CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB 2,3 Caldas de Vizela (Vizela)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço exterior da escola tem uma grande percentagem de área cimentada. Apenas tem alguns canteiros com plantas mais rasteiras. Durante os intervalos, os alunos passam-no em área cimentada. Quando chove, como existe pouca área coberta, os alunos passam-no dentro da escola, na sala do aluno. A escola tem, este ano letivo, 503 alunos onde 202 são do 2º ciclo e 301 são do 3º ciclo. Não existe espaço ao ar livre atraente para atividades/aulas ao ar livre onde os alunos possam diversificar as suas aprendizagens com a realidade. Os alunos passam grande parte do seu tempo entre 4 paredes.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Existe um espaço com relva e algumas plantas, numa área mais limitada aos alunos que se pretende enriquecer com árvores de fruto. Em anos anteriores, os poucos canteiros que existem na escola, foram plantados por alunos onde cada turma foi responsável por colocar plantas autóctones. Existe também um espaço de lazer onde, com a ajuda de parceiros, recuperaram-se paletes de madeira e elaboraram-se bancos e mesas para os alunos permanecerem mais confortáveis no espaço exterior.
Atrás da escola, e em área reservada apenas limitada a assistentes operacionais e a professores, existe um espaço que, em anos anteriores foi uma horta escolar e estufa, que necessita de exploração e reestruturação. É nesse espaço que se pretende intervencionar: realizar com os alunos um Laboratório de Aprendizagem ao Ar Livre (LAAL). Neste espaço, pretende-se levar os alunos para atividades formais e/ou não formais (sempre com acompanhamento de adulto(s)).

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1200

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
120

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O espaço que se pretende intervencionar, servirá para atividades pedagógicas formais e não formais onde haverá aprendizagem nas mais diversas disciplinas ao ar livre e com a natureza. Uma vez que existe pouca área verde no espaço exterior da escola, esta área, servirá para compensar tal lacuna e, permitir aos alunos uma aprendizagem que vai ao encontro das aprendizagens essenciais de várias disciplinas assim como às áreas de competências elencadas no PASEO. Assim, neste espaço haverá uma área coberta para que grupo de alunos e professores possam trabalhar na elaboração de vasos e plantação de sementes, pinturas, consertos dos mais diversos materiais do espaço para que seja o mais sustentável possível. As atividades dividir-se-ão em 3 componentes: 1-Atividades para alunos incluídos em medidas seletivas, adicionais e universais, com problemas de aprendizagem, concentração ou indisciplina; 2-Atividades de articulação entre alunos do 1º ciclo e alunos do 2º/3º ciclos; 3-Atividades letivas nas mais diversas disciplinas onde o professor poderá requisitar o espaço para aula ao ar livre e explorar conteúdos curriculares.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção será de caráter permanente, uma vez que o espaço estará preparado para receber alunos nas mais diversas atividades, fazendo com que os mesmos mantenham-no sustentável.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Poderão ser organizadas palestras/atividades ao ar livre com docentes e/ou com encarregados de educação e/ou com os seus educandos.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Neste projeto, será explorado um espaço designado por “Plantação da casa” onde priorizar-se-á a plantação de plantas autóctones. Os alunos contribuirão para a sua plantação e irão consciencializar-se da importância destas plantas para a biodiversidade em detrimento das plantas invasoras. Durante as várias plantações, o professor estará a transmitir tal importância e a garantir que os seus alunos identificam espécies autóctones. Estes mesmos alunos, ao adquirirem tais conhecimentos, transmitirão a alunos mais novos (1º ciclo por exemplo), quando ocorrerem atividades interdisciplinares e de articulação vertical.
A zona coberta (zona 1), terá uma telha inclinada (será fornecida pela Junta de freguesia), que de forma sustentável, irá recolher água da chuva para recipiente (já fornecido por um encarregado de educação). Esta água recolhida, servirá para regar a horta biológica por sistema de hidroponia, a estufa e zona de “Plantação da casa” assim como para as mais diversas atividades que necessitem de água. Desta forma, os alunos ao recolherem a água do recipiente, tomarão consciência da importância desta assim como de uma economia circular.
Com o aproveitamento de água da chuva através da sua recolha na zona 1 (Zona coberta), a economia circular não poderia estar melhor explicitada. Por outro lado, com a construção da zona designada por “Compostagem não é uma miragem!”, a comunidade escolar trará resíduos orgânicos para compostor onde esse mesmo composto produzido irá fertilizar a zona da horta biológica assim como a estufa e a zona de “Plantas da nossa casa”. Com este dois exemplos de atividades o LAAL será sustentável e os alunos poderão desenvolver o significado de economia circular. A produção de vasos pintados e cultivados pelos alunos, trará receitas financeiras que também serão viabilizadas para possíveis necessidades materiais do LAAL.
Tal como referido no ponto 2.1, um dos objetivos centrais deste projeto é a realização de atividades para alunos com medidas adicionais, seletivas ou universais referenciados com dificuldades de aprendizagem e alunos de outras nacionalidades no sentido de se sentirem bem quer a nível social ou psicológico, pelo que as atividades efetuadas ao ar livre, irão ajudar estes mesmos alunos a sentirem-se acolhidos e motivados para as aprendizagens das várias disciplinas.
O LAAL, envolverá atividades que se enquadrem no esqueleto curricular de várias disciplinas desde Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Físico-Química, Português, entre outras. A título exemplificativo, com alunos mais motivados (uma vez que se encontram em espaço livre), o professor de Matemática poderá explorar conteúdos relacionados com medições e áreas da horta biológica enquanto que o professor de Ciências Naturais abordará conteúdos relacionados com as espécies vegetais que irá plantar nesse espaço. Na zona de lazer, o professor de música poderá explorar com os seus alunos uma música relacionada com uma história ou conto lecionado na disciplina de Português e ainda, tal história poderá abordar conteúdos de Ciências Naturais e Ambiente.
Aproximar a comunidade educativa à escola, ou seja, atrair os pais/encarregados de educação a envolverem-se na aprendizagens dos seus educandos.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Neste espaço existirão 6 áreas de trabalho:
1-Zona coberta: zona de recolha de água da chuva e de trabalho para quando alunos estejam a construir materiais. Nesta área, haverá bancadas (umas mais baixas e outras mais altas) para trabalhar com todos os ciclos de ensino básico.
2-Horta biológica:zona onde os alunos cultivam os mais diversos vegetais para posterior consumo/venda a comunidade escolar. Tentar-se-á colocar sistema de hidroponia na horta para uma maior sustentabilidade.
3-Estufa:zona onde os alunos cultivam e colocam as sementeiras para melhor crescimento de vegetais. A estufa servirá também para a exploração de aulas experimentais onde os alunos comparam crescimento de espécies na horta biológica com o crescimento na estufa, podendo assim trabalhar variáveis independentes e dependentes.
4-Compostagem não é uma miragem!: zona onde se colocam os materiais orgânicos, produzindo composto para a auto-sustentabilidade da horta biológica e estufa. Para contribuir nesta atividade, todas a comunidade escolar será envolvida, inclusivé os alunos trazendo de casa “castanhos”, por exemplo.
5-Plantação da casa: Zona onde se tentará cultivar apenas plantas nativas, no sentido de reforçar a importância das mesmas para o equilíbrio do ecossistema e sustentabilidade.
6-Zona de lazer: Espaço onde irão ser colocados pneus servindo de “bancos” ou “mesas” para que os alunos possam estar confortáveis a ouvir a explicação do professor, ou simplesmente a realizarem atividades práticas de pintura e manuseamento de materiais.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Todas fases de construção do projeto terão a participação dos alunos e professores coordenadores. Existe uma lista de alunos que trabalharão na construção deste projeto assim como tempos letivos para o efeito.
1ª fase-Fase de construção da zona de passagem (colocação de paralelos no chão) e construção da zona 1 (zona coberta).
2ª fase-Fase de construção da zona de lazer, zona de “Compostagem não é uma miragem!” e preparação da zona de “plantação da casa”.
3ªfase-Preparação da Zona da Horta biológica e plantação de pelo menos 3 tipos de vegetais.
4ªfase-Conclusão da estufa e plantação das primeiras árvores autóctones na zona da “plantação da casa”.
Após a conclusão da construção da zona 1, bem como da horta biológica, o espaço poderá já ser requisitado para que decorram as atividades em segurança.
As reuniões com os delegados ambientais , docentes e não docentes e ainda com parceiros (Reuniões de Conselho Eco-Escolas) servirão para coordenar, gerir e motivar todos para este projeto comum.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Uma vez que os alunos,no presente, passam grande parte do seu tempo na escola, em área fechada e, durante os intervalos em área cimentada, este projeto vem garantir que haja a oportunidade de aprendizagem ao ar livre numa área ecológica e sustentável. Será uma mais valia para os alunos obterem aprendizagem numa “sala aberta”, mais aproximada a um ensino não formal garantindo maior motivação para a aprendizagem. De uma forma mais feliz, os alunos irão absorver mais aprendizagens, desenvolverão mais competências que lhes servirão para a inclusão numa sociedade diversificada e exigente. Por outro lado, os professores e não docentes criarão novas perspetivas de ensino-aprendizagem, diversificando os métodos e evoluindo para outras formas de ensinar que não a forma tradicional. Este é o aspeto mais inovador e potenciador de uma mudança que se pretende, para alcançar o sucesso educativo nos nossos alunos.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Ano letivo 2024/2025: Colocação de paralelos nas áreas de passagem (já em colocação-outubro/novembro 2024); Construção da zona 1-zona coberta com recolha de água para auto-sustentabilidade da horta biológica e estufa (Dezembro/Janeiro); Plantação de 2/3 tipos de vegetais na horta biológica (posterior venda entre a comunidade escolar na semana do dia da floresta-Março/Abril); Início da construção da estrutura para a estufa(Maio); Início da colocação de materiais orgânicos na “Compostagem não é uma miragem!”(Todo ano letivo); Colocação de pneus na zona de lazer e seu embelezamento (Fevereiro/Março); Primeiras plantações de autóctones na “Plantação da Casa”(Março/Abril).
Ano letivo 2025/2026: Conclusão a construção da estufa (Dezembro); Remoção de composto para sustentabilidade da Horta biológica e estufa(A partir de Janeiro); Planificação* de diversificadas aulas/atividades ao ar livre neste espaço (A partir de Setembro). Tal planificação, prevê a sustentabilidade do Laboratório de Aprendizagem ao Ar Livre (LAAL) onde os alunos realizam a manutenção da mesma.
*-Tal como se referiu em pontos anteriores, a planificação e a aplicação de atividades está prevista a partir do momento em que haja segurança e algumas fases do projeto estejam concluídas.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Para a construção deste LAAL, contribuirão vários parceiros, entre eles a associação de pais da Escola Básica de Caldas de Vizela, a Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Vizela, Resinorte, empresários da região, docentes, não docentes e alunos. A gestão de tal parceria, será estabelecida e mantida nas reuniões de Conselho Eco-Escolas a realizar-se trimestralmente em cada ano letivo. A comunicação social local estará sempre presente nestas reuniões (Rádio Vizela), pelo que terá um papel fundamental em divulgar para todo o concelho este projeto (irá despoletar orgulho e divulgação dos parceiros).

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos humanos: Professores coordenadores Eco-Escolas (papel de coordenar, estabelecendo contactos entre os mais diversos parceiros, com os alunos, com os professores e direção da escola). Os alunos terão um papel fundamental na manutenção e construção do LAAL, pois ao construírem juntamente com os professores o espaço, estarão essencialmente a aprender a trabalhar em espírito cooperativo e a gerir da melhor forma possível um espaço que servirá todos.
Recursos materiais: Essencialmente, os recursos materiais serão provenientes de parceiros (Empresários da região com a preciosa ajuda do Município e da Junta de freguesia, dos pais/encarregados de Educação através da associação e da empresa Resinorte com a colaboração para esclarecimento de como se realiza a compostagem, por exemplo)
Recursos financeiros: Após o fornecimento de materiais por parte dos parceiros, o objetivo do LAAL é tornar-se auto-sustentável, ou seja, com a produção de vegetais biológicos na horta, estes poderão ser vendidos que rentabilizarão para outros recursos necessários no espaço. Também através da venda de vasos pintados e cultivados por parte dos alunos, esta receita financeira servirá para sustentar o LAAL. Tal procedimento será explorado com os alunos para o seu enriquecimento em literacia financeira.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Indicador 1-Inquéritos aos alunos: Inquéritos aplicados aos alunos antes da realização efetiva do projeto e inquéritos aplicados aos alunos depois da realização do projeto no ano letivo 2024/2025. Posterior aplicação dos inquéritos no ano letivo 2025/2026 (início e fim do ano letivo).
Indicador 2- Percentagem de sucesso educativo dos alunos englobados no plano de melhoria e inclusão da escola(comparação da percentagem antes e depois do envolvimento dos alunos em atividades no LAAL).
Indicador 3-Percentagem de sucesso educativo dos alunos da Escola Básica 2,3 de Caldas de Vizela.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Uma das dificuldades que poderá existir é que, apesar de se pensar em colocar área coberta para que os alunos possam realizar atividades, tal área pode não ser suficiente para que grupo mais numeroso de alunos possam estar envolvidos, quando as condições meteorológicas não forem favoráveis.
Por outro lado, tal como em todos os projetos que envolvem muitos parceiros, podem existir atrasos na concretização de fases do projeto. Nesse sentido, em reuniões de Conselho Eco-Escolas, haverá ajustes de processo e procedimentos.
No início de um projeto, o arranque e a disponibilidade de recursos humanos, materiais e financeiros são sempre uma dificuldade, pelo que a ajuda promovida pelo desafio Eco-Pátios seria muito importante.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: