Escola EBI de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A área envolvente ao campo de jogos; elevada área em cimento, algo degradada a necessitar de intervenção.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Espaço envolvente à área do “charco”, potenciando uma sala de aprendizagem e lazer ao ar livre; Espaço envolvente ao charco aromatizado com ervas e plantas naturais e medicinais;
Espaço contíguo ao charco, por ser uma zona de sombra, que poderá ser rentabilizada com a promoção da atividade física, através da utilização de elementos naturais.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
13.5
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
400
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos apostar na Renaturalização do espaço exterior da escola maximizando a área vegetal em conjunto com outras estratégias para aumentar as zonas de sombra, aprendizagem e lazer ao ar livre, proporcionando áreas mais frescas e aromatizadas, com impactos também a nível de gestão do ruído.
Criar um ambiente natural diversificado de forma a reforçar a resiliência da fauna e flora da cidade, considerando também espaços que respondam às necessidades educativas específicas da comunidade escolar, em particular relativas à educação ambiental.
Criação de espaços construídos e naturais mais justos, que promovam a equidade, diversidade e a inclusão, a interação intercultural, confortáveis e que fomentem o bem-estar.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Será de caracter permanente, uma vez que o espaço em si já existe, e pretendemos apenas completar com outras formas de bem-estar.
Especificar:
Atividade física
Explicite:
Trata-se de um espaço calmo, rodeado pela fauna e flora, onde se pretende criar um ambiente harmonioso de aprendizagem e lazer, fomentando o bem-estar biopsicossocial ao ar livre. Poderá ser usado para sessões de Yoga, relaxamento e meditação.
– promover a economia circular. Em volta do charco, criar-se-ão espaços de aprendizagem e lazer (mesas redondas) através da colocação de rolos de cabos, com troncos de madeira (bancos de árvores).
– promover a inclusão. Este espaço é amplo e plano, permitindo o acesso e mobilidade a todos as pessoas, independentemente das suas condições físicas. A interação com os diversos agentes presentes no local favorecem também.
– melhorar as condições de aprendizagem. Promovemos a aprendizagem a partir do contexto e da experiência, como forma privilegiada de favorecer a curiosidade, a descoberta, autoaprendizagem e o trabalho de pares.
– Melhorar a qualidade dos tempos livres. Proporcionando um espaço de lazer acolhedor, envolto em aromas, e elementos naturais como plantas, água, pedras, troncos de madeiras, e eventualmente uma área de atividade física, também com recursos naturais, como madeiras.
– Promover a relação escola-família-comunidade – Para transformar este projeto num verdadeiro processo de envolvimento e desenvolvimento, integraremos a participação dos Encarregados de Educação, quer no que diz respeito à realização do espaço, como também na própria manutenção. Pretendemos que os Encarregados de educação e outros elementos da comunidade (Florista; Horto local; autarquia; Academia Sénior, etc.) contribuam com os seus saberes sobre os diversos assuntos que podem ter interesse para os nossos alunos, indo ao encontro dos conteúdos curriculares. Esta ação, pretende servir de elo entre a educação familiar/ comunitária e a aprendizagem escolar.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Para além da dinamização e utilização dos espaço nas aulas de: Ciências naturais e Físico-química, mais destinadas à manutenção do espaço, poderá também ser utilizado nas aulas de educação física, e outras com diversos intuitos. Os clubes Eco escolas e Clube de Coolaboradores, terão a oportunidade de ao longo do ano revitalizarem e cuidadores do espaço, como sendo seu! Quanto ao primeiro ciclo, será também um local a ser utilizado, especialmente nas aulas de estudo do meio.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Para transformar este projeto num verdadeiro processo de envolvimento e desenvolvimento, integraremos a participação dos Encarregados de Educação, quer no que diz respeito à realização do espaço, como também na própria manutenção. Pretendemos que os Encarregados de educação e outros elementos da comunidade (Florista; Horto local; autarquia; Academia Sénior, etc.) contribuam com os seus saberes sobre os diversos assuntos que podem ter interesse para os nossos alunos, indo ao encontro dos conteúdos curriculares. Esta ação, pretende servir de elo entre a educação familiar/ comunitária e a aprendizagem escolar.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A exposição a espaços de lazer, desenvolvidos a partir de agentes da natureza, promovem o equilíbrio entre a saúde mental e física. A possibilidade de se realizarem sessões de yoga ao ar livre, ajudará na promoção do bem-estar biopsicossocial. Trata-se de um projeto de envolvimento de toda a comunidade escolar, que pretende proporcionar espaços de lazer e bem estar biopsicossocial, aliando a participação de alunos e famílias, em articulação com parceiros da rede comunitária. O foco está na criação de um espaço de lazer e aprendizagem ao ar live, capaz de desenvolver a curiosidade sobre a vida na natureza, aumentando assim as potencialidades da escola no que diz respeito à promoção do meio ambiente, a par das aprendizagens escolares. O Charco já faz parte do dia-a-dia da nossa escola, mas alunos, docentes e não docentes consideram que este local tem ainda muitas potencialidades por descobrir.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
– 1ª fase) Construção do charco (terminada)
- 2ª fase) auscultação da comunidade quanto à proposta de melhoria do espaço e estabelecimento de parcerias – setembro/outubro
- 3ª fase) Proposta de melhoria – Desenho do projeto e fundamentação – Outubro
- 4ª fase) Intervenção no espaço – concretização do projeto – inicio em dezembro até ao final do ano letivo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O principal parceiro será a autarquia que nos dará a consultoria necessária para realizar o projeto, respeitando a biodiversidade existente. Outro parceiro muito importante será o Horto local, que connosco idealizará e apoiará na aquisição de espécies aromáticas que se adequem ao espaço, quer em termos de seleção como de plantação e manutenção. No futuro, pretendemos também avançar com o projeto de implementação do espaço de atividade física com recursos naturais.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Humanos - Coordenadora Eco-escolas; Educadora Social; Professor EVT (designs), Alunos Eco-escolas e Coolaboradores; Encarregados de Educação; Membros da autarquia da divisão de ambiente
Financeiros: 500€
Materiais: plantas aromáticas; troncos de madeira, rolos de corda, pedras, materiais de jardinagem, adubos, sementeiras, recursos de escavação e reordenamento do espaço.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de aulas dadas no espaço;
- Número de iniciativas comunitárias desenvolvidas no espaço;
- Avaliação das potencialidades do espaço, realizada pelos alunos do Clube Eco escolas e Clube de Coolaboradores.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- De referir a organização de equipas de trabalho e timings para realização e manutenção do espaço, bem como a possibilidade do prolongamento do espaço com a zona de atividade física, devido aos custos elevados que poderá acarretar.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: