Escola Básica e Secundária de Ourém (Ourém)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Reabilitação de um anfiteatro no recreio da escola, que carece de sombras de modo a ser utilizado como sala de aula de exterior, local de apresentação de peças de teatro, local de concertos, local de ocupação de tempos livres, local de convívios da comunidade escolar e outras actividades que envolvam contacto com a Natureza. Também pretendemos intervencionar o espaço envolvente ao anfiteatro de modo a torná-lo mais agradável e aprazível para a realização das diferentes atividades..
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O anfiteatro já tem uma estrutura sólida feita betão que pretendemos manter. O meio envolvente que é preenchido com mata de carvalhos e pinheiros também é para manter com as devidas alterações e melhoramentos.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
10000
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
200
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos construir uma pérgula com plantas trepadeiras autóctones, como a videira e embelezar o espaço envolvente.
A pérgula é construída com uma estrutura metálica que possui prumos em tubo e vigotas em perfil U e na longitudinal são colocados arames.
O problema a resolver é a inexistência de sombras no período tarde.
A pérgula terá como função fazer sombra de modo a permitir atividades ao longo de todo o dia.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carácter permanente. Pretendemos que o espaço (anfiteatro) fique permanentemente coberto com videiras de modo a manter o espaço com sombra.
Especificar:
Apresentações de livros; apresentação de trabalhos; teatro; concertos...
Explicite:
Plantar videiras e trepadeiras autóctones à volta da pérgula e no espaço envolvente.
Melhorar a temperatura ambiente do espaço;
Produzir oxigénio pelas plantas introduzidas;
Utilização de plantas que não necessitam de rega.
Produção de oxigénio (fotossíntese das plantas)
Utilização do espaço para todo o tipo de eventos.
Espaço para aulas no exterior, quando aplicável.
Utilização na ocupação dos tempos livres dos alunos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Construção da pérgula por cima do anfiteatro, plantação e manutenção das videiras, embelezamento do espaço envolvente ao anfiteatro.
Os alunos irão participar na construção da pérgula, na plantação das trepadeiras e no embelezamento do espaço envolvente.
Posteriormente também irão participar na manutenção do espaço.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos serão envolvidos na construção da pérgula, onde serão ajudados por alguns docentes, auxiliares de educação e encarregados de educação que trabalhem na área da construção civil (carpintaria e metalurgia). Esperamos ainda obter ajuda das empresas ligadas à criação de viveiros de plantas para obter as videiras e outras plantas necessárias à execução do projeto. Os alunos também participarão na plantação e no embelezamento do espaço envolvente.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Possibilidade de lecionar ao ar livre em condições de excelência
Usar uma cobertura vegetal em vez das habituais coberturas artificiais.
Promover as atividades ao ar livre, nomeadamente, concertos, teatro, apresentações, convívios da comunidade escolar, …
Contribuir para a saúde física através da melhoria da qualidade do ar.
Melhorar a saúde mental através da utilização de um espaço de trabalho/lazer agradável e aprazível, em contacto direto com a Natureza.
Promover a mudança de mentalidades e utilização de novas formas de pedagogia.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Início: novembro (2024)
Fim: março (2025)
Este será um projeto para vários anos uma vez que temos que esperar pelo desenvolvimento e crescimento das plantas.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Contribuir com os meios (materiais e plantas) assim como auxílio ao nível da execução prática do projeto.
Pretende-se que a comunidade escolar, nomeadamente as empresas ligadas ao setor da construção civil, a câmara municipal, os encarregados de educação ajudem na construção da pérgula, quer ao nível dos materiais necessários, quer ao nível da execução prática do projeto.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Dispomos, aproximadamente, de 2000 €.
Os recursos humanos serão os alunos da escola, alguns docentes, os encarregados de educação que se disponibilizarem e eventualmente usar a mão de obra disponibilizada pelas empresas locais que se queiram envolver.
Os materiais a utilizar serão tubos metálicos e arame.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Criação de uma plataforma de reserva, no moodle da Escola, de forma a constatar o tipo de atividades e o grau de utilização do espaço;
- Questionários aos participantes para averiguar grau de satisfação da utilização do espaço;
- Registo fotográfico das atividades realizadas a carregar na referida plataforma como evidências do uso do espaço.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Dificuldades na fixação da estrutura da pérgula
- Mau tempo meteorológico que pode provocar danos na estrutura;
- Tempo necessário para o desenvolvimento/crescimento das trepadeiras até cobrirem totalmente a pérgula.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: