Escola Básica do Castelo (Sesimbra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
1-Carência de sombras 2- Relvados degradados 3~Falta de água para regas 4-Degradação da área
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
1- Muito espaço 2- infraestruturas construídas (poço, e pérgola , tubos de queda em todos os pavilhões,) 4- coberturas novas ( sem sem ser em fibrocimento). 5- Espaços verdes e quantidade razoável de árvores.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
18 000m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
2500m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A Escola Básica do Castelo, é uma escola no concelho de Sesimbra que alberga alunos do 5º ao 9º ano.
Até este ano letivo e durante cerca de 8 anos, os alunos do 9º ano deixaram de frequentar este estabelecimento, tendo-se mudado para a sede do Agrupamento (Escola Secundária de Sampaio). Por esse facto, houve necessidade da colocação de três salas/contentor neste espaço, sala essas que não estão providas de qualquer zona de ensombramento.
O projeto que se apresenta, propõe a construção de uma zona de sombra/pérgola composta por sistema de pilares e vigas de ferro, com a plantação de várias trepadeiras (Glicínia e Buganvília de cores várias, que com o tempo cobrirão toda a pérgola.
Também se propõe o mesmo sistema para a pérgola já existente à volta do poço pré existente.
Os pilares de ambas as estruturas serão o ponto de partida de cada “pé” das plantas, orientando o seu sentido de crescimento.
Tendo noção do tempo de crescimento destas trepadeiras, propõe-se que entretanto as pérgolas sejam cobertas com redes de pescador (próprio das atividades pesqueiras da zona) cobertas com tiras ( cerca de 15cm cada) de restos de tecidos (aproveitamento de desperdícios) com um sistema de nó por cada malha da rede.
Também se propõe o repovoamento do relvado, onde os alunos passam grande parte do seu tempo livre.
Tendo em conta que o principal problema desta proposta se prende com o gasto de água, prevê-se o aproveitamento de águas que é recolhido nas coberturas dos pavilhões através dos tubos de queda que existem em todas as esquinas dos mesmo, sendo esta água direcionada para o poço, posteriormente canalizada para um depósito que se situaria na zona mais elevada do terreno da escola e seria aproveitada para rega por gravidade.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente
Explicite:
Minimizar os impactos da AC através do reaproveitamento da águas pluviais. Melhorar a qualidade do ar através do aumento da vegetação. Promover a economia circular pela utilização das redes e dos tecidos . Promover a inclusão pelo empenho de todos os elementos da Comunidade Escolar. Melhorar as condições de aprendizagem pela oferta de vários espaços de aprendizagem - fora e dentro da sala de aula.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A sua colaboração será fundamental na plantação das trepadeiras, no repovoamento dos relvados e na conservação dos mesmos.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O principal papel dos alunos prende-se com a própria conceção do projeto que foi trabalhado no espaço de Cidadania e Desenvolvimento.
A Comunidade Escolar , os alunos em particular darão um significativo contributo na realização das redes de ensombramento.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Saúde e bem-estar- Proteção dos raios solares em dias de grande intensidade solar; proteção das salas do pavilhão E contra a intensidade da luz poente;
-Melhoria da qualidade do ar- através do aumento de vegetação
-Espaço de lazer mais acolhedor para o desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Abril a julho de 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Materiais de construção e recursos humanos para a obra dos pilares e vigas de ferro e obra de aproveitamento de águas: Câmara Municipal de Sesimbra
Doca-Pesca: fornecimento de redes de pesca
Fornecimento de plantas- vários hortos do concelho
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Dado curto espaço de tempo para a realização deste projeto, não nos encontramos de fornecer um orçamento realista para a execução do projeto.
Para a concretização da pérgola e do depósito de água bem com a canalização das águas pluviais, são necessários meios humanos, externos à organização da Escola que dependem dos parceiros locais e outros.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1- A frequência com que os alunos frequentarão o espaço;
2- As atividades lúdicas e pedagógicas que passarão a ser desenvolvidas no local;
3- A avaliação dos utentes das salas do pavilhão E
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Falta de meios financeiros e recursos humanos externos à Escola.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: