CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB Fernando Caldeira (Águeda)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço de logradouro da área do 1.º CEB foi sempre, desde o projeto de arquitetura, um “ GALHO DIFÍCIL ” dada a altimetria e o pouco espaço disponível para servir as quinze turmas. A impermeabilização da quase total superfície agrava a impressão impessoal e árida, afastando as vivências naturais das crianças com o solo e a terra arável-olho -cérebro-mãos. O espaço polivalente contígua “ parque infantil” de vocação lúdica, resultante de orçamento participativo sendo positivo não disponibiliza a mais valia do toque com a terra .

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O espaço de recreio exíguo mas com 7 árvores- Acer platanoides , pontos de água e solo passível de ajardinado é uma mais-valia do projeto inicial, possibilitando potenciais utilizações, entre elas, a visada horta vertical para exploração lúdico pedagógica de horto frutícola e outras em iniciativas pedagógicas dinâmicas saindo das salas de aula.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1750

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
100

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se conferir uma nova vida ao logradouro do 1.º CEB , enriquecimento visual, fragrâncias e pátio cromático com a rentabilização da “língua de terra que suportará a horta vertical 5R modular e rítmica remediando também o fator crítico das vertigens e o fator psicológico das altimetria/ perigosidade da rede sobranceira ao espaço de estacionamento conferindo-lhe a exteriorização verde das práticas pedagógicas inovadoras de indoor para outdoor .

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Uma intervenção desta natureza é de vocação permanente, sem prejuízo do pensamento modular decorrente do ritmo, pallet vertical , árvore, pallet vertical… sendo ajustável de forma a personalizar o trabalho das 15 turmas , docentes e corpo não docente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Agricultura biológica de apoio ao Estudo do meio, Cidadania, Eco-Escolas e CCVnE.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Os desafios de mais valia e valor acrescentado da plantação como vendas da época encontrarão assim suporte na agricultura biológica e sustentável.
Propõe-se a construção de estruturas verticais fixadas em postes de madeira tratada baseadas na leitura rítmica: ciranda, horta , árvore, com reutilização de paletes, perfazendo a área de 100 m2 , na qual se pretende promover viveiros , plantação de morangueiros…objetivos de agricultura biológica e de sustentabilidade do programa Eco-Escola e na nuvem ODS da ONU, visando a interdisciplinaridade com o estudo do meio, cidadania e projeto CCVnE…

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Este projeto amigo natureza, contribui para a manutenção da biodiversidade animal ( melíferas e abelhas)e da flora e prevê a inclusão das crianças com valências de educação especial… mexer na terra, trabalhar a terra, plantar e colher os frutos, andar ao ar livre com toda a comodidade, ergonomia e segurança…sustentabilidade em ordem aos objetivos da ONU 4, 11, 12, 13, 15, 17, …Autonomia, resolução problemas, colaboração empoderamento aos alunos as operações de sachar, semear, plantar regar, remoção das ervas daninhas, limpeza da horta vertical e do pátio
elaboração das escalas e a auto avaliação/ monitorização por parte dos vigilantes, sob supervisão dos docentes envolvidos, conferindo ao revigorado “pátio” o carisma pedagógico reflexo do sentido de pertença e apropriação da escola.
Assegura-se assim através desta iniciativa pedagógica prática a participação integral de crianças e jovens, na premissa do eco -escolas dos alunos , com os alunos e para os alunos !

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Assim, os alunos terão a iniciativa e o poder de manter viva a infraestrutura, no manuseamento do composto orgânico ,na reutilização de embalagens PET , na rega, na remoção de ervas daninhas e limpeza . Mas também em atividades valorativas de desenho, pintura de telas, fotografia e diversos registos de observação diacrónicos /sincrónicos. A turma do 1.º CEB TFC04 motora e mobilizadora de todas as restantes , mobiliza 100% doa alunos assim como os Pais e E.E ( apoios técnico / científico/ arquitetónico).A água requerida neste empreendimento será da recolha de águas pluviais em último recurso também assegurada pela rede pública, através de regadores aproveitando os pontos de água do projeto de arquitetura mãe.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Ar, vida ao ar livre, caminhar descalços, tornar o pátio em espaços naturais- abordagem Waldorf na Cidade -frutos inegáveis da agricultura biológica, reflexo na saúde, aproveitamento escolar decorrentes da motivação pelo cumprimento de projetos / rotinas de envolvimento voluntário.
Para além disso, a valorização espacial, cromática , poética, de fragrâncias diversificadas deste infraestrutura confere uma mais valia de empreendedorismo e cidadania proativas estimuladas.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
A ideia aqui plasmada, nasce no Conselho eco -escolas de Outubro, foi partilhada com o Orgão de gestão e demais eco conselheiros do programa Eco-Escolas da Escola Básica Fernando Caldeira, visa-se a convergência entre os órgãos dirigentes da escola e autarquia, enquadra-se no contexto de empreendedorismo e iniciativa decorrentes do "Eco-Pátios" mantendo viva a esperança da viabilização e realização das ideias aqui partilhadas por módulos sequenciais, designadamente , 1.º trimestre, 2.º trimestre e 3.º Trimestre com resultados e evidências na " feirinha Verde" 2025 [ 14 de maio]

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
A colaboração entre as forças vivas da comunidade educativa, enquanto sólidos parceiros deste desiderato podemos enumerar o Município de Águeda, nas operações de perfuração e colocação dos postes mestres estruturais para consolidar as paletes e demais apoio logístico , competências de brigada e respetivas técnicas e ferramentas para realizar a construção da infraestrutura de paletes solidária nos referidos postes . A Câmara Municipal de Águeda tem sido parceiro proativo do programa Eco-Escolas; acresce a União de freguesias de Águeda e Borralha enquanto eco conselheiro da Escola Básica Fernando Caldeira.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Paletes de madeira EURO ou industriais reutilizadas.
Postes da madeira reutilizada e tratada “ Carmo” diâmetro aprox. 15 cm ou equivalentes
- parafusos de madeira do tipo “ cama “ com respectivos porcas de aperto e/ou do tipo francês com porca e arruela
- 3 Regadores - 27 euros
- 10 sacos de terra/ substrato universal
- Contributo (mão de obra) de professores, Pais e E.E., alunos e pessoal não docente na construção da infraestrutura.
Processo : https://photos.app.goo.gl/jGdC7rPc5E3LzkC38

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Número de alunos envolvidos com o projeto em contexto do Eco-Escolas,
- número de aulas de estudo do meio e cidadania no exterior ;
- Número de plantas germinadas;
- peso de frutos produzidos
- quantidade de bouquets / sacos de ervas aromáticas produzidos

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
O fator humano competências, técnicas, máquinas e ferramentas necessárias à colocação à profundidade adequadas dos postes de madeira pilares estruturais .
As férias escolares sendo ainda que o município tem programa de ocupação férias em movimento

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: