Escola EB 2,3 Jacinto Correia (Lagoa (Algarve))
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
“Quando os professores lecionam aulas ao ar livre, relatam alguns impactos significativos, nomeadamente:
- O comportamento dos alunos melhora;
- A turma fica entusiasmada para aprender e os alunos que se sentem mais inibidos muitas vezes prosperam num ambiente ao ar livre.
Quando os adultos recordam as memórias mais felizes da sua infância, é comum recordarem a alegria de brincar ao ar livre. Brincar não é só fundamental para a criança aproveitar a infância, como ensina competências de vida essenciais, tais como a resolução de problemas, o trabalho eLivrem equipa e a criatividade.
A nossa Escola aderiu à iniciativa “Dia de Aulas ao Ar Livre” que decorrerá, a nível nacional, no dia 7 de novembro.”
Atendendo ao espaço da nossa escola, é comum os docentes aproveitarem o espaço de jardim para darem as suas aulas, durante o ano letivo.
O email enviado ao corpo docente sobre a iniciativa Dia de Aulas ao Ar Livre foi o estímulo… e a equipa Eco-Escolas assumiu o desafio, dando o ponto de partida para a participar no concurso Eco-Pátios, que em boa hora surgiu.
A área de jardim destinada a um miniauditório modular da escola é o espaço onde se pretende intervir, de modo a aproveitar as suas potencialidades, enquanto espaço ao ar livre, com o objetivo de motivar para a aprendizagem de conteúdos teóricos, transformando-o num espaço pedagógico e didático, facilitador no processo de ensino/aprendizagem dos alunos. Numa perspetiva de Domínio de Articulação Curricular, poderá vir a ser utilizado por diferentes disciplinas, nomeadamente Ciências Naturais, Educação Visual, Matemática, História, Português, Línguas Estrangeiras e outras que o desejem.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os pontos fortes são a ampla área de jardim, espaço ao ar livre, com árvores de grande porte que proporcionam boas sombras e boas condições para a localização de um miniauditório modular, com acomodação para uma turma de vinte a trinta alunos. A quantidade de docentes que aproveitam esta área para lecionar as suas aulas, dando-as com os alunos sentados no chão, foi outro dos motivos para participar neste projeto.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Cerca de 800m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Aproximadamente 150m2 para a implantação do miniauditório.
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se uma intervenção ecológica, singela, aprazível e viável. O material escolhido para a construção do miniauditório de caráter modular é a reutilização de paletes de madeira, de forma a que os docentes as possam manipular, consoante a dinâmica da aula que poderá ser implementada.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
O objetivo é a criação e a apropriação de um espaço para realizar aulas ao ar livre, de forma permanente.
Explicite:
Este espaço será multifuncional.
Como já foi descrito em pontos anteriores, este espaço é adequado para atividades pedagógicas, lúdicas e de utilização livre.
O projeto contribui para melhorar as condições de aprendizagem, uma vez que as aulas ao ar livre permitem uma maior interação entre alunos e professor sem as condicionantes de uma sala de aula; melhorar a qualidade dos tempos livres, dado que se criam as condições para um convívio dos alunos ao ar livre e melhorar a qualidade do ar, visto que os discentes passam muito tempo confinados a espaços fechados e, neste miniauditório, há um contacto mais sensorial com os elementos da natureza.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Uma vez que o miniauditório será construído com paletes de madeira, que podem ser facilmente manipuladas, não se exige grande manutenção. Contudo, deve haver um cuidado especial na limpeza desse espaço que pode e deve ser feita pelos discentes sempre que o utilizarem. Os alunos estarão responsáveis pelo embelezamento do espaço, colocando pequenos vasos com plantas aromáticas nas prateleiras das paletes, que servirão de encosto aos assentos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos que se voluntariem, bem como, os que participam nos clubes de Artes e de Ciência Viva e, ainda, os discentes da Educação Inclusiva. A par destes elementos, participarão também os docentes que o queiram fazer, bem como os que desenvolvem o projeto Eco-escolas.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A escola beneficiará de um novo espaço para momentos de aprendizagem e de lazer que poderá ser utilizado por alunos, professores e funcionários, no fundo por toda a comunidade educativa. Pensa-se que a construção do miniauditório para uma renovação do espaço e a utilização de materiais recicláveis é, por si, inovador.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Prevê-se que o início da intervenção seja durante os meses de janeiro e fevereiro, estando a sua conclusão prevista para meados de março.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal será contactada no sentido de facultar o transporte dos materiais (paletes). Algumas empresas locais poderão dispensar/oferecer as paletes necessárias à construção do miniauditório.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Calcula-se que serão necessários à volta de 300 a 400 euros, para aquisição de alguns materiais, tais como, brita, pregos, tintas/vernizes, lixas, entre outros. Os meios humanos serão encontrados entre a comunidade educativa que queira colaborar, sendo também extensivo o convite à Associação de Pais e Encarregados de Educação.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
É um projeto não poluente, não gasta energia e permite a reciclagem de materiais.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
O único risco provável é a degradação do material por estar exposto às intempéries.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: