CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Centro Social Paroquial de São João das Lampas (Sintra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os espaços exteriores existentes são essencialmente zonas de passagem, ou espaços
condicionados pelas condições climatéricas,
Existe um terreno onde em tempos existiu uma pequena horta, fruto de um projeto antigo que
acabou por se mostrar difícil de manter.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A nossa escola situa-se numa zona rural, faz parte da instituição um pinhal, e ao longo dos
canteiros, além de várias plantas e flores de espécies autóctones, existem também algumas
árvores de fruto (nespereira, figueira e medronheiro) e é algo que se pretende manter e até
ampliar.
Faz parte da instituição um pinhal, e um antigo espaço com uma zona de cultivo e antiga horta
da escola que se pretende reabilitar.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
7.5

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
15

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O objetivo principal passa por reaproveitar as áreas que neste momento não estão a ser
aproveitadas ao auge das suas capacidades, unido à promoção de atividades ao ar livre em
zonas escolares que permitam ao aluno, ter uma participação e monotorização autónomas em
atividades sustentáveis.
Reabilitar o antigo espaço de cultivo através de dois momentos, inicialmente com a criação de
um jardim vertical onde os alunos mais novos possam ter contacto direto com a natureza
desde o seu cultivo, monitorização, rega e manutenção, e depois junto com alunos mais velhos
transplantar para a horta e monitorizar.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Esta intervenção é de caráter permanente, apesar de fazer parte da agenda plano escolar
deste ano, a alimentação saudável e a sustentabilidade sempre foram fatores praticados na
instituição.
O intuito de uma horta vertical constitui um dos exemplos de manter a permanência, sendo
que estas culturas poderão ser acompanhada e monitorizada pelas turmas do primeiro ao
quarto ano. Estas serão depois transplantadas para reabilitar o espaço de horta localizado
numa zona escolar mais retirada, onde as crianças terão intervenção em momentos de ATL
com as crianças do 5º ao 9º ano.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Promover a alimentação saudável e biológica de acordo com o plano do projeto educativo
deste próximo ano.
Dar importância aos alimentos orgânicos e promover a qualidade de vida física e mental.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Construção do jardim vertical através do uso de paletes e floreiras grandes pelos alunos,
professores e auxiliares;
Proteção da área com plásticos para evitar estragos e intempéries;
Planeamento da intervenção (o que cada turma irá plantar, dias em que cada turma irá
intervir, etc.)
Cultivo;
Recolha de água das chuvas para aproveitamento da água para a rega;
Colheita e transplantação.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Toda a comunidade escolar irá estar envolvida no projeto.
Numa fase inicial o planeamento da infraestrutura da horta vertical irá ser pensada tendo em
conta as idades e estaturas das crianças (sendo que para os 1ºs e 2ºs anos, as floreiras terão
que estar mais próximas do chão pra que haja a facilidade em plantar, cuidar e regar por parte
dos alunos).
Cada turma irá realizar uma pesquisa e investigação sobre que planta ou produto hortícola irá
cultivar, e caraterísticas associadas (água, luz solar, benefícios da sua existência para o
ecossistema e benefícios do seu consumo para a saúde).
Criação de uma tabela de intervenção: cada turma irá fazer um horário semanal específico
para que, em conjunto possam praticar as atividades de jardinagem, no entanto fora desse
horário a observação, monitorização e cuidado autónomo serão um estímulo presente.
Gerar pontos de recolha de água da chuva para rega das plantas.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Mostrar a importância da sustentabilidade para a comunidade a todos os jovens é algo
imensamente necessário.
O Centro escolar está integrado numa zona rural e rica em contexto popular agrícola onde o
contacto com o comportamento da região, que envolve a participação direta dos alunos traz
de volta as raízes e promove o saber cultural que se tem vindo a perder ao longo das gerações.
Enquanto se incentiva o contacto com a natureza surge também a integração e empenho
desta associada à alimentação ao intervirem diretamente nos produtos que iremos consumir.
Promoção do conhecimento sobre plantas autóctones e mais caraterísticas da região (como
por exemplo a maçã reineta).
Expõe-se ainda que qualquer projeto que promova as capacidades de planear e projetar uma
atividade é uma mais-valia para qualquer sociedade.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
O projeto teria ponto de arranque a 11 de novembro e não teria fim previsto, pretendendo-se
que seja uma atividade permanente.
Para análise de indicadores de impacto do projeto considerar-se-ia 28 de junho de 2025.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
O conjunto da nossa comunidade escolar que envolve professores, auxiliares, alunos e ainda um grande apoio dos pais, avós e familiares têm sido os nossos parceiros ao longo do nosso percurso Eco-escolas.
Sendo o Centro uma IPSS conta também com o apoio da Câmara Municipal de Sintra sempre que necessário, mas acima de tudo do ombro amigo e voluntário da região.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Empenho e dedicação das crianças (em ambiente escolar e na transmissão dos valores
aprendidos);
Cumprimento da tabela de intervenção semanal;
Apresentação dos resultados finais a toda a comunidade escolar;
Crescimento das culturas.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Empenho e dedicação das crianças (em ambiente escolar e na transmissão dos valores
aprendidos);
Cumprimento da tabela de intervenção semanal;
Apresentação dos resultados finais a toda a comunidade escolar;
Crescimento das culturas.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Exigência de uma manutenção frequente devido a agentes climáticos;
Difícil adaptação de muitas plantações à zona climática (proximidade ao mar);
Necessidade de transplantação frequente poderá levar à primeira problemática que impõe
acesso mais frequente à zona de horta mais acima.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: