CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1 de Lamas (Miranda do Corvo)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Embora a escola possua uma boa área exterior dividido por 4 espaços principais (o "Bosque" com árvores diversas e arbustos, casas de passarinhos, comedouros e bebedouros; a Quinta do Baguito, com a compostagem, uma horta e uma casinha de animais; e uma zona de cerca de 210m2, com calçada portuguesa, onde existe uma caixa de areia/lago), faltam ainda mais locais em que os alunos possam experenciar outras atividades.
Os pontos que necessitam de intervenção é o espaço da quinta, mais propriamente a casinha de animais que necessita de alterações substanciais de forma a melhorar as condições dos animais e também a zona calcetada, que necessita de ser rentabilizada.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Manter as áreas de jardim, canteiros, Quinta do Baguito e da zona de "bosque".

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
959,00

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
400

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Criar espaços de atividades que possam ser usados nos recreios e nos tempos letivos :
Espaço de jardim vertical de plantas aromáticas, com pérgola na caixa de areia;
Marcação de jogos ( com inspiração curricular) no chão calcetado;
Deslocação da casinha dos animais para um local mais alto e com um espaço exterior com rede que permita interação e a observação das espécies.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Esta será uma intervenção de caráter permanente, embora não inviabilize futuras alterações.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Com estas intervenções pretende-se melhorar a interdisciplinaridade das diversas componentes do currículo, usando os locais exteriores para diversas atividades pedagógicas, promovendo a inclusão, aumentando também a qualidade dos tempos livres.
Também no jardim vertical das plantas aromáticas, as diversas plantas poderão ser cultivadas e distribuídas pela comunidade, promovendo a economia circular e melhorando a qualidade do ar.
Com a casinha dos animais, promover-se-á a biodiversidade.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Todas as atividades de intervenção serão executadas pelos alunos em conjunto com a comunidade. Posteriormente serão os alunos os responsáveis pela manutenção dos espaços, supervisionados pelos professores e funcionários.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Na EB de Lamas, a comunidade está em permanente envolvimento com a escola, tanto nas suas atividades de intervenção, como na manutenção do próprio espaço. Em assembleia de Escola foram recolhidas as ideias para a intervenção e posteriormente os alunos fizeram os esboços com as professoras.
Tal como nas outras intervenções, o desafio e a decisão será lançado no Conselho Eco-Escolas onde estão presentes todos os representantes da comunidade. Serão distribuídas tarefas, que serão executadas em parceria entre as crianças, professores, AO e os diversos elementos da comunidade (pais, vizinhos, Câmara, Junta de Freguesia).

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O conhecimento e uso das plantas aromáticas é uma mais valia para a saúde e bem estar de todos. Também a interação entre as crianças e os Utentes do Centro de Dia e a efetiva troca de saberes contribui para a saúde mental e física de todos os intervenientes.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A intervenção terá início no 1.º semestre e prevê-se que esteja finalizada a meio do 2.º semestre.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Já foi feito o contacto e agendada a visita com a Delegada de Saúde e o Veterinário, para assegurar as melhores condições para a nova casinha dos animais.
Os utentes do Centro de Dia participarão no Jardim das aromáticas, tanto na transmissão dos saberes, como na manutenção do espaço em parceria com as crianças.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
O orçamento realizado pelos professores e alunos, para esta intervenção será de cerca de 730€, já com o custo de algumas plantas aromáticas mais raras e um ebook sobre o tema. Os custos serão suportados pelas verbas conseguidas na participação da escola nas Marchas de Miranda do Corvo e da exploração da tasquinha na Festa das Vindimas por parte dos Encarregados de Educação. Também a Junta de Freguesia de Lamas e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo darão ajuda logística.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de aulas lecionadas no exterior;
- Número de plantas aromáticas produzidas e n.º de plantas distribuídas na comunidade;
- Número observações formais das espécies da casinha dos animais

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A escola vai ter obras de requalificação em data incerta, ainda a definir pela CMMC. Durante esse período, os alunos serão deslocados para o Centro Educativo de Miranda do Corvo, o que pode causar constrangimentos à plena execução do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: