CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB Ferreira de Castro (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Analisando o espaço escolar, destacaram os seus pontos mais fracos e apresentaram soluções para a área que consideram necessitar de intervenção a curto prazo: área atrás do Bloco C. Neste espaço faltam sombras, espaços verdes, rampas para os alunos com mobilidade reduzida e espaços de lazer inclusivos na única área de sombra existente, em torno de uma árvore (a única!) de grande porte aí existente.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Atendendo ao projeto educativo da nossa escola, que pretende garantir a inclusão de todos os alunos, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem e promover o exercício de uma cidadania ativa e informada, muitos são os projetos em que estamos envolvidos. A destacar o Programa Escolas 2030 (Human Centered Design), o IncludEd, o REEI e o Eco-Escolas, na medida em aplicando a metodologia de trabalho do HCD, assumimos como uma das vertentes dos nosso projeto para este ano letivo a melhoria do espaço escolar exterior. Acreditamos que melhorar a qualidade do espaço é melhorar a qualidade do ensino, da aprendizagem, das competências socioemocionais e ainda da inclusão e das relações de toda a comunidade educativa.
Neste sentido, lançámos um desafio a um dos grupos do 9.º ano: Que pegada queremos deixar na nossa escola? Seguindo esta ideia e apelando ao que significa sermos cidadão ativos e conscientes da nossa pegada ecológica e do impacte que podemos exercer sobre o território que está à nossa voltas, mas também sobre os outros, os nossos alunos concretizaram uma oficina em que fizeram o diagnóstico dos espaços escolares exteriores e identificaram áreas de intervenção urgentes.
Mantendo as áreas já pré-definidas (pontos fortes), o espaço destino a canteiro, as áreas de passagem e a árvore existente, conseguiremos, com três ações concretas, ter um EcoPátio, digno das premissas a que este concurso apresenta.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
12415

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
200

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Ações de melhoria: replantação do espaço verde na área do canteiro já existente, associado à instalação de um sistema de rega eficiente; instalação de bancos circulares e mesa na sombra da árvore e melhoria do acesso ao local para os alunos com mobilidade reduzida.
(v. Anexo com esquemas feitos pelos alunos dos problemas e soluções propostas.)

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Carácter permanente, pois a estrutura à volta da árvore fica para o futuro, bem como o sistema de rega que permite manter as espécies cultivadas.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
promover a biodiversidade: replantação de espécies vegetais autóctones
uso mais eficiente da água: sistema de rega eficiente, de modo a não existir desperdício; cultivo de espécie autóctones também reduz o consumo de água
promover a inclusão: rampas de acesso ao espaços exteriores de uso lúdico pelos alunos com mobilidade reduzida; Bancos que permitam incluir cadeiras de rodas no espaço envolvente à árvore;
Melhorar as condições de aprendizagem: um dos eixos do HCD é a melhoria do espaço escolar para a melhoria da qualidade das aprendizagens; podem decorrer atividades pedagógicas o espaço exterior;
melhorar a qualidade dos tempos livres: espaços agradáveis permitem alunos felizes, mais empáticos, mais empenhados e mais capazes.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos que realizaram o diagnóstico da área de intervenção disponibilizaram-se também a convidar os alunos mais novos a “visitar” o local e a apelar à sua boa manutenção, evidenciando as suas mais valias. (ex. explicando o funcionamento e importância de um sistema de rega eficiente e da escolha das plantas, em virtude da menor manutenção e melhor qualidade do espaço).

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
1.º momento: alunos, professores, assistentes operacionais e associação de pais (toda a comunidade educativa) trabalham em conjunto para a execução dos trabalhos necessários à melhoria do espaço; 2.º momento: os alunos mais velhos orienta darão apoio e orientação aos alunos mais novos no uso do espaço;
3º momento: toda a comunidade educativa beneficia da melhoria da qualidade do espaço.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Identifique os benefícios do projeto a nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade- refira os principais aspetos diferenciadores
Considerando as competências socioemocionais de grande valor e com enorme impacto nas aprendizagens dos alunos, a nossa aposta está em proporcionar aos alunos espaços mais agradáveis onde não só possam aprender mais e melhor, mas também mais agradáveis e que lhes proporcionem maior bem estar. Esta melhoria tem como aspecto diferenciador a inclusão de todos os nossos alunos, inclusive os de mobilidade reduzida, pois é acessível às cadeiras de rodas e estes podem ficar a par das mesas de trabalho em torno da árvore.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Ao longo deste ano letivo, sem calendário definido.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Parceiros: Associação de Pais; Programa 2030 (HCD); IncludEd, EcoEscolas, REEI e Comunidade Educativa. Existe já a disponibilidade e compromisso da Associação de Pais para se mobilizar enquanto mão de obra, mas também para estabelecer contacto com empresas locais e assim facilitar a aquisição de materiais necessários.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros, materiais e humanos estimados para concretizar o projeto: o investimento maior será na aquisição de bancos duradouros e seguros, bem como no sistema de rega, pelo que o custo será superior a 1000€ (v. Poster em anexo com estimativa de custos). Porém, acreditamos que com a ajuda deste concurso e a disponibilidade e vontade da comunidade educativa e alguns apoios locais alcançaremos o nosso objetivo.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
3 indicadores: qualidade do canteiro replantado; estado de conservação dos bancos; n.º de utilizações pelos alunos em contexto de aula e de recreio.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Talvez o sistema de rega seja o mais difícil de implantar e manter.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: