CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A Escola Básica do Barrocal dispõe de um espaço exterior bastante interessante atendendo à sua dimensão, mas necessita de algumas melhorias, nomeadamente na criação de uma zona com plantas para atrair abelhas, borboletas e outros insectos que promovam o equilibrio da biodiversidade.
Seria também uma mais valia implementar uma zona que servisse para estimular os sentidos da comunidade em geral, mas em particular para as crianças, especialmente através da sua aproximação à natureza e aos diversos estímulos que ela proporciona em termos visuais, olfativos e táteis.
No seu todo, uma melhoria da estética da escola, transformá-la-á num espaço mais atrativo para as crianças, reforçando o prazer de participar num processo de aprendizagem dinâmico e preocupado com o seu bem-estar geral.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os aspetos que devem ser mantidos prendem-se com a definição clara de espaços de lazer como a zona de escorregas, a zona do tabuleiro de xadrez XXL e a zona do campo de futebol.
Por outro lado, é importante conservar a zona social onde os alunos lancham e onde se podem sentar nas mesas para conversar, ler ou jogar jogos de tabuleiro.
Estas zonas, para além de estarem em bom estado, foram espaços criados usando materiais reciclados. As mesas foram feitas com rolos de cabos e pintadas com tintas ecológicas. No xadrez as peças foram feitas com cartão e pintadas também com tintas ecológicas.
Por fim, existem várias árvores de grande porte que fornecem sombra no verão e melhoram a qualidade do ar na zona envolvente.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
800

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
80

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção que se pretende realizar é a criação de um jardim vertical que criará mais um espaço verde para a escola sem condicionar o espaço exterior existente para circulação e lazer das crianças. Este jardim vertical virá despertar os sentidos da visão, olfato e tato, estimulando assim a curiosidade das crianças pela natureza e reforçando, também nelas, a responsabilidade de cuidar deste ecossistema que pretende promover a biodiversidade, pois ao serem colocadas flores e ervas aromáticas serão atraídos polinizadores e outros insetos fundamentais para o equilíbrio ambiental. Por outro lado, este jardim vertical servirá para minimizar as altas temperaturas que se fazem sentir no verão e formarão uma barreira acústica, proporcionando, assim, um maior conforto.
Através da combinação de vários elementos como as plantas, ninhos, cortiços para abelhas, mas também estruturas e sistemas criados com base em materiais e componentes reciclados e/ou recicláveis, pretende-se também aumentar a consciência social e ambiental das crianças.
Está previsto, também, o reaproveitamento das águas pluviais através da caleira existente. Uma vez que a escola dispõe de uma cisterna, será feita a ligação que permitirá o armazenamento da água e quando houver necessidade de regar as plantas, usar-se-á uma bomba de água acionada pelo pedalar da bicicleta por parte das crianças para pôr o sistema de rega em funcionamento.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de carater permanente uma vez que a instalação projetada ficará fixa e permite manutenção e renovação sempre que seja necessário.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Para dinâmicas exploratórias e para estímulo dos sentidos da visão, olfato e tato.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
– promover a biodiversidade. (explicite) Porque atrai abelhas, pássaros e outros insetos através da utilização de uma variedade de plantas.
– minimizar os impactos das alterações climáticas. (explicite) Pois ao ter uma parede coberta pela vegetação, esta poderá refrescar mais o ambiente, diminuindo o efeito de estufa dentro do edifício.
– um uso mais eficiente da água. (explicite) Pois as águas pluviais serão reaproveitadas pelo sistema de rega projetado.
– melhorar a qualidade do ar. (explicite) A vegetação melhora a qualidade do ar, pois ajuda a gerar oxigénio e elimina CO2 e outros agentes poluidores.
– minimizar o ruído. (explicite) Ao criar uma parede deste género, diminui-se significativamente o ruido dos camiões que passam constantemente na estrada.
– promover a economia circular. (explicite) Pois está prevista a utilização de materiais reciclados e/ou recicláveis, nomeadamente desperdícios de fabricação têxtil para a germinação e manutenção da hidratação das plantas e recuperação e preparação de paletes de madeira na construção da estrutura.
– promover a inclusão. (explicite) Ao explorar sentidos diferentes iremos também ao encontro de sensibilidades diferentes.
– melhorar as condições de aprendizagem. (explicite) Através desta parede as crianças poderão aprender mais facilmente sobre a fauna e a flora, o ciclo da água e energias renováveis.
– melhorar a qualidade dos tempos livres. (explicite) Esta parede trará beleza à área exterior da escola, promovendo uma maior ligação à natureza e proporcionando uma forma dinâmica para as crianças se relacionarem com ela.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos ficarão encarregues da supervisão da rega das plantas, sendo necessária a sua intervenção direta para acionar o sistema de rega para alturas de menor pluviosidade. Poderão também participar na eliminação de ervas daninhas e invasoras, bem como a substituição de plantas que possam não sobreviver pelas mais variadas razões.
O sistema de rega necessitará de uma manutenção pontual ao longo do ano para garantir o seu bom funcionamento que poderá, porventura, ser feita por encarregados de educação com conhecimentos na área.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Este projeto envolverá toda a comunidade educativa, nomeadamente os adultos na criação e instalação da estrutura e sistemas e as crianças no desenho visual e, consequente, plantação de espécies escolhidas. Posteriormente, serão envolvidos na manutenção deste jardim, não só na verificação regular do estado das plantas, bem como no acionamento do sistema de rega acionado pela bicicleta.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Pretende-se criar uma zona verde única na região que transmite paz e tranquilidade a toda a comunidade escolar. Ao projetar um jardim na vertical, não se estará a condicionar o espaço existente para as crianças manterem as suas atividades físicas, sejam elas brincar ou fazer desporto. Espera-se ainda melhorar a qualidade do ar.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: dezembro 2024
Data de fim: maio 2025

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Câmara Municipal : consultoria
Viveiros de plantas : apoio na aquisição de plantas
Arquiteta paisagista : recomendação das plantas especificas tendo em conta o espaço e a região

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros: 3000€
Recursos Humanos: comunidade escolar
Recursos materiais: paletes, desperdício têxtil, suportes para plantas, plantas (aromáticas, autóctones e suculentas), sistema de irrigação das plantas, ninhos de madeira, cortiço para abelhas, sistema de aproveitamento de águas pluviais, sistema de bypass de caleira, sistema de bomba de água movida por ação de uma bicicleta para irrigação em tempo de menos pluviosidade, peças variadas para jogo sensorial.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Impacto ambiental – não poluente
Impacto energético – não gasta energia
Impacto social – promove o bem-estar da comunidade

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Não conseguir cumprir com os timings estipulados
Não conseguir organizar equipas de trabalho
Condicionamento das espécies de plantas que podem sobreviver neste tipo de jardim.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: