CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Colégio Atlântico (Seixal)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
O espaço exterior do Colégio tem imensos espaços livres permeáveis com terra vegetal e relva sintética e alguns impermeabilizados (pavimento em betão). Necessitamos de mais espaços com flora, permeáveis, que por outro lado irão potenciar a presença de insetos como as Abelhas e pássaros de pequeno porte que irão fazer a polinização, e trazer mais biodiversidade. Por outro lado, também é necessário mais sombreamento natural, mitigando efeitos de ilha de calor, proporcionando áreas mais frescas.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
O Colégio dispõe de grandes áreas no exterior, o que são uma mais-valia. O colégio possui também uma estufa (onde é possível fazer hidroponia), vários canteiros com trepadeiras - com algum sombreamento, algumas árvores, sobretudo no 1º Ciclo, estruturas verticais (reutilização de paletes) com suculentas, mesas e bancos de madeira e plástico reciclado e, muros e chão pintados alusivos à temática da gestão da água e da reciclagem.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3118

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
85

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretende-se renaturalizar um espaço junto ao pavilhão de educação física, onde espontaneamente já nasceu hortelã, e é um espaço que atualmente não é utilizado. Desta forma, vamos conferir-lhe uma nova vida, dando-lhe potencial para prática de outras atividades em contacto direto com a natureza, como p.e. o Yoga e leitura, acompanhando ao mesmo tempo, o ciclo de vida das plantas.
Também pretendemos que o gradeamento que divide o Edifício do 2º e 3º ciclo, funcione como suporte construído e natural, isto é, um “gradeamento verde” aumentando as zonas de sombra e mitigando efeitos de ilha de calor, proporcionando áreas mais frescas.
Estas duas áreas irão funcionar como “stepping stones” (trampolins ecológicos), fazendo a conectividade entre habitats, sendo importante a monitorização destes espaços, uma vez que a matriz se encontra cada vez mais fragmentada.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Este tipo de intervenção é de caracter permanente, contando com uma equipa multidisciplinar para a sua manutenção, desde os alunos, aos professores e funcionários.
Esta intervenção, será uma aula aberta principalmente nos conteúdos relacionados com o ciclo de vida das plantas, ecologia e ecologia da paisagem.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Pretende-se a construção de um Canteiro com 29 m2 com ervas aromáticas e medicinais, na qual se pretende promover atividades de sementeira e plantação em MPB (Modo de Produção Biológica) e integra-lo também no âmbito do programa Eco-Escolas.
Ao mesmo tempo, pretende-se também, criar um “gradeamento verde” com 56 m2, que irá proporcionar sombreamento, polinização e produção de frutos em MPB.
Este tipo de projeto assegura a manutenção da biodiversidade vegetal e animal da zona envolvente, e também a produção de ervas aromáticas, chás e maracujás para consumo no refeitório do Colégio e, em casos de excesso de produção, poderão ser organizadas feirinhas abertas à comunidade escolar.
A agricultura pedagógica, para além da componente de aprendizagem, assegura a manutenção de um espaço livre de superfícies impermeabilizadas, que terá um papel decisivo no combate às alterações climáticas e às ilhas de calor tão comuns em meio urbano.
A água utilizada para regar os canteiros, nas estações mais húmidas, deverá ser utilizada a partir de água pluvial armazenada em tanques de recuperação.
As plantas desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio de oxigénio e dióxido de carbono na atmosfera, sendo essenciais para a vida na Terra, desta forma, estes canteiros são mais uma contribuição para a mancha verde necessária em meio urbano.
A fertilização dos canteiros, será assegurada através de compostagem (utilizando aparas do canteiro e folhas secas), contribuindo assim para a economia circular.
Estas atividades têm um caráter pedagógico e prático, que devem ser incluídas no programa de diversas disciplinas dos vários Ciclos, desde o Pré-escolar até ao Secundário, envolvendo e sensibilizando toda a Comunidade para a sustentabilidade ambiental.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
No que diz respeito à manutenção, os alunos irão efetuar a rega dos canteiros, a monda manual de ervas daninhas, o controlo biológico de pragas, a fertilização do solo, a compostagem e a colheita das plantas e frutos.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Os alunos poderão participar durante todo o processo, desde a construção do canteiro, sementeira/plantação até à colheita. Os alunos irão semear as ervas aromáticas e as plantas medicinais e plantar os maracujás, assim como aplicar o composto no solo, ou outro fertilizante aceite em MPB, enquanto não houver produção de composto.
Os alunos irão efetuar o controlo biológico das pragas, nomeadamente caracóis e lesmas, regar sempre que necessário e por fim efetuar a colheita.
A comunidade escolar será sempre envolvida na confecção e consumo de chá, bem como na utilização das ervas aromáticas no refeitório, e em caso de excedente de produção, a comunidade escolar e os pais dos alunos podem organizar uma feirinha.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Com a criação de um canteiro aromático e medicinal, sombras naturais e alimentos biológicos, toda a comunidade escolar irá usufruir dos benefícios do contacto com a “terra” – saúde mental e diminuição do stress, alimentação saudável e equilíbrio do sistema imunitário.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Data de início: Dezembro 2024
Data de fim: Março 2025

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Pretende-se envolver a equipa do Eco-Escolas e os pais e encarregados de educação como voluntários, aprendizes e também que transmissores de conhecimento para o projeto.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Relativamente a recursos financeiros será preciso, aproximadamente, 736€ (setecentos e trinta e seis euros) para a aquisição de material para a construção do canteiro, sementeira e plantação e manutenção.
No que respeita a recursos humanos, o trabalho será voluntário efetuado pelos alunos, professores e pessoal não docente para a construção e manutenção do projeto.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Número de alunos envolvidos no projeto;
- Quantidade de chás e ervas aromáticas e maracujás produzidos;
- Utilização do espaço como um local de aprendizagem complementar (atividades curriculares e extracurriculares).

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Dado o encerramento do Colégio para férias no mês de agosto, deparamo-nos com o risco manutenção/rega insuficiente dos canteiros.
Desta forma, estamos a considerar instalar um sistema de rega gota a gota, adaptado ao tanque de recuperação de água pluvial.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: