CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária José Falcão (Miranda do Corvo)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Falta de locais para plantar algumas espécies vegetais
Pintura de muros
Bancos e mesas de exterior

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Pequeno espaço verde
2Mesas de ping-pong
2 mesas de madeira
4 bancos
2 mini-hortas pedagógicas (caixas de madeira)

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
800

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
15

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Embelezamento do espaço (pintura de 1 mural e 2 vasos grandes com árvores autóctones), espaço de convívio com jogos (mesas de xadrez, jogo da macaca e do galo)

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Promover a boa harmonia e interacção/cooperação entre os alunos
Promover a criatividade e bem-estar
Respeito pela natureza
Promover a expressão visual

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Cuidar dos espaços verdes e espaços destinados a jogos

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Na fase de implementação e na fase posterior à implementação

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
. Promover a actividade física
Fomentar atitudes positivas entre os pares
Promover o bem-estar físico e psíquico
Promover o respeito pela natureza

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Já se iniciou no ano passado com a colocação de 2 caixas de madeira com terra para cultivo de plantas aromáticas (pequena horta pedagógica), as mesas de ping-pong e um pequeno mural.
Todo o resto é para ser dinamizado este ano lectivo (2 vasos grandes com árvores autóctones, pintura de um mural alusivo ao meio ambiente, 2 mesas de xadrez de exterior com bancos e pintura no chão do jogo da macaca e do galo)

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Iremos solicitar a intervenção da Junta de Freguesia e Câmara Municipal no sentido de apoiarem as nossas propostas de actividades.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
2500 euros
Sementes e plantas aromáticas para os alunos do 2º e 3º. Ciclos dinamizarem a horta pedagógica já existente;
Ferramentas agrícolas;
Mesas, de exterior, de xadrez e bancos;
Peças de xadrez e damas;
2vasos grandes;
2 árvores autóctones, fornecidas pela junta de freguesia;
Tintas e pinceis para os alunos do secundário de artes pintarem o mural.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Inquérito de satisfação

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de verbas financeiras

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: