Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Um dos pontos fracos no espaço exterior da nossa escola é que tem muito espaço envolvente, mas carece de vegetação mais rasteira para além das árvores existentes. Tem alguns espaços cimentados, com pavimento ou calçada.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola tem vários espaços que poderão ser aproveitados para este projeto – Jardim, permitindo o contacto das crianças com várias espécies vegetativas, que se vão tornar importantes para muitas das nossas crianças que não conhecem estas espécies.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
350m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
50 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O projeto de um Jardim surgiu com a necessidade de requalificar um espaço junto ao campo de futebol (topos), de modo a tornar-se agradável e ao mesmo tempo ser um espaço de aprendizagem. É um espaço muito árido e com alguma inclinação, mas com este tipo de intervenção ficará mais atrativo.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Esta intervenção, e como se tratam de plantas e alguns materiais que se poderão danificar terá de um caráter permanente, contando com um trabalho colaborativo de professores, alunos e pessoal não docente entre outros parceiros permitindo manter o espaço em boas condições.
Explicite:
A existência de espaços verdes não só melhoram a qualidade do ar e reduzem a temperatura ambiente, mas também promovem um ambiente mais saudável e estimulante para as aprendizagens. Estudos comprovam que a presença de áreas verdes contribuem para o bem-estar mental, diminuindo níveis de stress, aumentando a concentração e a produtividade dos estudantes.
Além disso, esses espaços oferecem oportunidades valiosas para atividades educacionais práticas, como aulas de ciências ao ar livre, projetos de jardinagem e estudos ambientais, que incentivam a realização de aprendizagens ativas e fomentam o engajamento dos alunos com a Natureza.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Como todos os jardins, este também necessita de cuidados e manutenção com alguma regularidade para se manterem sempre espaços agradáveis. Deste modo, terão de se realizar as tarefas normais para um jardim verdejante: regar, podar, cortar folhas e flores secas, mexer a terra e adubar,tirar as ervas daninhas, verificar se não há pragas e se as houver tentar combatê-las de forma natural evitando assim os produtos químicos. Relativamente aos outros materiais tentar mantê-los em bom estado limpando/lavando…
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Toda a comunidade escolar, alunos, docentes, não docentes, pais e Encarregados de Educação serão convidados a participar bem como a Associação de Pais, Junta de Freguesia e Câmara Municipal, nas tarefas necessárias a desenvolver ao longo do ano.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Um jardim deste género beneficia a estimulação dos sentidos (visão, olfato, paladar, tato e a audição), e permite trabalhar competências cognitivas, motoras e haver uma interação social entre os intervenientes.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de inicio: janeiro de 2025
Data de fim: Final do ano letivo
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Os nossos parceiros têm sempre um papel fundamental, uma vez que as escolas por si só não têm recursos materiais e verbas que permitam fazer todo o tipo de intervenções que gostaríamos
Contamos com a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Associação de Pais com recursos humanos e materiais para a obtenção de terra para jardim, plantas, cercaduras e tudo o que se verificar pertinente para a realização do mesmo.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos Humanos: Comunidade educativa, Autarquia, Junta de Freguesia, Associação de Pais.
Recursos Materias:
- Plantas – Alfazema, Caril, Salvia, Tomilho, Jasmim, Alecrim…
-Tesoura de poda
-Luvas
-Corda
- estacas/cercadura em madeira para os canteiros
-Terra
-Turfa
- Casca de pinheiro
- Seixos (brancos, rosa, escuros)
- Tela
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos envolvidos nas atividades propostas;
- Impacto na comunidade escolar;
- Balanço entre o que foi projetado e o que foi realizado .
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As dificuldades que o projeto poderá enfrentar serão: o pequeno declive da área a intervencionar, as condições meteorológicas, o envolvimento da comunidade para a manutenção do espaço e a falta de parceiros.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: