Escola EB1 Nº 3 de Agualva (Sintra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A) Os espaços exteriores cobertos são insuficientes para a população estudantil. O pátio carece de sombras que ofereçam abrigo das ondas de calor e dos dias chuvosos.
B) O ruído do exterior é incomodativo devido ao elevado tráfego da Avenida dos Bons Amigos.
C) O espaço do pátio não dispõe de bebedouros que disponibilizem água para alunos e animais.
D) A oferta de aprendizagens fora da sala é reduzida, devido às limitações existentes.
E) Faltam equipamentos infantis (baloiços, etc.) para os alunos do 1.º ciclo brincarem.
F) Reaproveitamento precário de águas pluviais para a manutenção da horta pedagógica e dos espaços verdes;
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A) Horta pedagógica e canteiros bem cuidados com diversas espécies já catalogadas no aplicativo PlantNet
B) A população escolar valoriza a preservação do equipamento escolar.
C) Os espaços de sombra deveriam ser mais aproveitados, por exemplo as árvores do pátio.
D) Local de convívio e brincadeiras.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1427
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
613
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Foi colocada a seguinte pergunta aos alunos: “Como seria o pátio ideal da escola?”. A partir dessa questão as turmas realizaram diferentes trabalhos, desde a gravação de uma canção e dramatização em vídeo, a trabalhos de maquetes e desenhos ilustrativos. Após a recolha das produções dos alunos concluímos que a principal intervenção a realizar é a implementação de um jardim vertical apoiado no gradeamento que separa o exterior da escola que confronta a avenida dos Bons Amigos de Agualva. Com esta intervenção pretende-se reduzir o ruído do movimento das viaturas que circulam na avenida e criar um ambiente mais agradável, fresco e com mais sombra para as crianças da escola. Além disso, melhoramos a paisagem urbanística da escola e aumentamos a diversidade de espécies da flora do jardim. Esta intervenção poderá ser concretizada com garrafas de água utilizadas como vasos suspensos e complementarmente com vasos suspensos adquiridos comercialmente para esse propósito. Outras intervenções de interesse, relacionadas com a ideia principal, seria a recolha de águas pluviais para a rega do jardim e a instalação de bebedouros para as diferentes espécies de aves e insectos que frequentem o habitat do pátio da escola.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente, uma vez que será criada uma estrutura de vasos apoiados nas grades da escola para suportar o crescimento das plantas.
Explicite:
– Atividades pedagógicas.
O espaço exterior requalificado poderá ser usado para a aprendizagem de diversos conteúdos das diversas disciplinas de uma forma prática, interdisciplinar e inclusiva. O envolvimento dos alunos na requalificação do espaço contribuirá de forma significativa para o crescimento como cidadãos ativos e responsáveis.
- Espaço de utilização livre.
A existência de um espaço onde os alunos se podem movimentar livremente tendo assegurados o conforto ( redução do calor, do ruído…) permitirá uma maior diversidade de brincadeiras com maior qualidade que certamente contribuirá para o bem estar de todas as crianças.
– promover a biodiversidade.
(i) A criação de: jardins com plantas nativas para atrair polinizadores ( abelhas, borboletas, pássaros); (ii) construção de espaços para habitats (caixas ninho para pássaros; (iii) a existência de um compostor com reciclagem de resíduos orgânicos para obtenção de fertilizante natural para a horta pedagógica e (iv) manutenção da horta pedagógica onde os alunos são participantes ativos.
– um uso mais eficiente da água.
(i) instalação de sistemas de captação de águas da chuva para reaproveitamento na rega dos espaços verdes; (ii) existência de bebedouros com torneiras com “sensores”;
– melhorar a qualidade do ar.
(i) a construção de um jardim vertical no gradeamento da zona envolvente do recreio, contribuirá para a purificação do ar e também proporcionará um ambiente mais agradável e fresco.
– promover a inclusão.
(i) a criação de um espaço sensorial permitirá a alunos com comprometimento sensorial uma maior estimulação; (ii) A existência de zonas com sombra possibilitará uma melhor distribuição das crianças no espaço exterior favorecendo a existência de zonas de brincadeira mais calmas e mais acessíveis a alunos que privam ou necessitem de zonas mais tranquilas.
– melhorar as condições de aprendizagem.
O espaço exterior requalificado funcionará como uma extensão e complemento da sala de aula, tornando-se num espaço de aprendizagens ativas, interdisciplinares e inclusivas contribuindo assim para um desenvolvimento integral dos alunos. Por sua vez, um espaço onde as crianças podem brincar com qualidade também contribui para um desenvolvimento integral dos alunos possibilitando melhorias ao nível da atenção e da concentração quando retornam às salas de aula.
– melhorar a qualidade dos tempos livres.
(i) A existência de um espaço que promove a interação com a natureza e a educação ambiental de forma lúdica e onde os alunos se podem movimentar livremente tendo assegurados o conforto (redução do calor, do ruído…) permitirá uma maior diversidade de brincadeiras com maior qualidade que certamente contribuirá para o bem estar de todas as crianças.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Na nova zona ajardinada optamos por espécies resilientes. O sistema de vasos individuais fixos ao gradeamento permitirá a fácil acessibilidade no caso de necessitarmos intervir ao nível da sua manutenção ou substituição. Os alunos poderão intervir na monitorização e rega das plantas do jardim vertical.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos realizaram um conjunto de trabalhos que envolveram a expressão musical (a música “O pátio de Agualva”), dramática (o vídeo “O eco-pátio de Agualva” e plástica (com as diferentes ideias de cada turma para a melhoria dos pátios), e que em breve serão expostos num dia aberto à comunidade escolar para divulgar este projeto.
O projeto do jardim vertical com a representação escrita da designação da escola alunos da escola a partir de garrafas de água. Estes vasos serão fixados ao longo do gradeamento da escola.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Este projeto contribuirá para a melhoria da qualidade paisagística da zona urbana da nossa comunidade escolar. Este projeto além de envolver continuamente os nossos alunos ao nível pedagógico e lúdico poderá inspirar outras escolas a desenvolver práticas inovadoras e benéficas para o ambiente urbano.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto já teve início com a conceptualização da intervenção. Os primeiros passos estão a decorrer, começando com uma exposição em novembro de 2024 e com a recolha, por parte da comunidade escolar, de garrafas de plástico para a construção dos vasos suspensos. O projeto fica completo no final deste ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O projeto estará aberto à colaboração de entidades parceiras da escola, como estabelecimentos comerciais próximos que recolhem garrafas de plástico. A Junta de Freguesia de Agualva já colabora com as necessidades da escola no que diz respeito à horta pedagógica e noutras ações ao nível do programa Eco-escolas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
O projeto não depende exclusivamente do financiamento externo para a concretização da ideia principal “O jardim vertical no gradeamento” devido à colaboração da comunidade escolar. No entanto, para obter o maior impacto, a aquisição de material comercializado beneficiará produto final. A estimativa para a aquisição de vasos suspensos, sistemas de recolha de água pluvial e bebedouros, através da consulta de lojas de especialidade apontam para um total de 450 euros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1 - O número de vasos suspensos construídos pelos alunos.
2 - Resultados de um inquérito sobre o grau de satisfação dos alunos em relação à melhoria da qualidade do eco-pátio da escola.
3 - Número de atividades pedagógicas de ligação entre as turmas e o novo ambiente criado pelo projeto eco-pátio (exposições abertas à comunidade, aulas ao ar livre, entre outras).
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A gestão do projeto deve acautelar a segurança dos vasos suspensos bem como a localização dos bebedouros e sistemas de recolha de água de forma a minimizar qualquer risco para os alunos.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: