Escola EB D. Domingos Jardo (Sintra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Aumentar a área verde do espaço escolar, através da colocação de vasos, de forma a florir o pátio, sem perder a funcionalidade do pavimento.
Embelezar o gradeamento que circunda a escola através do crescimento de trepadeiras no mesmo.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola já tem alguns espaços verdes e trepadeiras a revestir o gradeamento da escola.
O ambiente circundante à volta da escola é parcialmente ocupado por terrenos sem construção e com alguma vegetação. O gradeamento em ambas as zonas não carece de intervenção.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
19000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
50
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O problema a resolver é o excesso de alcatrão e aumentar a área verde e por consequente a biodiversidade existentes na escola. Para esse fim, serão instalados vasos e canteiros em redor do pátio da escola com espécies trepadeiras autóctones de forma a criar paredes verdes, tendo também como função embelezar o gradeamento já existente. Em complemento serão construídos hotéis de insetos e esconderijos para aves em áreas adjacentes ou espaços verdes já-existentes.
Adquirir sementes e material para as propagar com auxilio dos alunos. Comprar plantas para plantar e material para esse fim. Comprar vasos e canteiros tipo mobiliário urbano. Comprar material para fabricar vasos com resíduos.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Os vasos instalados em cimento ou outro material mais resistente (tipo mobiliário urbano), quer ao uso, quer a eventuais atos de vandalismo, terá sempre uma duração de vida longa, na ordem de décadas. Vasos menos resistentes ou construídos a partir de materiais reciclados terão um
ciclo de vida expectável mais curto, de pelo menos alguns anos. O ciclo de vida das trepadeiras, e portanto das paredes verdes que pretendemos formar, pode ser de vários anos dependendo da(s) espécie(s) escolhidas.
Explicite:
Promoção da biodiversidade: Ao aumentar a superfície verde da escola com espécie autóctones e por consequente a quantidade de biomassa disponível, estaremos a sustentar mais espécies de animais herbívoros, nomeadamente insetos, e a promover o surgimento de cadeias alimentares baseadas em espécies da nossa flora. A criação de hotéis de insetos e esconderijos para pássaros tem como objetivo contribuir para a diversificação das espécies presentes nos nossos pátios.
Melhoria da qualidade do ar: Ao termos uma maior área coberta por vegetais, irá ocorrer mais fotossíntese e por consequente consumo de CO2. Por outro lado, ao criarmos uma barreira verde com a estrada de acesso à escola, estaremos a reduzir o contacto das crianças com as partículas emitidas pelos veículos a combustão.
Redução do ruído: A mesma parede verde reduz a quantidade de ruído da estrada para o pátio da escola.
Promoção da economia circular: Ao utilizarmos materiais reutilizados para criarmos mais vasos em redor da escola, estaremos a aumentar o tempo de vida útil dos produtos utilizados.
Promoção a inclusão: A nossa escola está inserida numa zona de alta densidade urbana (Cidade do Cácem), local em que as crianças e jovens tem menos probabilidade de viverem em habitações com jardins e tem menos oportunidades de contactar com espaços verdes. Para além de aumentar o contacto com espaços verdes, esperemos que uma escola mais florida promova a melhoria dos índices de bem-estar dos nossos alunos.
Melhorar a qualidade dos tempos livres: Uma vez que a presença de espaços verdes está relacionada com maior qualidade de vida e mais bem-estar das populações, esperamos que os nossos alunos crescem mais feliz ao terem pátios da escola mais floridos, nomeadamente nos intervalos entre aulas e nas interrupções para almoço.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A ideia de os alunos propagarem plantas para a sua plantação tem como objetivo auxiliar na compreensão das técnicas de propagação lecionadas em Ciências Naturais e Biologia e Geologia.
Quanto à ideia parede verde criada é ser mantida principalmente por alunos, quer no âmbito do programa eco escola, quer no âmbito de disciplinas relacionadas com o ambiente ou cidadania.
Poderá também ser adquirido material para a remoção de lixo nos pátios e canteiros da escola, permitindo criar dias dedicados para o efeito e sensibilizar os alunos para a limpeza dos espaços comuns.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A participação dos alunos é central em todas as fases de implementação do projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Como referido anteriormente, a beneficiação dos pátios escolares em locais mais verdes pode apresentar melhorias em termos de saúde reduzindo a poluição das emissões de partículas dos veículos no espaço escolar. Mas o que pretendemos é criar um estímulo positivo em termos motivacionais e de saúde mental nos alunos. Esperemos motivar os aluno fazendo-os sentir que a escola também é deles, ao participarem neste projeto. Por outro lado, mais espaços verdes leva à melhoria dos níveis anímicos, e esperemos nós, a crianças e jovens mais saudáveis mentalmente.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
1ª Fase - Mês de Janeiro.: Aquisição do material, quer através da compra, quer pela recolha de material para a construção de vasos através de uma campanha na escola. Construção dos vasos e germinadores de sementes a partir de material reciclado. Neste ponto é necessário comprar material básico de manutenção de espaços verdes como terra e pás de jardinagem.
2ª Fase - Fevereiro a Abril: Instalação dos canteiros comprados e construídos.
3ª Fase - Abril a Junho: Plantação das espécies autóctones. A germinação das espécies estudadas começa na primavera de 2025.
4ª Fase – a partir de abril: manutenção dos espaços verdes criados, nomeadamente através de monda e rega. Em simultâneo construção dos hotéis de insetos e abrigos para pássaros.
No final do ano letivo de 2024/2025 é de esperar que os canteiros estejam instalados e plantas. A partir daí é necessário dar continuação à manutenção e rega destes.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parceiros: procurar estabelecer uma parceria com a junta de freguesia, de forma a ter apoio no transporte e instalação dos vasos de mobiliário urbano e restante material adquirido.
No plano interno, envolver os alunos dos clubes, tais como o CCVnE.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os 1000€ seriam divididos da seguinte forma:
600€ - 10 canteiros (mobiliário urbano) de 3m de comprimento cada.
200€ - Material de plantação e rega de jardim.
100€ - Aquisição de plantas e sementes para cultivo
100€ - Aquisição de material (cola por exemplo) para fabricar a partir de resíduos as seguintes estruturas: hotéis de insetos, abrigos de pássaros e vasos.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Realização de um inquérito sobre a perceção das paredes verdes pelos alunos.
Evolução do número de alunos a participar no projeto eco-pátios
Área de parede verde instalada ao longo dos vários anos em que decorre o projeto.
3.5- Identifique as principais dificuldades(riscos) que poderá ter o projeto.
Dificuldade em arranjar parcerias, quer internas na escola, quer externas.
Dificuldade em manter o projeto a funcionar corretamente no caso de o corpo docente não se manter estável ao longo dos anos.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não preencheu
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: