CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica e Secundária Gama Barros (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A zona a intervencionar está muito exposta ao exterior da escola e uma vez que está voltada para uma estrada muito movimentada apresenta elevado ruído vindo do exterior, é uma zona sem sítios adequados para os alunos estarem nos intervalos e que acumula lixo.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
É uma zona sem degraus ou declives o que pode ser facilitador para acesso a alunos com dificuldades motoras, é uma zona arborizada e com sombras o que permite a contemplação, a meditação e a promoção do bem estar mental.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1400

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
200

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A intenção de criar uma "rede do amor" com plantas e mensagens em laços de cetim pretende ser uma forma construtiva e envolvente de disseminar sentimentos positivos e amor no ambiente escolar. Assim, concertar a beleza natural das plantas com mensagens especiais amarradas em fitas de cetim pode trazer um toque pessoal e mágico ao espaço escolar. Desta forma, além dos alunos, os restantes elementos da comunidade escolar serão convidados a contribuir com as mensagens de gratidão, afeto ou ainda citações inspiradoras, que escrevem nos laços de cetim. Em suma:
Pretendemos criar uma zona de horta vertical, com flores trepadeiras e plantas (tomates, feijões e outras) para diminuir o ruído vindo do exterior.
Uma zona será atribuída às várias turmas de 9.º ano para que escrevam, em fitas, frases relacionadas com os sentimentos e as emoções para que os alunos sintam o espaço como seu. Outros elementos da comunidade educativa, como pais e encarregados de educação, assistentes operacionais e professores serão convidados a dar o seu contributo.
Noutra zona da rede serão colocados insetos feitos poelos alunos com materiais recicláveis.
Pretendemos colocar perto das árvores bancos de jardim, que possibilitem convívio entre os alunos, e colocar sementeiras de flores próximas dos bancos para que o espaço seja agradável e proporcione um ambiente calmo.
No final, pretende-se fortalecer os “laços” entre todos, dando oportunidade à consecução de um projeto colaborativo.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Uma instalação deste tipo, terá caráter permanente, no entanto, algumas partes da intervenção irão necessitar de manutenção e intervenção sistemática, como as flores e as plantas, quer na rega, quer na poda.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A criação de um jardim com flores e trepadeiras atrai polinizadores como abelhas e borboletas, além de joaninhas que ajudam no controle de pragas. Essa diversidade de insetos promove um ecossistema equilibrado, contribuindo para a saúde das plantas e a sustentabilidade do espaço verde, aumentando a biodiversidade local.
Uma rede de plantas pode ajudar a minimizar os impactos das alterações climáticas ao absorver dióxido de carbono, reduzir a temperatura ambiente, e promover a retenção de água no solo. Além disso, as plantas aumentam a biodiversidade e oferecem sombra, diminuindo o uso de energia, criando um microclima mais sustentável e equilibrado.
O uso mais eficiente da água foi detetado como ponto fraco do nosso projeto, desde o seu ponto de partida, é, ainda assim, nosso propósito lutar para o uso correto de água, por forma a manter a biodiversidade do pátio da escola. Temos verões muito quentes e um solo calcário muito pouco fértil. Assim, fazendo um correto uso da água, julgamos ser capazes de manter a nossa “horta vertical” capaz de florir e crescer, ainda que com as limitações que temos bem definidas para sabermos o que não queremos ou podemos.
Quanto à melhoria da qualidade do ar acreditamos que as plantas serão nossas aliadas (dis)secretas. Algumas espécies têm a capacidade de remover substâncias tóxicas do ar, tornando-o mais limpo e saudável.
Os insetos costumam depender do “odor” para a sua localização. Se reconhecerem a nossa “rede” enquanto voam pela vizinhança, aprenderão a associar as flores que são boas fontes de néctar e pólen aos seus aromas. Este também é o nosso propósito: incrementar os aromas florais, para que os nossos polinizadores não se percam e as plantas continuem a florir.
O facto de se revestir a rede com as plantas irá diminuir o ruído vindo do exterior.
O barulho do tráfego é um dos principais fatores que contribuiu para esta iniciativa, uma vez que a rede coloca a escola em contacto direto com o ruído da estrada em frente (muito movimentada) e pode concorrer de forma indireta para o stress de toda a comunidade escolar. Os efeitos passam traiçoeiramente despercebidos pelas pessoas por não serem imediatos, além de não deixarem qualquer rasto.
O futuro da alimentação é cada vez mais influenciado pela natureza. Uma inovação que ganha destaque em setores como produção de alimentos, pecuária e gestão de desperdício de alimentos é o uso de insetos para criar produtos que aumentem a sustentabilidade alimentar. Fomentar a polinização, é permitir a formação do fruto. É nosso propósito servir os elementos da nossa comunidade escolar com “produtos” desta rede.
Este será um espaço adequado para todos os alunos conviverem, nomeadamente para os alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem e para os que que apresentam mobilidade reduzida. Pretendemos deste modo contribuir com este projeto para a inclusão de todos os alunos.
Muitas aulas de Cidadania e Desenvolvimento e de Ciências Naturais incluem a sementeira de várias espécies comestíveis e não comestíveis. Deste modo, após a germinação ,as plantas podem ser transplantadas para o exterior e os alunos e restante comunidade educativa acompanhar o seu crescimento, o que se reveste de maior importância por sermos uma escola situada num subúrbio em que a maioria dos alunos não tem contacto direto com o modo como são produzidos os alimentos.
Esperamos melhorar a qualidade dos tempos livres dos alunos, pois estes passarão a ter um local aprazível, com sombras e natureza diversa onde estar. Se conseguirmos apoio financeiro iremos colocar bancos de jardim o que permitirá convívio entre os alunos num local florido e com sombras.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos serão os responsáveis pelas sementeiras e pela transplantação das sementes germinadas para o espaço a intervencionar. Serão também responsáveis pela rega das plantas+, pela manutenção das trepadeiras e pela poda e apanha do feijão, dos tomates e restantes produtos hortículas e das flores.
Os alunos irão construir hoteis para insetos que serão distribuidos pelo espaço a intervencionar e devem zelar para sua manutenção. Serão também responsáveis pela manutenção da limpeza do espaço. Todas estas atividades serão acompanhadas e supervisionadas por docentes.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Este projeto foi pensado para os alunos, para melhorar as sua condições de bem estar mental e emocional, mas também com o objetivo de os responsabilizar por um espaço que é deles, além de lhes queremos mostrar que apesar de vivermos numa época em que tudo é digital e os acontecimentos se dão muito depressa algumas partes da vida demoram o seu tempo e necessitam de amor e dedicação. Deste modo, os alunos estarão envolvidos em todos os aspetos do projeto. Numa fase inicial irão fazer as sementeiras que terão que regar e transplantar para o espaço a intervencionar. Serão os responsáveis pela rega e manutenção das plantas, flores e hortículas colocadas na horta vertical.
Um grupo de alunos irá construir os hoteis para os insetos com o auxílio dos pais e encarregados de educação. Os aluons serão os responsáveis pela manutenção dos hoteis.
Será atribuída a responsabilidade da criação das fitas de cetim com diferentes frases a um grupo de alunos. Serão também os responsáveis pela colocação das fitas na "rede de amor" que estamos a criar.
A manutenção da rede das zonas floridas serão da responsabilidade dos alunos (rega, poda).

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Uma rede de amor com plantas é uma expressão de afeto, cuidado e conexão. Além de embelezar o meio ambiente, as plantas podem simbolizar o amor que pode ser cultivado, tanto em si quanto nas suas relações. Cultivar esta rede pode trazer paz e harmonia.
Acreditamos que a a conjugação de materiais naturais (plantas e flores) com materiais manufaturados (fitas) dará um colorido diferente a uma escola numa zona altamente urbanizada e que será mais atrativa para quem a frequenta.O contacto com a natureza é benéfico para o bem estar emocional e equilibrio mental e é um dos objetivos que pretendemos alcançar com este projeto.
Pretendemos utilizar sacos de ração de animais domésticos para substituirem os vasos, o que também é diferente e inovador.
Com a criação deste espaço pretendemos trazer atividades didáticas, pedagógicas e de cooperação da sala de aula para o exterior. Também iremos contar com o apoio e conhecimentos de alguns elementos da comunidade educativa que irão passar os conhecimentos aos mais novos valorizando a experiência e o saber fazer.
Serão introduzidas espécies animais e vegetais e passaremos a ter um local agradável para os alunos estarem a conviver, nomeadamente, os alunos com mobilidade reduzida.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Este projeto começou em outubro de 2024 com a colocação das sementes em sementeiras e que já se encontram a germinar.
Final - junho 2025

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A Câmara Municipal de Sintra é nosso parceiro no Programa Eco Escolas, pelo que contamos com o seu apoio e parceria na obtenção de sementes e terra.
Iremos contar com o apoio da União das Freguesias de Cacém e S. Marcos nalguns materiais que sejam necessários para a execução completa do projeto.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Iremos contar com a colaboração de alunos, professores, pessoal não docente e pais e encarregados de educação.
Será necessário a aquisição de terra, fertilizante, sementes de flores e de hortículas. Iremos necessitar de materiais recicláveis para a construção dos hoteis de insetos.
Iremos pedir aos alunos sacos de ração de animais de estimação vazios, caixas de ovos vazias, garrafas de plástico vazias.
Será necessário outro tipo de material como pás, enxadas, luvas, tesouras de poda, pedaços de madeira, pregos, corda e finalmente os bancos de jardim e as fitas de cetim.
Estimamos que este projeto irá rondar os 1000 € (terra e substrato: 200 €; plantas e trepadeiras: 200 €; sementes: 50 €, bancos de madeira: 400 €, outros materiais: 150 €)

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Pretendemos medir o nível sonoro, a diversas horas do dia, antes e após a colocação das plantas e fitas na rede.
Outro indicador será o aumento do número e variedade de plantas e insetos antes e após da colocação das plantas na rede e da zona de flores.
O terceiro indicador será o envolvimento dos alunos na construção e manutenção que este espaço irá envolver e na permanência dos alunos no espaço construído.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Uma das dificuldades será a rega e a manutenção do espaço durante as interrupções letivas e férias escolares e a utilização eficiente da água.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: