Escola EB 2,3 Frei Estevão Martins (Alcobaça)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A Escola Frei Estêvão Martins, atualmente, está a usufruir de um programa de reabilitação e requalificação do edifício escolar. Numa obra com uma linha temporal perto de ano e meio, os espaços de convívio e de recreio dos alunos encontram-se muito condicionados. Dadas as obras existentes também a Horta Pedagógica necessita de uma recomposição e reconversão dos espaços em terreno de cultivo disponível.
Alguns alunos (7 turmas) foram auscultados e desafiados a elaborarem esquemas, esquiços e desenhos sobre o espaço de convívio na zona do telheiro, numa reflexão e perspetiva de convívio, integração, melhoria de espaço verde e abertura à comunidade.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A consistência da ação do Agrupamento na promoção do desenvolvimento atividades promotoras da solidariedade, da inclusão e da participação democrática e o enfoque na dimensão europeia da cidadania tem sido um ponto forte que deve ser mantido e reforçado.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
17000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1116
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se ancorar um conjunto de atividades associadas ao lema Ser+, por exemplo, de partilha (TrocaAKI) a serem experienciadas por todos os alunos, ao longo do seu percurso no Agrupamento e concretamente na Escola Frei Estêvão Martins. A Horta Pedagógica será um suporte de TrocaAKI-verde da horta, ou ainda TrocaAKI-mim (um espaço para experiências de mentoria). As atividades ancoradas pretendem enraizar um ambiente mais acolhedor, inclusivo e seguro.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente.
Especificar:
Os alunos do 2.º ciclo envolvidos propuseram jogos desenhados no pavimento.
Os alunos do 3.º ciclo envolvidos propuseram espaços de zonas de partilha (Troca AKI- brinquedos, Troca AKI-vestuário, Troca AKI- verde da horta, Troca AKI-mim) a serem dinamizadas pelos alunos, zonas de convívio com mobiliário e pontos de reciclagem e dois armários para o Telheiro (troca de jogos/livros) e canteiros. As zonas de partilha TrocaAKI serão abertas ao envolvimento dos pais e encarregados de educação, com um calendário proposto pelos alunos.
Explicite:
Esta proposta abrange um leque vasto de contributos, por exemplo, Promoção da Economia Circular- redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais: (Troca AKI- brinquedos, Troca AKI-vestuário, Troca AKI- verde da horta, Troca AKI-mim) a serem dinamizadas pelos alunos, zonas de convívio com mobiliário e pontos de reciclagem e dois armários para o Telheiro (troca de jogos/livros) e canteiros. Está implícito os objetivos já mencionados no ponto anterior.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos serão os principais promotores e dinamizadores destas atividades estabelecendo canais de comunicação com os alunos de outras turmas (apresentação nas turmas). Serão constituídas equipas de alunos responsáveis para cada espaço pedagógico. Serão os alunos a estabelecer um calendário.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
1- Divulgação na comunidade escolar dos espaços de partilha
2- Constituição de Equipas Voluntárias
3- Reunião para definição do calendário das atividades e horários possíveis dos alunos envolvidos
4-Definição de um aluno para reportagem das atividades.
5-Avaliação da atividade (junho) e divulgação dos registos no Livro de Opinião.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A Escola, ao constituir-se como um espaço seguro e saudável, está a facilitar a adoção de comportamentos favoráveis à saúde e bem-estar e a partilha dos espaços Troca AKI passa por poder ser um dos elementos de referência e contributo para a criação de condições ambientais e de relação na escola, favorecedoras da saúde e bem estar da população consequentemente do sucesso educativo e pessoal dos alunos.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Inicia em fevereiro de 2025 e termina em julho de 2025.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O Município de Alcobaça tem sido um parceiro constante no Programa do Eco-Escolas e um suporte de apoio na Escola.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Os recursos humanos são os alunos, os professores Diretores de Turma e da Educação Especial, assim como os pais e encarregados de educação que possam estar interessados. Os materiais decorrem da disponibilidade financeira do Agrupamento de Escolas Cister, mas estão a ser desenvolvidas diligências para a participação de mecenas com mobiliário e equipamentos. Cada Pergola para os TrocaAki implica um custo de aproximadamente 600 euros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de alunos envolvidos com o projeto nas valências dos espaços de partilha TrocaAKI (vestuário); Troca AKI (brinquedos); Troca AKI(verde da horta); Troca AKI(mim).
Disponibilização de um LIVRO de OPINIÃO para os alunos e pais/encarregados de educação.
Registo de notícias pelos alunos para o Agrupamento.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As dificuldades principais serão a concretização em tempo para instalação dos espaços propostos (TrocaAKI).
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: