Escola EB1/PE da Achada (Funchal)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço é um pátio/interior, entre salas de aulas, apenas aberto em cima e envidraçado numas das partes. Possui apenas um pouco de terra e algumas plantas, mas está totalmente esquecido, degradado, descuidado e desaproveitado. Apesar de ter acesso fácil, não é frequentado por ninguém, mantendo-se totalmente desaproveitado e inútil, ficando num sítio de boa visibilidade para os alunos e encarregados de educação.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
É um espaço com alguma exposição solar, com comunicação para o interior da escola. Gostaríamos de embelezar esta área, proporcionando uma diminuição do ruído e transformando-se num local de prazer, de convívio, de desenvolvimento de atividades multidisciplinares e inclusivas.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3500m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
22,57m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se recuperar/revitalizar um espaço subaproveitado e inútil, dando-lhe nova vida e novas funcionalidades acima descritas, de acordo com as necessidades dos nossos alunos e potenciando uma prática pedagógica mais enriquecedora e acolhedora.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Uma intervenção desta natureza pretende ser permanente, contando necessariamente com um trabalho de manutenção vindo do pessoal não docente, e pelos alunos que dele irão beneficiar. A funcionalidade do espaço recuperado proporcionará atividades relacionadas com uma pré sementeira de novas espécies que no seu devido tempo, possam ser transportas para a nossa horta, servindo de apoio à aprendizagem e sobretudo inclusão.
Especificar:
Estufa
Explicite:
Cultivo de sementeiras
Cobrindo com uma plataforma envidraçada, tipo claraboia
as plantas serão regadas apenas quando necessitadas
tipo um jardim interior onde se possa respirar calma/meditação.
sim, uma vez que é uma extensão das salas que com ele comunicam, possibilitando a mobilização de alunos para essa zona.
sim, uma vez que uma das suas funcionalidades poderá ser servir como espaço ideal, para atividades lúdico/práticas para crianças com pedagogias inclusivas.
sim, melhorará as condições de aprendizagem pois permitirá à escola ter mais um espaço utilizável e funcional para as aprendizagens práticas.
sim, uma vez que pode funcionar como espaço para o desenvolvimento de clubes
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
O espaço não carecerá de grande manutenção, uma vez que existindo como uma sala expansiva, bastará a intervenção do pessoal não docente para uma breve limpeza, como fazem nas restantes salas, após a sua utilização.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto poderá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos logo desde a sua conceção, pois será um espaço muito útil que todos poderão frequentar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Parece-nos muito pertinente que toda e qualquer atividade inserida em espaços naturais tem proveitos na saúde mental, na motivação dos alunos, bem como na promoção do seu bem-estar, fatores que propiciam melhores aprendizagens e maior sucesso no desenvolvimento das mesmas. Para além disso, a valorização deste espaço confere uma componente, propiciando a interdisciplinaridade, para os clubes e aulas expressivas/sensoriais aspetos tão imprescindíveis a trabalhar nas crianças para o seu desenvolvimento pleno e feliz.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto aqui em causa tem uma componente exclusivamente proponente para os órgãos dirigentes da escola e autarquia. Logo, as datas de início e fim para a intervenção ficarão definidas conforma a disponibilidade e diligências dos respetivos órgãos.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Como parceiros deste projeto podemos referir a Câmara Municipal do Funchal, principalmente em tarefas de construção/reabilitação – arranjo do solo (retirar a terra e preparar o chão amplo para as atividades); Colocação de uma a claraboia. Podendo ainda conta com a nossa associação de pais. A mesma é a entidade parceira e colaborante na candidatura da escola na edição de 2024/2025 do programa Eco Escolas.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
• Terminar de cimentar o chão
• Cobertura total, através de uma claraboia, envidraçada
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Utilidade e agradabilidade do espaço; maior número de crianças envolvidos em atividades pedagógicas expressivas, sensoriais, etc; limpeza e manutenção do espaço muito simples e fácil.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não haver financiamento/impossibilidade do nosso parceiro - Câmara Municipal do Funchal - em colaborar nesta ação reconstrutiva do espaço, uma vez que dependemos da sua intervenção exclusivamente para a reabilitação do espaço, com a mão de obra e financiamento.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: