CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola EB 2,3 de Canedo (Santa Maria da Feira)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Poucos locais com sombra para os alunos usufruírem nos dias mais quentes.
- Necessidade de aumento de coberto vegetal para proteção contra a erosão do solo em terrenos com inclinação.
- Necessidade de aumentar e melhorar as zonas com potencial pedagógico (horta, pomar, jardim de plantas aromáticas, estufa, sala de aula ao ar livre).

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
- Horta pedagógica
- Pomar
- Espaços arborizados
- Sala de aula ao ar livre
- Jardim de plantas aromáticas

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
18742,39 m2

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
1244 m2

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
A principal intervenção a realizar será a plantação de árvores, arbustos e outras plantas, destinadas a criar zonas de sombra durante as épocas mais quentes e a plantação de arbustos e plantas rasteiras para evitar a erosão e melhorarem o aspeto visual do espaço escolar exterior. Também será importante combater as plantas invasoras e melhorar a horta pedagógica, o pomar, a estufa e a sala de aula ao ar livre.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Intervenção é de caráter permanente, com plantação de árvores autóctones para aumentar os espaços com sombra e a plantação de árvores de fruto para aumentar pequeno pomar já existente, para fins produtivos de usufruto da comunidade educativa e para fins pedagógicos.
O aumento do coberto vegetal também permitirá promover e manter a biodiversidade e evitar a erosão do solo.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

Especificar:
Produção de alimentos, como fruta e legumes, no pomar e horta pedagógica, destinados à comunidade escolar.

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
O revestimento, com vegetação, de áreas de elevado declive por forma a impedir a erosão do solo, nomeadamente com deslizamentos e escorrências em ´dias de chuvas intensas.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos serão os principais atores na manutenção dos espaços intervencionados, realizando tarefas como regra, rotação de culturas (horta) conforme a época do ano, recolha de frutos e outros alimentos e limpeza e manutenção das plantas.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
A escola dinamiza o projeto Eco-escolas e também um clube de Ciência, jardinagem e ambiente. No âmbito destes projetos os alunos e suas famílias, o pessoal docente e não docente são convidados a participar, tendo já dado provas, em anos anteriores de grande envolvimento neste tipo de ações (como por exemplo pela oferta de plantas). Na fase inicial de reorganização dos espaços exteriores a intervencionar, estarão prioritariamente envolvidos os professores dinamizadores dos projetos referidos e os alunos participantes. Numa fase posterior de manutenção, toda a comunidade é chamada a participar.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Os benefícios do contacto com a natureza são reconhecidos para a saúde e bem-estar de todos. Os trabalhos nos espaços exteriores permitem a articulação entre várias áreas de aprendizagem e diversas faixas etárias e níveis de ensino, importantes para a integração de todos e a perceção que a escola tem lugar para todos, independentemente das dificuldades que cada um revele.
A produção de fruta e legumes com a contribuição dos alunos, terá, também um papel importante no incentivo à prática de uma alimentação saudável.
Os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto são a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos académicos relacionados com os temas de ambiente, alterações climáticas, geografia, ciclos da matéria e reciclagem, permitindo e incrementando a descoberta por parte dos alunos; a possibilidade de realização de aulas em espaços alternativos e inovadores e, o envolvimento da comunidade escolar para a oportunidade de criar e usufruir de espaços calmos e aprazíveis na natureza.
Também diferenciador será possibilidade de a escola possuir zonas ajardinadas de baixo consumo de água e de pouca necessidade de manutenção.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Foi já iniciada uma intervenção no espaço exterior, em duas das áreas no início deste ano letivo (setembro), com a plantação de oliveiras num dos espaços e outras árvores em outro espaço, assim como com a limpeza de infestantes como a erva das pampas. Também foi iniciada, pelos alunos no ano letivo anterior, a construção da horta pedagógica.
Esta intervenção está prevista para dois anos letivos.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Centro de recurso da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira: apoio pelo fornecimento de materiais de jardinagem e plantas; ações de sensibilização. Junta de Freguesia: apoio logístico e de equipamento.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
- Recursos financeiros: recursos financeiros próprios resultantes da participação em programas de reciclagem e mediante outros apoios que se venham a obter.
- Recursos humanos: comunidade educativa.
- Recursos materiais: plantas diversas, árvores de fruto e outras árvores, materiais de jardinagem diversos, terra, perlite, argila expandida, casca de pinheiro.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- Aspeto visual aprazível e usufruto que poderá ser avaliado por inquérito;
- Número de atividades/aulas dinamizadas nos espaços intervencionados;
- Melhoria de aspetos ambientais: sombra (número de árvores), quantidade de composto produzido (número e parte de compositores usados); quantidade de lixo recolhido nos intervalos (litros)

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Insuficientes recursos financeiros

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: