CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Secundária de André de Gouveia (Évora)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O “abandono” desta área da escola que se apresenta como um espaço pouco utilizado, acumulando resíduos e materiais ao abandono. A reabilitação deste espaço irá permitir a prática desportiva em ótimas condições e contribui para o embelezamento do espaço exterior da escola e bem-estar nos alunos nos seus tempos livres.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Existindo na escola um espaço já destinado para a prática desportiva e apenas faltando a sua limpeza e manutenção é necessário que estas sejam realizadas para que este seja utilizado para esta prática e não sejam necessárias deslocações para outras áreas da cidade para realização desta atividade.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
39 400 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
3619 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Os campos desportivos exteriores, encontram-se como espaços degradado/com muita vegetação e sem as devidas marcações de campo, condicionando neste momento a prática desportiva a que era destinado.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção pretende que este espaço fique habilitado permanentemente para a prática desportiva nesta área para todas as turmas da escola.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
– Minimizar o ruído – diminuindo a ocupação de outros espaços escolares, estimulando os alunos a frequentar este espaço desportivo.
– Promover a inclusão – o espaço seria habilitado à acessibilidade por deficientes motores para assistir aos torneios desportivos aí desenvolvidos, o que neste momento não é viável.
– Melhorar as condições de aprendizagem - dos alunos na área do Atletismo, evitam assim a deslocações a outros espaços fora da escola para a prática de atletismo.
– Melhorar a qualidade dos tempos livres – este projeto fará uma melhor utilização de um espaço atualmente desocupado e que representa 10% da área exterior da escola. O embelezamento do espaço circundante melhorará a qualidade dos tempos livres.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A intervenção seria realizada maioritariamente por alunos das turmas 8.º e 9º ano, a marcação da pista de atletismo, corredor de velocidade, lançamento do peso, marcas para treino das técnicas de corrida, e zona do salto em comprimento, e pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Agropecuária, no que diz respeito ao controlo e manutenção da vegetação circundante.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Na fase inicial o levantamento de medidas e a realização de planta será executada pelos alunos do 8.º e 9.º ano do Curso Profissional de Desporto e dos professores de Educação Física e Educação Visual. Em simultâneo será iniciada a remoção de resíduos e materiais não necessários que ocupam o terreno. Na fase seguinte os alunos do Curso Agropecuários e professores da área técnica iniciarão o controlo e limpeza da vegetação circundante. Numa terceira fase os alunos irão fazer a marcação dos terrenos com as medidas indicadas para a prática desportiva de Atletismo e a execução de pequenas obras de recuperação da bancada. Possibilidade de envolvimento dos Encarregados de Educação em pequenas obras na bancada existente no campo.
Quando este campo tiver as marcações necessárias serão realizados as aulas de Educação Física e os torneios de atletismo de preparação para a participação das competições do Desporto Escolar.
Nos próximos anos letivos será feita a manutenção deste campo em termos de marcações e de vegetação.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A conclusão do projeto minimizará o ruído nos outros espaços escolares, estimulando os alunos a frequentar este espaço desportivo. Promoverá a inclusão o espaço seria habilitado à acessibilidade por deficientes motores para assistir aos torneios desportivos aí desenvolvidos, o que neste momento não é viável. Melhorará as condições de aprendizagem dos alunos na área do Atletismo. Melhorará a qualidade dos tempos livres dos alunos que façam uso deste espaço.
A execução deste projeto promove a interdisciplinaridade envolvendo as disciplinas de Educação Física e Educação Visual e os projetos entre cursos, os cursos profissionais da área de Desporto e Agropecuária.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto terá início nas próximas semanas. No decorrer do 2.º período espera-se que esteja concluído, para que se possam realizar jogos e torneios e aulas de Educação Física.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pretende-se com este projeto solicitar a participação de encarregados de educação, alunos e professores de outras áreas, como Educação Ambiental, Educação Visual, Educação Física e Produção Agrícola.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 250 Euros.
Recursos humanos – alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação
Materiais – tintas, trinchas e pincéis, cimento, roçadoura, enxadas, ancinhos, motosserra, réguas e rolo de fio.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
A adesão dos alunos ao projeto, horas que os alunos e professores se voluntariem fora do seu horário escolar.
Número de tempos letivos lecionados nesta área depois da conclusão do projeto.
Número de torneios realizados depois de conclusão do projeto.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A demora na sua execução, a realização do projeto estará dependente da disponibilidade dos alunos e dos professores em horário não letivo.
A necessidade permanente de manutenção da vegetação circundante após a conclusão do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: