Escola Básica António Correia de Oliveira (Esposende)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A escola possui uma pequena área verde, com aproximadamente 475 m2, com diversas árvores de grande porte que criam sombra e são o elemento central do espaço verde escolar. Este espaço é o único local onde possui solo, mas que devido à má qualidade, tem dificultado a plantação de outras árvores autóctones e relvado, por isso houve necessidade de se pensar em novas soluções para tornar este espaço mais verde.
Além disso, a escola tem poucos espaços de lazer e convívio, poucas árvores de fruto, só possui uma pequena horta , não possui compostor, depósito de reaproveitamento das águas da chuva nem charco pedagógico.
Este espaço é pouco utilizado pelos alunos, pois carece de elementos que o tornem mais agradável , acolhedor e natural.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A renaturalização do espaço exterior da Escola Básica António Correia de Oliveira é um projeto que a Eco-Escola tem vindo a desenvolver e a implementar ao longo deste dois últimos anos de forma a colmatar as superfícies impermeabilizadas. Com este projeto pretende-se expandir a área natural, beneficiando a comunidade escolar com espaços verdes intemporais, promovendo um ambiente educativo mais sustentável e de bem estar.
Este projeto pretende dar continuidade à criação e ampliação do espaço verde escolar de forma a diversificar os espaços de lazer e atividades ao ar livre. A intervenção será de carácter permanente, pelo facto que as zonas intervencionadas e impermeáveis não serem utilizadas para mais nenhum fim.
De forma a apelar aos alunos e à comunidade escolar o usufruto dos espaços naturais e incentivar o cuidado pela natureza, foi criada uma sala de aula ao ar livre e colocadas mesas de jardim. Esta intervenção foi um sucesso, pelo que a comunidade escolar usa diariamente este espaço e uma grande parte dos alunos passou a frequentar esta nova área escolar, quer no desenvolvimento de atividades disciplinares, workshops e nos tempos livres.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
12681m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
475m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A intervenção a realizar tem várias vertentes , que a seguir se explicam:
- Criação de um charco pedagógico: são ecossistemas essenciais para a sobrevivência
de espécies de animais e plantas ameaçadas e importantes habitats com grande interesse de conservação. Estes habitats permitem a realização de atividades lúdico científicas, assim como o estudo da biodiversidade e processos ecológicos;
- Colocação de um compostor doméstico: permite devolver ao solo a matéria orgânica, fomentando práticas mais ecológicas e hábitos domésticos mais saudáveis;
- Criação de uma pequena horta: permite a observação do ciclo de vida das plantas e fomenta a importância de uma alimentação saudável, para além de desenvolver a responsabilidade e trabalho em equipe. Neste espaço pretende-se plantar flores, vegetais e ervas aromáticas, para atrair polinizadores, como as abelhas, promovendo um habitat natural;
- Criação de um espaço de convívio e sombra: colocação de bancos de madeira, floreiras, mesas de piquenique e pérgolas sombreadas com trepadeiras, permitindo aproveitar momentos de descanso e socialização, nos tempos livres. Nas floreiras serão plantados arbustos e plantas de jardim. Este espaço será também utilizado para atividades, workshops e aulas ao ar livre;
- Criação de um pequeno pomar com aduelas de cimento: será essencial como recurso educativo do ciclo de crescimento das plantas, fomentando o cultivo sustentável e a biodiversidade, para além de criar uma atmosfera verdejante;
- Depósito de águas pluviais: permitiriam o armazenamento e reutilização da água da chuva do edifício adjacente para diversas atividades, como a rega de espaços ajardinados e da horta.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de caráter permanente, nomeadamente o charco, a horta , a compostagem , o pomar, o depósito de águas pluviais e o espaço de convívio e sombra.
Especificar:
Workshops
Explicite:
Este ambiente naturalizado oferece aos alunos verdadeiras aulas de campo, oportunidades únicas de aprender e observar a importância de cada organismo para o equilíbrio ecológico, reforçando o valor da conservação ambiental e da biodiversidade. Permitirá o aumento da diversidade de espécies no espaço escolar, como aves, agentes polinizadores, anfíbios entre outros.
O depósito de água pluvial promove o uso consciente da água. O charco será um microambiente ideal para pequenos animais e plantas. Será também um espaço para tartarugas resgatadas pela Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
As atividades desenvolvidas em prol da manutenção do espaço, em especial da horta, será numa vertente de reutilização e preservação dos recursos naturais. Todo o mobiliário a ser colocado será realizado a partir da reutilização de madeira e de paletes.
O espaço está planeado para que todos as pessoas possam circular e ter acessibilidade, incluindo os que têm mobilidade reduzida. Será também contemplado no currículo dos alunos com necessidades especiais.
As zonas com bancos e mesas permitirão criar um novo espaço para os alunos relaxarem e socializarem durante os intervalo.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para garantir a manutenção do espaço e a sua sustentabilidade, a comunidade educativa, especialmente os alunos das Brigadas Verdes, irá proceder às seguintes medidas:
- Limpeza do espaço através dos auxiliares de educação e equipas das Brigadas Verdes do Eco-Escola;
- Supervisão dos auxiliares durante os intervalos;
- Monitorização da água acumulada e gasta na rega das plantas. Manutenções regulares para evitar o entupimento e vazamentos;
- Realização de podas periódicas nas árvores, arbustos e plantas do jardim, assim como controlo com métodos ecológicos, para crescimento saudável;
- Manutenção do solo das floreiras com a adição de composto orgânico para nutrir o solo;
- Monitorização da compostagem, verificando o equilíbrio entre resíduos verdes e secos, além da humidade, para garantir a produção de um fertilizante de qualidade;
- Limpeza do charco regularmente para remover detritos e vegetação excessiva, evitando a proliferação de algas indesejadas e mantendo o habitat adequado para a fauna;
- Reparação das estruturas como os bancos, mesas, floreiras e pérgola quando necessário.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A comunidade escolar e os alunos foram e serão envolvidos nas diferentes fases do implementação do projeto dos Eco pátios. Numa primeira fase, os alunos do 7.ºD fizeram um levantamento das necessidades e ideias através da auscultação da comunidade escolar. Seguidamente, idealizaram as diferentes intervenções e a sua localização. De acordo com a informação vinculada pelos serviços de obras da Câmara Municipal de Esposende, ficaram a saber que o solo impermeabilizado não se poderia levantar, devido à grande quantidade de detritos de obra presente no subsolo. Assim, deveriam aplicar outras iniciativas para tornar o espaço mais natural através do recurso a plantação em floreiras.
Para a instalação do charco e pérgula, a Associação de Encarregados de Educação juntamente com os serviços municipalizados ficará a cargo desta tarefa.
A criação de floreiras será através da reutilização de paletes que serão realizadas nas aulas de Educação Tecnológica.
O primeiro composto necessário para a plantação das plantas será fornecido pela empresa Municipal Esposende Ambiente.
Os bancos e mesas serão fornecidos e elaborados por empresas locais , que já têm vindo a trabalhar com a escola de forma voluntária e solidária.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto irá beneficiar a comunidade escolar, em especial os alunos, pelo facto de criar um novo espaço natural para os seus tempos livres e no desenvolvimento de atividades de caráter disciplinar. O espaço permitirá áreas de lazer e de convívio, em primeiro lugar, através de um contacto visual mais agradável , ajudando a potenciar ambientes mais tranquilos, de forma a promover a saúde mental.
O pomar e a horta serão ideais para fomentar a alimentação saudável e a consciencialização para os produtos biológicos locais e sazonais.
As atividades e workshops desenvolvidos nesta área, como jardinagem e oficinas disciplinares temáticas, promovem o trabalho em grupo e potenciam uma aprendizagem prática dos conteúdos apreendidos em sala de aula.
Será também um espaço em que os alunos com necessidades educativas especiais articulam trabalho em equipa e colaborativo, criando novas aprendizagens, autonomia e saberes, fomentando a educação e uma comunidade mais inclusiva.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início no 2.º período e fim no final do ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O projeto Erasmus+ Outdoor Learning in a Funny Way irá financiar os bancos em madeira e as aduelas, dando continuidade aos seus objetivos.
A construção do Charco Pedagógico terá como mentor e suporte técnico o Centro Ciência Viva de Braga, Centro de Ciência Viva de Vila do Conde e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas. Os materiais como pedra e lonas plásticas, serão fornecidas por empresas locais. Estes materiais serão o reaproveitamento de pedras de obras em curso e as lonas de empresas e transporte de camionagem.
A construção de floreiras ficará a cargo da disciplina de Educação Tecnológica, sendo os materiais madeira de paletes e madeira dos passadiços da praia, fornecidos por empresas de construção civil locais e pelo Município de Esposende.
O composto será fornecido pela empresa Municipal Esposende Ambiente, assim como a formação para a obtenção de composto de qualidade e disseminação desta prática.
A Cooperativa agrícola local e o Centro ambiental de Esposende irá oferecer as plantas e hortícolas.
A construção da pérgula será com a colaboração da Associação de Encarregados de Educação e Associação de Estudantes.
Os bancos e mesa serão fornecidos por empresas de carpintaria locais e que já auxiliaram e colaboraram em outros projetos.
As aduelas para a plantação de árvores de grande porte serão fornecidas por empresas locais, assim como a doação de dois depósitos para a água.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Charco ( lonas , pedras, bomba e mão de obra) : 510 euros
Bancos feitos com paletes( 50 euros a unidade) : 20x 50 = 1000 euros
Parafusos paras as floreiras: 50 euros
Pérgula em madeira( 250 euros cada) : 2x250= 500 euros
Aduelas em cimento( 35 euros a unidade) : 24x35= 840 euros
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Grelhas de registo , registos fotográficos e atividades desenvolvidas neste espaço intervencionado.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Um dos principais riscos será a resposta por parte das entidades para a manutenção dos equipamentos, numa resposta rápida e eficaz.
A criação de novos espaços verdes e o charco irá atrair insetos que poderão ser suscetíveis de alergias para alguns alunos.
Será necessário um trabalho acrescido pela comunidade escolar na formação dos alunos para manutenção e preservação dos espaços.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: