Complexo Escolar do Alvito (Óbidos)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
No recreio da frente da escola, selecionámos três espaços que necessitam de melhoria, a saber: caixa de terra, árvore (plátano) e gradeamento preto. São zonas que podem ser utilizadas em prol dos animais e das plantas, contribuindo para a melhoria da fauna e da flora locais. Na verdade, a utilização destes pontos para a manutenção de vida, para além do embelezamento do espaço, concorre para aprendizagens não formais em contexto real, permitindo observar animais e plantas.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Na nossa opinião, devemos manter o plátano em crescimento (utilizando, naturalmente, a estrutura para aplicação de ninhos) e toda a área de calçada que permite brincar e desenvolver atividades desportivas, como costumamos fazer na Semana da Mobilidade mensal, utilizando skates e trotinetes.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
3500
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
300
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A nossa intervenção passaria por criar espaços que permitam o crescimento de plantas e a existência de animais, em estreita harmonia com as estruturas arquitetónicas da escola. Neste caso, pretendemos usar a caixa de terra para fazer tocas, a árvore para colocar ninhos/caixas de nidificação e o gradeamento para hortas verticais (com recurso a garrafas de plástico), potenciando materiais recicláveis.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretendemos que seja uma intervenção permanente, dado que o desenvolvimento das plantas e os hábitos dos animais (em habitat usual) carecem de tempo para se conseguirem resultados positivos e com impacto na fauna e flora locais.
Explicite:
Tendo em conta a génese do projeto, o mesmo contribui para que a biodiversidade seja protegida, localmente, e para que sejam potenciadas aprendizagens formais e não formais em que o aprendente é inserido no contexto real de aquisição de competências e conhecimentos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Dado que criámos o ''Eco Clube do Alvito - EBA'', a manutenção do espaço intervencionado ficaria a cargo dos alunos inscritos e todos aqueles que, de forma voluntária, manifestem vontade de participar nesta iniciativa pelo ambiente.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Após a fase de implementação da intervenção, o espaço ficaria disponível para usufruto de todas as turmas, havendo também espaço para toda a comunidade escolar poder visitar/usar em momentos de atividades escolares. Não obstante, poder-se-á solicitar a colaboração de outras entidades no processo de manutenção, como associação de pais ou município, por exemplo.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Este projeto é inovador e diferenciador na medida em que concilia a preservação da natureza e concorre para a construção de aprendizagens contextualizadas. Não obstante, por ser idealizado pelos alunos da escola, assume um sentido mais efetivo e contribui para motivar para este tipo de ações, formando cidadão com consciência ecológica e cívica.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Prevê-se que o projeto tenha início no final do 1.º Período e que esteja concluído para uso da comunidade escolar no 3.º Período.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O município, a freguesia e a associação de pais podem ser parceiros que contribuam com recursos materiais e humanos necessários para a concretização física do projeto.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
A maioria dos materiais são de caráter reciclável, no entanto, o valor do concurso Eco-Pátios permitiria enriquecer o espaço com recurso a materiais que não tenham impacto negativo na natureza.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1.º indicador: A fauna e a flora desenvolver-se-iam em harmonia com a pegada humana;
2.º indicador: A reutilização de materiais concorre para dar nova vida de recursos já utilizados;
3.º indicador: Os alunos têm a oportunidade dinamizar a alteração de um espaço solidificando e transpondo aprendizagens.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Por ser uma escola também com 1.º Ciclo, terá de haver uma sensibilização dos mais novos para a preservação desta intervenção, envolvendo-os no processo de requalificação e tornando-os mais responsáveis e defensores das causas ambientais. Por outro lado, com as alterações climáticas, as chuvas poderão afetar algumas tocas ou suportes de plantas, mas o clube Eco Brigada do Alvito assegurará as recuperações.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: