas escolhas alimentares, tanto na escola quanto em casa.
O espaço de plantas aromáticas e suculentas cria um ambiente sensorial único, onde os aromas e as texturas das plantas promovem o bem-estar emocional e estimulam os sentidos. Este espaço diferencia-se por proporcionar uma experiência multissensorial que é relaxante e envolvente.
A combinação de espaços de lazer, descanso, atividade física e horta num único recreio é inovadora, pois ao integrar todas estas funções, o projeto promove o bem-estar físico e emocional de forma equilibrada.
A horta biológica e o espaço de plantas aromáticas não só oferecem alimentos, mas também criam um laboratório natural onde os alunos aprendem sobre agricultura biológica, compostagem e sustentabilidade.
A horta e o sistema de compostagem possibilitam a criação de um ciclo de reutilização e regeneração de recursos, onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo, fechando o ciclo de produção e consumo de forma sustentável. Este aspeto educa os alunos sobre a importância da economia circular e da sustentabilidade.
Este projeto é inovador ao envolver ativamente alunos, professores e até famílias nas várias fases de implementação e manutenção. Essa inclusão fortalece o espírito de comunidade e gera um ambiente mais colaborativo e inclusivo, um aspeto diferenciador que reforça o sentimento de pertença e responsabilidade partilhada.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Foi iniciado em setembro de 2023, sofreu alterações em maio de 2024, aquando da construção dos campos desportivos e prevemos concluir o projeto durante este ano letivo de 2024/25.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pais e Encarregados de Educação: Cedência de algumas semente e plantas.
Município de Baião: Construção dos campos de jogos e cedência de material e terra para cultivo da horta. Construção do sistema de rega.
Casa das Hortas: Cedência das paletes de madeira para construção da vedação.
Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere: Disponibilização de meios humanos e equipamento/materiais para construção da horta.
Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere: Disponibilização de meios humanos e equipamento/materiais para construção da horta.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos Financeiros:
Orçamento Participativo dos alunos - 500€
Verba do TEIP - 350€
Comparticipação do município de Baião - 500€
Outros apoios necessários: 1.500€
Recursos humanos:
Parceiros
Comunidade escolar
Recursos materiais:
Paletes, bancos de jardim, madeiras, pneus, pedras, cordas, sementes, base de lago artificial, programador de rega e aspersores, tubagem, ferramentas diversas...
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Uso dos Espaços e Participação dos Estudantes:
O aumento da utilização dos espaços exteriores por parte dos alunos e da comunidade escolar pode ser medido, por exemplo, pelo número de atividades realizadas ao ar livre (aulas, eventos, recreio), bem como pelo tempo médio que os alunos passam nesses espaços. Um maior uso indicaria que os espaços estão mais atraentes e funcionais.
Melhoria no Bem-Estar e Comportamento dos Alunos:
Avaliar como os novos espaços influenciam o bem-estar dos alunos, medido através de questionários sobre satisfação, perceção do ambiente escolar e até observação de mudanças no comportamento, como redução de conflitos no recreio ou aumento da colaboração.
Impacto Ambiental e Sustentabilidade:
Este indicador pode incluir a medição de melhorias ambientais, como aumento de áreas verdes, melhor gestão da água (através de sistemas de irrigação sustentáveis ou recolha de águas pluviais), e até a integração de práticas de reciclagem. A criação de espaços verdes, como hortas ou zonas de descanso ecológicas, também pode ser avaliada pela sua contribuição para a biodiversidade local.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Condicionantes Climáticas e Ambientais:
Secas, inundações ou geadas: O clima extremo pode afetar a produção de alimentos, danificar culturas e comprometer a viabilidade do projeto.
Degradação do Solo: A qualidade do solo é fundamental para uma horta biológica. Se o solo for pobre em nutrientes, compactado ou contaminado, será difícil manter a produção de alimentos de qualidade.
Controle de Pragas e Doenças:
Ausência de Pesticidas Químicos: Como na horta é biológica não se faz o uso de pesticidas. O controle de pragas e doenças com métodos naturais (como rotação de culturas, uso de predadores naturais) pode ser menos eficaz e exigir mais esforço e conhecimento técnico.
Rápida disseminação de doenças: Certas doenças podem se espalhar facilmente entre as plantas e, se não forem tratadas a tempo, podem causar perdas significativas na colheita.
Envolvimento e Compromisso da Comunidade:
Baixa participação: Se o projeto depender de voluntários ou da comunidade local, há o risco de haver um baixo envolvimento, especialmente em períodos em que a escola se encontre fechada ou sem alunos (interrupções letivas).
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: