Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Bosque em 2 lados da escola precisa de ser limpa e recuperada para ser utilizada em prol dos alunos.
Os alunos precisam de um espaço de recreio.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Galinheiro pedagógico
Horta pedagógica
Árvores
Baloiço
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3.854,96m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
364,9m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Criação de trilhos desportivos e sensoriais, de um slide.
Pretende-se com esta intervenção conseguir a limpeza do bosque. Neste momento é uma área que não pode ser utilizada pelos alunos por motivos de segurança.
Também se pretende potenciar a integração dos alunos, desde o jardim de infância até ao 9º. ano e alunos com deficiências várias.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente
Explicite:
-Atividades na horta e galinheiro pedagógicos.
-Sensibilização para a biodiversidade e necessidade de preservação do ambiente.
-Inclusão de alunos com deficiências, alunos estrangeiros e alunos com dificuldades de aprendizagem.
-Tempos livres e educação física ao ar livre.
-variadas atividades lúdicas ao ar livre.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Alguns dos restos provenientes da limpeza do bosque serão reutilizados pelos alunos (economia circular) para desenvolver outros projetos como p. exº. presépio na disciplina de Educação visual, sinalética e delimitações para os trilhos.
Poderão visitar, em melhores condições de segurança, o galinheiro pedagógico, assim como, a horta pedagógica.
Os alunos serão responsáveis pela manutenção dos trilhos e da horta
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos poderão ajudar com a sinalética durante os trabalhos de desenvolvimento dos trilhos e slide.
Poderão também ir dinamizando a horta e galinheiro pedagógicos.
No final dos trabalhos, todo o espaço poderá ser utilizado por todos os alunos e pontualmente pela comunidade escolar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
O projeto irá contribuir para uma melhor saúde física e mental dos alunos, para uma melhor integração e para incentivar a atividade física ao ar livre.
Servirá para o reconhecimento da biodiversidade presente em todo o espaço exterior, assim como, para a preservação do meio ambiente e limpeza de toda a área.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Já existentes estão o galinheiro e horta pedagógicos e um baloiço.
Limpeza do bosque poderá ser realizada em novembro e dezembro.
Os trilhos (desportivo e sensorial) e o slide poderão começar em janeiro.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A junta de freguesia irá fazer a limpeza do bosque.
A Câmara municipal talvez possa contribuir com mão de obra
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
custo: 2500 euros
Todo o material para o slide
Plantas
Material para o trilho sensorial e para o trilho desportivo
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Inquérito de satisfação
Número de alunos a utilizar a área de intervenção
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Dificuldades financeiras
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: