Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Do muito espaço exterior da escola, só aproximadamente um quarto pode ser considerado ajardinado. Se ao espaço exterior não ajardinado acrescentarmos a área de implantação do edificado, rapidamente se conclui que a área de solo impermeabilizado é, em percentagem, muito elevada. O pátio onde nos propomos intervir é mais um desses espaços impermeabilizados, com cubo de granito, e é pouco usado pela comunidade escolar, devido a não ser atrativo – insere-se na tipologia de “pátio inglês”, abaixo da cota principal, circundado por um edifício e por muros de betão.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço exterior apresenta pontos de elevado interesse e de elevada procura pelos alunos, onde podem usufruir da sombra de algumas árvores e de mesas e bancos, próprios para exterior, que a escola tem vindo a adquirir. Alguns muretes, realizados aquando da construção da escola, servem de bancos e são muito usados pelos alunos, sendo que dois deles se encontram no pátio onde se pretende intervir. A horta pedagógica é um dos pontos de relevo no espaço exterior.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
10500 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
60 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Propõe-se a requalificação do pátio, acrescentando-lhe elementos diversos, que se adequem a diversas atividades e finalidades pedagógicas e que o tornem mais atrativo, quer do ponto de vista visual, quer do ponto de vista funcional, mas sempre com a preocupação de não o descaraterizar nem danificar, respeitando as diretivas da empresa pública Parque Escolar. Este espaço foi concebido para ser usado pelos alunos, como zona de estar, e tem potencial para se tornar um ótimo ponto de encontro e de lazer, devido à sua localização central – acede-se-lhe pela entrada principal, pelos serviços administrativos, pela zona da biblioteca e pelo auditório. Poderá, se requalificado, vir a ser um dos locais mais atrativos da escola.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente - é nossa intenção gastar o mínimo possível de materiais e que estes, uma vez aplicados, de forma sustentável, tenham uma vida útil o mais longa possível e que não obriguem a gastos futuros na sua manutenção.
Explicite:
Esta proposta pretende ser muito abrangente, permitindo, desta forma, usos distintos para o pátio.
Para tornar este espaço exterior atrativo, inclusivamente para alguns pequenos animais, propomos a instalação de hotéis de insetos e de casas para pássaros, bem como de plantas, que cobrirão as paredes de betão, contribuindo, assim, para a promoção da biodiversidade.
O calor, que no Verão se faz sentir com muita intensidade em Marco de Canaveses, poderá ser atenuado pela vegetação e pelas telas de ensombramento propostas.
A opção por plantas pouco exigentes relativamente à rega e a explicação aos alunos do porquê destas escolhas, contribuirão para que se dissemine uma mensagem de poupança de água, não só na escola como fora dela.
O pátio tem, atualmente, condições acústicas más, que resultam das paredes não absorverem ruído, o que se agrava pelo facto de a mesa de matrecos propiciar barulho, por vezes incomodativo, porque ecoa naquele espaço. A colocação de floreiras e de plantas, no chão ou suspensas, feitas com paletes reutilizadas, contribuirá para a absorção de barulho excessivo, para além dos outros propósitos que estão associados a esses elementos.
A biodiversidade e as interações entre os diversos biossistemas, que poderão ser observadas num espaço contido, apesar de exterior, e as aulas ao ar livre que poderão vir a ter lugar naquele espaço, de diversas áreas - das ciências às artes visuais- serão, certamente, mais-valias diretas na melhoria das condições de aprendizagem, para além do bem-estar proporcionado nos tempos livres, que, indiretamente, também beneficiará as aprendizagens realizadas em contexto de sala de aula.
Pretende-se manter os elementos existentes neste espaço – pérgula, mesa de matrecos e muretes/bancos – sendo que os muretes poderão ser um excelente local para se pintarem tabuleiros para jogos de xadrez e damas, por exemplo, apelando-se, com mensagens visualmente criativas, para a redução do uso do telemóvel nos tempos livres, no sentido de se privilegiarem os jogos não virtuais e o convívio pessoal. Por outro lado, transformar o pátio num local visualmente atrativo, com plantas, pássaros, zonas ensombradas e com muros tratados, não só pelos elementos naturais, mas também por intervenções de natureza artística dos alunos de Artes Visuais, melhorará, com certeza, a qualidade dos tempos livres da comunidade escolar.
A incorporação de ecopontos neste projeto, favorece a educação ambiental e para a sustentabilidade, tal como a pintura mural, alusiva à defesa do meio ambiente, e os materiais sustentáveis aplicados, que servirão de exemplo a seguir noutros espaços exteriores da escola.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A manutenção, que se prevê venha a ser pouca, como regar plantas, se necessário, ou fazer pequenos ajustes nos equipamentos colocados, ficará a cargo dos alunos que integram a equipa Eco-Escolas e da Associação de Estudantes.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Numa primeira fase, o projeto envolverá os alunos do ensino básico que trabalharam neste projeto – serão eles que executarão as tarefas propostas, algumas delas com a colaboração de alunos de Artes Visuais que, com os seus professores, os orientarão na pintura dos muretes e do mural. Também na execução dos hotéis de insetos e das casas para pássaros, as turmas de Materiais e Tecnologias, do 12.º ano, poderão ajudar, tendo em conta os projetos dos colegas mais novos, agora proponentes.
Com o trabalho em execução, será importante envolver a restante comunidade educativa, apelando à contribuição com materiais para, incorporando-os nos trabalhos em execução reutilizar (algo que já foi feito nesta escola, com enorme sucesso). Desta forma, com o contributo de todos, consegue-se envolver a comunidade escolar num só projeto, passará a haver um objetivo comum, que todos quererão acarinhar e preservar.
Numa terceira fase, a utilização do espaço será aberta à comunidade, não só escolar como educativa, para que a escola possa ser, como sempre deve ser, um exemplo para a comunidade envolvente.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Conhecem-se os benefícios de espaços bem concebidos, tanto interiores como exteriores, no domínio da saúde, inclusivamente da saúde mental. Um espaço exterior, acolhedor, que transmita uma sensação de bem-estar, que dê condições para conversar, partilhar, jogar, ler, parece ser uma boa aposta na promoção da saúde, particularmente da mental, após os anos de confinamentos e restrições a que todos nos vimos obrigados.
Este projeto diferencia-se de outros porque é concebido por alunos do 3.º ciclo do ensino básico, mas, na sua execução, envolve toda a comunidade escolar e, após a sua realização, tem potencial para, em situações particulares, de relevo, trazer a comunidade educativa à escola.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O início da intervenção dar-se-á em meados do mês de novembro e prevê-se a sua conclusão no final do 2.º período letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A autarquia, como noutras alturas, estará disponível para contribuir, com meios humanos ou materiais, se necessário. Eventualmente, poderá ser necessário solicitar a outras entidades, como empresas, materiais que já não têm utilidade e que poderão ser reaproveitados para a execução de equipamentos – paletes para os bancos e mesas, por exemplo - e/ou para a intervenção artística dos alunos de Artes Visuais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Como estimativa, parece ser possível concretizar este projeto com o valor de 1000 €, atendendo à aposta que em regra se faz nesta escola de reutilização de materiais. No que respeita a recursos humanos, julgamos poder trabalhar apenas com os alunos professores e pessoal não docente, sem necessidade de recurso a meios externos à escola. Contudo, a verificar-se essa necessidade, teremos, com certeza, o apoio da autarquia que, noutras situações análogas, já colaborou com a escola, dessa forma.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
-Redução de Resíduos: Medir a quantidade de resíduos sólidos gerados nos pátios participantes antes e após a implementação do projeto. A comparação dos dados pode indicar a eficácia das práticas de redução, reutilização e reciclagem promovidas pelo concurso.
-Aumento na Diversidade de Espécies: Avaliar a diversidade de espécies vegetais e animais nos pátios após a implementação das melhorias. Um aumento na biodiversidade pode indicar um ambiente mais saudável e sustentável, além de promover a conservação local.
-Participação da Comunidade: Medir o número de participantes e eventos relacionados ao projeto, como workshops, palestras e atividades de conscientização. Um aumento na participação da comunidade pode refletir um maior engajamento e conscientização ambiental, além de fortalecer o senso de comunidade em torno do projeto.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Mudanças climáticas ou eventos climáticos extremos podem impactar negativamente o desenvolvimento do pátio, afetando as plantações e a biodiversidade. Esses fatores podem dificultar o alcance dos objetivos do projeto. Assim como a falta de um plano claro de manutenção durante as pausas letivas , pode levar à deterioração do pátio e ao abandono das práticas sustentáveis.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: