Escola Secundária/3 Martinho Árias (Soure)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Na nossa escola, os espaços exteriores apresentam falta de:
- zonas de sombra;
- bancos e mesas;
- espaços lúdicos;
- espaço ao ar livre onde um grupo /turma se possa sentar para poder ser dada uma aula, fazer uma sessão de formação, fazer apresentações orais de livros, etc.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola já criou alguns pontos nos espaços exteriores que, embora em alguns casos careçam de melhoria, devem ser mantidos, pois permitem:
- o aumento da biodiversidade (Horta, Estufa, Hotel de insetos, plantação de árvores de fruto e de espécies autóctones, Charco com plantas aquáticas e subaquáticas raras);
- servir de suporte para realizar atividades pedagógicas ao ar livre que são extensão das aulas (Horta, Estufa, Hotel de insetos, plantação de árvores de fruto e de espécies autóctones, Charco);
- fazer educação ambiental (Mini Ecocentro Pedagógico para sessões formativas de reciclagem, Horta, Charco, Hotel de insetos);
- a inclusão e a interação intercultural (atividades na Horta, Charco, espaços verdes);
- fomentar o bem-estar (Esplanada, zonas arbóreas, Horta).
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
20,704m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
cerca de 30m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção a realizar será a instalação de 2 pérgulas que permitam criar zonas de sombra sobre bancos e mesas, que podem funcionar também como zona lúdica, já que essas mesas terão, inclusivamente, tabuleiros de jogos pintados. A sombra, que ajudará a atenuar as altas temperaturas no Verão, será feita por plantas trepadeiras.
Com esta intervenção pretendemos contribuir para a mitigação de alguns problemas na escola: falta de bancos nos espaços exteriores, especialmente à sombra; falta de zonas de sombra nos pátios da nossa escola; falta de jogos e atividades lúdicas nos espaços exteriores; falta de um local onde possa funcionar o clube de xadrez (pelo menos quando o tempo está agradável), visto que um/dois dos tabuleiros pintados nas mesas será(ão) tabuleiro(s) de xadrez/damas; falta de locais no espaço exterior onde seja agradável realizar atividades pedagógicas com uma turma/ grupo de alunos; falta de locais frescos e agradáveis para realizar trabalhos de grupo ou, simplesmente, descansar.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção terá um caráter permanente. Pretende-se que sejam estruturas resistentes à chuva, sol e vento e que, embora precisem que vá sendo feita manutenção, se mantenham durante anos.
Especificar:
- espaço para realizar atividades que permitam a socialização e inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
- espaço para conversa e socialização com o objetivo de ajudar a integração de alunos estrangeiros não falantes de língua portuguesa
Explicite:
As trepadeiras das pérgulas aumentarão a variedade de espécies nos espaços exteriores da escola, contribuindo deste modo estas estruturas para aumentar a biodiversidade da escola. Este aumento da vegetação contribuirá também como sumidouro de dióxido de carbono e produção de oxigénio, o que quer dizer que dará o seu contributo para a diminuição dos impactos das alterações climáticas e para a melhoria da qualidade do ar. Além disso, a vegetação que cobrirá e rodeará as pérgulas irá ajudar a diminuir o impacto do ruído que vem da estrada junto à escola, mas também do ruído produzido nos recreios da escola.
Por outro lado, estes espaços exteriores aconchegados pelas pérgulas constituirão zonas de sombra, frescas, confortáveis e agradáveis, potenciadoras de socialização e integração, podendo ser usados para atividades pedagógicas ao ar livre mais motivadoras ou para convívio e atividades lúdicas que ocupem os tempos livres.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Nas pérgulas será preciso cuidar das trepadeiras (regar, podar e encaminhá-las), tratar da manutenção dos bancos, mesas e dos jogos pintados na mesas e, ainda, da limpeza do espaço. Essa manutenção resultará, como no caso da criação e manutenção de outras estruturas existentes nos espaços exteriores da nossa escola, de um trabalho colaborativo entre alunos, assistentes operacionais e professores, integrada, por exemplo, em disciplinas como a Cidadania, em programas como o Programa Eco-escolas ou em clubes como o Clube Ciência Viva.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Depois de montadas as pérgulas, os alunos orientados por professores de CN e/ou de cidadania e com ajuda de assistentes operacionais, podem preparar a terra/floreiras para plantar as trepadeiras. Serão também os alunos, orientados por professores de EV, a pesquisar/planear que tabuleiros de jogos pintar nas mesas. Serão também eles a fazer e a pintar os tabuleiros e as peças dos jogos.
Toda a comunidades escolar será envolvida na utilização destas estruturas, visto que elas se destinam a ser utilizadas por alunos, assistentes operacionais e professores, tanto para lazer como para atividades pedagógicas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Um espaço ao ar livre, cuidado, com sombra, com bancos e mesas que permitam sentar, realizar tarefas, comer, fazer atividades lúdicas será sempre um espaço agradável e propiciador de bem-estar. Na nossa escola ainda maior valor tem, porque escasseiam as sombras e porque são muito poucos os bancos existentes nos pátios da escola que permitam aos alunos estar sentados comodamente ao ar livre.
Além disso, esperamos que estas pérgulas, que serão um misto de espaço construído e natural, contribuam para aumentar as ilhas de vegetação na escola, para criar espaços agradáveis para a realização de atividades pedagógicas e lúdicas, sejam ideais para descansar, socializar, partilhar ideias e contribuir para a inclusão de toda a diversidade existente numa escola.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A intervenção terá início quando a escola tiver acesso à verba necessária para a concretização do projeto, sendo esperado que esteja concluída nos 3 meses seguintes.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Para a concretização deste projeto prevemos a colaboração da Câmara Municipal de Soure, que é entidade parceira no desenvolvimento do Programa Eco-escolas na nossa escola, nomeadamente na tarefa de construção e parte do financiamento da estrutura das pérgulas.
Contamos com a APPCDM de Soure para a escolha e ajuda na manutenção das plantas trepadeiras a utilizar, visto terem a valência da jardinagem. Contamos também com a Junta de Freguesia, na preparação dos locais de construção das pérgulas, e com a ajuda da Associação do Património Natural e Construído de Soure (ONG), com a contribuição de alguns materiais para a construção dos jogos.
Contamos ainda com o apoio da Biblioteca Escolar, do Programa Eco-escolas, dos clubes da escola, nomeadamente, o Clube Ciência Viva, clube de Xadrez, entre outros, bem como, com o apoio da Associação de Pais na dinamização destes espaços, de modo a que tiremos o maior proveito possível da sua existência.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Estrutura das pérgulas 359€x2=718€
Trepadeiras 50€
Bancos / Mesas 540€
Material para pintar os jogos e peças para os jogos - 100€
Quanto a recursos humanos, contamos com alunos, docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação voluntários.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Frequência de utilização de bancos e mesas que se encontram na sombra das pérgulas para lazer, atividades lúdicas e descanso;
- Frequência de atividades pedagógicas ao ar livre aproveitando o espaço à sombra das pérgulas;
- Grau de satisfação dos alunos com as novas estruturas do recreio da escola
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Falta de recursos financeiros;
- as plantas trepadeiras não se desenvolverem o suficiente para criarem sombra;
- garantir que haja quem regue as trepadeiras durante o mês de agosto;
- extravio/perda/degradação das peças necessárias para os jogos;
- incapacidade de manter as estruturas que formam as pérgulas, bancos e mesas.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: