Escola Básica Ribeiro de Carvalho (Sintra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Casa da Leitura a necessitar de intervenção;
Aumentar o espaço coberto do recreio;
Continuar a promover a biodiversidade com a colocação de floreiras/ canteiros com recurso a materiais reciclados.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Manter os espaços destinados à atividade lúdica;
Manutenção da Casa da Leitura;
Aumentar o número de canteiros para ervas aromáticas e produtos hortícolas com recurso ao aproveitamento de materiais (paletes de madeira);
Construção de mesas e bancos com recurso ao aproveitamento de materiais (paletes de madeira).
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
Cerca de 2000m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
Cerca de 40m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Recuperar a Casinha da Leitura e seu espaço envolvente – a Casa da Leitura está aberta nos intervalos e possibilita aos alunos o contacto com livros e jogos;
Potenciar a ocupação dos espaços do recreio;
Melhorar as relações interpessoais e de convivência entre os alunos, prevenindo os acidentes, as práticas agressivas e indisciplinares nos momentos de recreio.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carater permanente, os materiais e estruturas ficarão fixos.
Explicite:
Promover aulas no exterior
Diminuir os conflitos entre alunos nos intervalos
Criar um espaço aprazível, de promoção do livro e da leitura, de relaxamento, promovendo um ambiente escolar mais saudável e inclusivo.
Os alunos do CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem) poderão usufruir deste espaço, em contexto de realização de terapias.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Neste espaço, os alunos Monitores da Biblioteca serão responsáveis por organizar/arrumar os livros e jogos na Casinha da Leitura, regar as plantas nos diversos canteiros e manter o espaço limpo.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos de 4.º Ano estiveram envolvidos na elaboração do projeto;
A autarquia irá proceder à recuperação da Casa da Leitura
Os alunos e Pais serão convidados a pintar a Casa da Leitura;
A CAF irá construir bancos e mesas e mais canteiros
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Criar um espaço aprazível, de relaxamento, promovendo um ambiente escolar mais saudável e inclusivo.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
De janeiro a junho de 2025
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal de Sintra para a colocação de um toldo;
Junta de Freguesia para recuperação da Casa da Leitura – reparação de paredes e telhado, colocação de acrílico nas janelas;
Pais para envio de plantas e terra para os canteiros, pintura da Casa da Leitura;
CAF para construção de bancos, mesas e canteiros com recursos a materiais reutilizáveis.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a concretização deste projeto iremos solicitar apoio aos seguintes parceiros:
Câmara Municipal de Sintra para a colocação de um toldo e fornecimento de tintas para pintar
Junta de Freguesia para recuperação da Casa da Leitura
Pais para envio de plantas e terra para os canteiros
CAF para construção de bancos, mesas e canteiros
Tintas e utensílios de pintura –300€
Rede de descanso - 80€
Almofadas e pufs – 200€
Livros e jogos - 200€
Pregos, colas, lixa...- 80€
Relva artificial - 100€
Eco pontos - 40€
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Grau de satisfação num inquérito realizado aos alunos;
Número de atividades/ aulas realizadas naquele espaço;
Número de acidentes escolares.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
As principais dificuldades estão relacionadas com o valor monetário dos materiais e com a mão-de-obra.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: